Pular para o conteúdo
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #92396
    Avatar de VintVint
    Participante

      Boa Tarde pessoal!

      Sou novo aqui no fórum e gostaria, por favor, que pudessem me ajudar com algumas dúvidas.

      Já trabalho em TI a um tempo, porém lido com parte de redes, servidores (plataforma windows) e roteadores (cisco), mas estava querendo me especializar na parte de banco de dados e principalmente em Oracle.
      Como é uma área nova para mim, estou completamente perdido.
      Costumo bastante aprender sozinho, pegando livros e usando meu pc como cobaia, mas tenho lido que em BD e principalmente Oracle não e tão fácil assim estudar sozinho.
      Minhas dúvidas são as seguintes:

      1 – Como não tenho noção nenhuma de banco de dados, como poderia comecar a estudar Oracle?

      2 – Moro no Rio de Janeiro. Além da infnet (fui aconselhado a não fazer por lá por ser um curso já para pessoas com um certo conhecimento em BD), qual curso bom por aqui que vocês poderiam me aconselhar?

      3 – Futuramente, eu teria como juntar meus conhecimentos com redes e servidores mais os conhecimentos em banco de dados para trabalhar em conjunto, ou eles não tem nada haver um com o outro?

      Por enquanto, acho que são só essas as dúvidas.
      Peço desculpas pelo texto grande e agradeço pela atenção e paciência (hehe).

      #92407
      Avatar de Marcos BragaMarcos Braga
      Participante

        Olá Vint,

        Atuo como DBA Oracle há uns 5 anos e comecei com suporte, atendimento a clientes, help desk, redes, servidores linux e finalmente banco…, portanto é possível sim agregar todo conhecimento adquirido no aprendizado Oracle.

        Hoje vejo que o conhecimento que adquiri no decorrer da carreira profissional é plenamente utilizado em instalações, otimizações e definição de hardware destinado ao banco de dados e mais importante, resolução de problemas (muitas vezes não tem haver com o banco, mas sim com o ambiente); claro que a manutenção do banco é diferente (novos aprendizados), mas o conhecimento adquirido não foi em vão.

        Penso que todo conhecimento agregado (correlato a área de atuação) é válido para um melhor desenvolvimento da função proposta.

        Agora respondendo algumas perguntas:

        1. Pode começar aprendendo a instalar o banco de dados Oracle no windows, depois no linux (utilizando uma VM), depois aprender a fazer backup e recover (hiper importante)… são os primeiros passos. Parece pouco, mas cada processo envolve sua peculiaridade.
        2. Sempre tem como juntar conhecimento…, se o banco de dados é instalado em um sistema operacional, qualquer conhecimento em sistemas operacionais é válido; se o banco de dados é acessado remotamente, todo conhecimento de redes é válido. Existem problemas que nem sempre são do banco de dados e outros conhecimentos são muito importantes nesse momento.

        Creio que é isso… boa sorte e sucesso.

        []s
        Braga

        #92409
        Avatar de RodrigofsRodrigofs
        Participante

          Concordo com o Braga, falou a pura verdade.
          Abraço,
          Rodrigo Santana.

          #92435
          Avatar de VintVint
          Participante

            Braga valeu mesmo pela atenção!!! O que você falou já me ajudou e muito!!!

            Você falou em comecar a estudar a parte de instalação do banco, backup e recover. Conhece algum material bom para estudo?

            É bom primeiro eu pegar uma base para só depois fazer algum curso?

            Algum curso a recomendar?

            Mais uma vez valeu pela ajuda!!!

            #92436
            Avatar de Marcos BragaMarcos Braga
            Participante

              Olá Vint,

              A questão dos cursos são delicadas, pois pode optar por fazer um curso oficial ou não. Os cursos oficiais são bons, mas não há tempo para aprender o que é um banco de dados sem uma dedicação exclusiva (fora do horário do curso estudar tudo e um pouco mais do que foi passado em sala de aula). Os cursos não oficiais podem ensinar ou não (depende muito do curso) o que é e como fazer essas peculiaridades que cada ferramenta do oracle traz.

              Em algum momento da sua carreira profissional pensará em adquirir uma certificação (dependendo da certificação um — e creio que somente um — curso oficial é necessário). Não lembro ao certo qual, é possível descobrir na página education.oracle.com (clique em certificações).

              Outros cursos podem abranger muito mais do que os cursos oficiais por terem (geralmente) uma carga horária maior, e em muitos lugares pode-se conseguir indicações para trabalhar na área.

              Eu não conheço a região onde mora, portanto não posso dar um palpite sobre qual curso começar (digo do curso não oficial). Nos cursos oficiais pode começar com WorkShop DBA11g I e II (creio que esses dão uma direção para certificações OCA e OCP), portanto são cursos que demandam de um investimento pesado. É muito importante verificar bem antes de começar a fazer um curso e quais as vantagens do curso (bem como os custos envolvidos).

              Porém…, posso adiantar que precisará aprender (além de instalação e backup/recover) sql, pl/sql, estudar várias features que fazem parte do banco de dados… bom… são passos que se aprende com a utilização.

              Como disse, inicialmente pode iniciar aprendendo a instalar (preparando e otimizando o sistema operacional — windows ou linux), para esse primeiro procedimento pode conseguir documentação na página da oracle.com, busque por OBE (oracle by examples) ou quick guides que resumem bastante os processos de instalação. Aprenda quais sistemas operacionais são compatíveis antes de iniciar uma instalação é importante.

              Na internet, nos blogs e aqui mesmo profissionaloracle.com.br/blogs é possível encontrar essas documentações e/ou relatos de instalações bem sucedidas que auxiliarão muito nesse processo.

              Teclei muito, rssssss… Creio que é isso.

              []s
              Braga

              #92484
              Avatar de VintVint
              Participante

                Braga, muito obrigado pelas informações.

                Acredito que agora seja minha última dúvida. (acho!!! rs)

                Aonde eu consigo uma versão do Oracle para estudos?

                Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

                #92486
                Avatar de Marcos BragaMarcos Braga
                Participante

                  Olá Vint,

                  Na própria página da Oracle você encontra todos os bancos (várias versões) para download.

                  Uma dica: para aprender como criar um banco, apagar um banco, gerenciar objetos (trigger, procedures, packages, functions, tables, index) baixa o Oracle Express Edition (OracleXE). É fácil de instalar e traz quase todas as funcionalidades do banco.

                  Agora, para aprender a instalar e depois todos os procedimentos que citei acima, baixa a versão database 10 ou 11 (aconselho a 11 para quem está começando agora, mudou muita coisa desde a versão 10).

                  Utilize esse link:
                  http://www.oracle.com/technology/software/products/database/index.html

                  []s
                  Braga

                  #92516
                  Avatar de VintVint
                  Participante

                    Braga,

                    Muito obrigado pela ajuda mesmo. Valeu pela paciência e agora vou pegar as suas dicas e colocá-las em prática.

                    Um abraço.

                  Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                  plugins premium WordPress