Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 2 meses atrás por Avatar de ThiagoThiago.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108273
    Avatar de ThiagoThiago
    Participante

      Sou novo na parte de Oracle, tenho uma backup .dump e preciso importar para uma nova instalação Oracle para realizar apenas testes em algumas tabelas. Já realizei diversas formas de importação em diferentes versões do banco e todas sem sucesso. Gostaria de saber qual a versão correta do Oracle que devo instalar para para realizar a importação e qual passo a passo devo realizar ?
      Obrigado

      #108274
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Então : antes de responder só Observo que ** não é correto ** chamar um dump file de BACKUP, pois (entre outros fatores) num dump file nós só temos os dados, não tendo ABSOLUTAMENTE NENHUM dos muito importantes dados interno do sistema, metadados, arquivos auxiliares (como control files) … Por causa disso é que vc não consegue reconstruir um database após um crash/perda total só com o dump file na mão, então pra mim vc não pode chamar isso de BACKUP, não…. Só uma questão Conceitual…

        Muito bem, isso posto a sua resposta : para que vc possa extrair os dados do dump file (que é só pra isso que ele serve), é Exigido que vc já tenha o SOftware RDBMS Oracle instalado, E que com esse software vc tenha criado um BANCO DE DADOS vazio/sem dados….
        Falando de versão, esse software preferencialmente DEVERIA ser a mesma exata versão instalada no servidor que deu origem a esse dump file – uma versão abaixo disso normalmente não funciona, e uma acima disso até deve funcionar, mas pra evitar diferenças de sintaxe/recursos a RECOMENDAÇÃO é que seja a mesma exata versão/edição/”tipo” de software RDBMS que vc instale e use na máquina destino onde o dump file vai ser lido/importado : assim sendo, é um REQUISITO para vc poder fazer o import que a pessoa que gerou o dump file TE DIGA qual a versão de software que ela usou…

        Além da questão de versão de software, existem OUTROS elementos necessários que a pessoa que fez esse dump/export ** TEM ** que te dar :

        a) o SISTEMA OPERACIONAL que ela usou, e a Arquitetura/bitsize (ie, se 32 ou 64 bits)

        b) as opções que ela usou pra gerar o export/dump file, PRINCIPALMENTE se usou FULL=Y ou não, para vc saber se vc vai precisar pré-criar as tablespaces, sinônimos, database links, etc

        c) ela ** TEM ** que dizer se ela usou o utilitário de export tradicional (o export, cujo nome é exp.exe ou simplesmente exp) OU se ela usou o utilitário de exportação mais recente, o datapump (cujo nome é expdp.exe ou apenas expdp) : isso é CRÍTICO, pois dependendo do caso vc vai ter que usar ou o utilitarío de importação tradicional imp/imp.exe ou o mais recente impdp/impdp.exe

        SEM essas informações aí fica díficil, é complicado te jogarem na mão um dumpfile e mandar vc se virar… Sem as infos, em alguns casos vc pode tentar deduzir as informações faltantes lendo o arquivo de log do export (se ele te foi dado), e/ou vc pode tentar abrir o dumpfile num editor hexadecimal e procurar pelas strings de versão, mas isso é o jeito DIFÍCIL, eu friso e Repito que o certo é a pessoa que te deu o dump file também te dar essas informações MÍNIMAS que eu citei pra vc poder saber qual versão de RDBMS instalar e o que mais vc tem que criar além do database em si pra poder fazer a importação…

        []s

        Chiappa

        #108277
        Avatar de ThiagoThiago
        Participante

          Muito obrigado, isso me salvou de uma grande “bomba” que estava me dando dor de cabeça.

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress