Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 5 meses atrás por Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Participante

Boa tarde,

Tenho que efetuar impotações de vários schemas utilizando o “imp”, cada schema possui um grande volume de dados. Assim, surgiram as seguntes situações:

a) Devo importá-los ao mesmo tempo, ou seja, abrir vários terminais no Linux e executar em cada terminal o “imp” de um determinado schema?

b) Devo importar um schema de cada vez?

c) Tanto faz, importá-los ao mesmo tempo ou um de cada vez não interfere em nada.

Gostaria de uma orientação, desde já agradeço.

At.

Hitotuzi

Participante

@Hitotuzi

O que seria um grande volume de dados? Quantos GB tem o dump? Qual a janela de manutenção que você possui?

Se você possui a versão Enterprise do Oracle, utilize o parametro PARALLEL do IMPDP, desta forma, você utilizará o paralelismo.

Participante

@rman

São 3 schemas de 100 gb  e 8 schemas menores de 5 gb cada, tenho 36 horas pra realizar esta operação, minha versão é a standard, o recurso que testei e foi mais seguro foi o "imp".

Participante

@Hitotuzi

No meu ambiente realizei testes entre o IMP e o IMPDP, e o IMPDP foi 50% mais rapido que o IMP. Por que você disse o que o IMP foi o mais seguro?

Tenho um dump que 100 gb que importo com o IMPDP em 11 a 12 horas, só para você ter uma referencia.

Nunca testei fazer varias importações ao mesmo tempo, mas creio que pode haver um ganho sim, mas só testando mesmo.

Você pode tentar outra estrategia também, fazer a importação em 2 etapas utilizando o IMPDP. Primeira etapa você utiliza o parametro EXCLUDE=INDEX e na segunda etapa INCLUDE=INDEX. Como a criação de INDEX é o que mais consome tempo na importação você pode liberar o banco sem os INDEX e com banco em produção você vai criando os INDEX, mas claro, o desempennho vai ser degradado, mas isso pode ser um caminho.

Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen
            Participante

Opá…

Somente lembre-se de um detalhe: O teu servidor tem capacidade para aguentar 2 ou mais processos de import rodando em “paralelo” (tanto na leitura da origem quando na gravação do destino)???? Se o servidor não tem muitos recursos, parelelizar as operações pode ter efeito contrário do que você deseja.

340GB em 36 horas não é nada “monstruoso” de ser feito, o que talvez você precise fazer, seja uma rotina automatizada para não “perder tempo” (ex: Se algum import terminar de madrugada, já iniciar outro automaticamente, etc..)

O banco que vi a pior taxa de importação até hoje, foi um de 480GB que demorou absurdas 26 horas….¬¬

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress