Pular para o conteúdo
Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
  • Author
    Participant

Ola a todos,

Em um tuning de select coloquei o hint de parallel para melhorar a performance, porém eu não limitei o numero de CPU que ele pode usar.

Gostaria de saber o impacto na minha aplicação. Corro o risco desse select usar todo o recurso da maquina?

Pelo que eu sei mesmo limitando o numero de CPU, se esse processo for executado mais de uma vez simultaneamente ele pode usar todos os CPU.

At
      Cesar Moraes

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participant

C-S-R,

Este assunto é bem extenso, mas vou tentar resumir… segundo recomendações da Oracle, use paralelismo sem medo se a CPU da máquina estiver com até 30% de uso, acima disso deve-se tomar cuidado e avaliar muito bem o seu uso, pois se vc executar N SQLs paralelos sem restrição de CPUs, você vai sobrecarregar o servidor e isso vai gerar um efeito reverso (lentidão) para todos os SQLs e aplicações do BD.

Para mais informações sobre paralelismo, leia o artigo Paralelismo automático no Oracle Database 11G – Parte 1.

[]s

Participant

Ola Fabio,

Sempre com ótimos artigos.

O Problema foi que o cliente não queria implementar a solução sem limitar o numero de processadores.

Mas nos testes que fiz localmente, mesmo limitando para 4 processadores, quando disparei o SQL 15 vezes, usou todos os processadores do servidor;

Minha justificativa foi que mesmo limitando o numero de processadores não tem garantias que o Oracle não use todos os processadores se o SQL for disparado muitas vezes.
          Que era para implementar dessa maneira e depois limitamos os valores.

Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
        • You must be logged in to reply to this topic.
        plugins premium WordPress