Pular para o conteúdo
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    djdigao
    Participante

Bom dia!
      Sou novato com o Oracle e estou querendo fazer uma trigger que delete os dados da seguinte maneira
      Tenho uma tabela X e uma Y

———————————-
      Tabela X
      ———————————-
      ID_X
      NOME

———————————-
      Tabela Y
      ———————————-
      ID_Y
      ID_X
      Endereço

Quando eu fizer um DELETE na tabela X a trigger tem que deletar todos os códigos referentes a ele na tabela Y, é como um relacionameto de um para todos em um banco de dados ACCESS por exemplo. Espero ter explicado direitinho o que quero fazer, desde já agradeço a todos valeu 🙂

Edgar
      Participante

CREATE OR REPLACE TRIGGER TRG_DEL_TABELA_X
        BEFORE DELETE ON TABELA_X
        FOR EACH ROW
        BEGIN

DELETE 
           FROM TABELA_Y
         WHERE ID = :OLD.ID ;

END ;

😮 ld – referencia da tabela mutante, no caso a tabela_x
        before delete – antes de excluir o registro
        for each row – para cada linha executa a trigger

djdigao
        Participante

Opa Edgar blz?
          Então no caso eu teria que usar OLD.ID_X ou somente OLD.ID??
          Pois o Campo seria no caso do exemplo ID_X.

djdigao
          Participante

Deu certo funcionou belezinha, muito obrigado Edgar valeu 🙂

Participante

Olá colega, existe tb uma outra forma de se fazer isso, é alterando o on delete da chave estrangeira da tabela filho para cascade.

Para isso vc deve dropar a constraint e depois reclia-la como delete cascade.

Ex:

alter table tb_cep drop constraint R_82

alter table tb_cep add constraint R_82 foreign key (IDCIDADE, IDBAIRRO)
              references TB_BAIRRO (IDCIDADE, IDBAIRRO) on delete cascade;

djdigao
              Participante