Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Participante

Fala pessoal, blz?

No SQL Server usando o Management Studio eu costumava validar queries enviadas pelo pessoal de DEV usando o recurso PARSE que já vinha nativo na ferramenta.

Com ele eu conseguia identificar se tem comando escrito errado, tabela inexistente, esse tipo de coisa.

Existe algo parecido no Oracle pessoal?

vlw…

Avatar de Douglas Paiva de SousaDouglas Paiva de Sousa
      Participante

@msantino

Mais se está vindo de DEV para você, presumo eu que a query estar escrita sem erros é o minimo do minimo que um desenvolvedor deve fazer.

No Oracle até onde eu saiba não existe nenhuma ferramenta deste tipo, o que é semelhante mais tem outra finalidade é o EXPLAIN que serviria mais para você “tunnar” a query, ver se ela está usando os índices corretos e etc…

Att,

Participante

@DPaiva,

Acredite em mim, vindo de quem vem tem mais é que validar mesmo! rs…

O lance é que eles tem permissão FULL no banco de DEV, mas não conseguem criar objetos em PROD. Até ai td bem, padrão!

Só que é comum eles mandarem script de execução em deploys pra rodar em tabela que não existe, ou em tabela que o schema não tem permissão…
          Por isso é importante pra mim validá-la antes. Sem o parse, eu tenho que avaliar linha por linha do script.

No SQL Server eu matava isso rapidinho, mas no Oracle perco mó tempão… Se eu não validar e no momento do deploy (agendado) der falha por falta de objeto no banco, quem você acha que vão querer culpar? O Desenvolvedor ou o DBA? rs…

Participante

@msantino

O EXPLAIN PLAN pode ser utilizado, o mesmo faz analise léxica e sintática.

Avatar de Douglas Paiva de SousaDouglas Paiva de Sousa
            Participante

Opa boa noticia!! Essa eu não sabia.

Participante

Hummm maneiro então @rman!

Vou experimentar, vai ser um grande adianto! 😉

vlw ai…

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress