- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Paulo Werneck.
-
AutorPosts
-
14 de julho de 2016 às 5:47 pm #108285Oracle DeveloperParticipante
Fala pessoal, tudo bem?
Estou começando com SQL, e tenho algumas dúvidas, se puderem me ajudar. Eu tenho as tabelas abaixo (lembrando que minhas tabelas são outras, isso tudo é fictício):TABELA CLIENTE:
– COLUNA 1 (ID do clientePK)
– COLUNA 2 (nome do cliente)TABELA PRODUTO (tabela principal):
– COLUNA 1 (ID do clienteFK)
– COLUNA 2 (nome do produto)
– COLUNA 3 (ID do produtoPK)
– COLUNA 4 (nome do cliente)TABELA DESCRIÇÃO DO PRODUTO:
– COLUNA 1 (tipo do produto)
– COLUNA 2 (estado do produto)
– COLUNA 3 (ID do produtoFK)Meu JOIN seria basicamente esse:
SELECT
rc.ID_DO_CLIENTE
rc.nome_do_cliente
ri.ID_do_cliente
ri.nome_do_produto
ri.ID_do_produto
re.tipo_do_produto
re.estado_do_produto
re.id_do_produto
FROM TABELA_PRODUTO rc
INNER JOIN TABELA_PRODUTO ri
ON rc.ID_DO_CLIENTE = ri.ID_do_cliente
INNER JOIN TABELA_DESCRICAO_PRODUTO re
ON re.id_do_produto = ri.id_do_produtoMinhas dúvidas são:
1. No lugar de utilizar:
ON rc.ID_DO_CLIENTE = ri.ID_do_cliente
Eu poderia fazer:
ON rc.nome_do_cliente = ri.nome_do_cliente ?Por exemplo, se eu tenho o relacionamento entre 3 tabelas, elas precisam as 3 terem campos
em comum obrigatoriamente, correto? Se afirmativo, sempre precisa ser o ID?
Caso a resposta é que elas sempre precisam ter campos em comum, eu sempre preciso defini-los
no ‘ON’? Eu não poderia apenas colocar algo como ‘INNER JOIN….’ e mais nada?Obrigado,
14 de julho de 2016 às 10:26 pm #108286Paulo WerneckParticipanteOlá
Primeira Pergunta:
Sim, sintaticamente está correto, vc pode fazer join por colunas que não sejam o id ou a chave primariaSegunda Pergunta: