Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 5 meses atrás por Avatar de Fábio PradoFábio Prado.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Avatar de Gustavo Geovanne Duia VieiraGustavo Geovanne Duia Vieira
    Participante

Bom dia!

Fiz a exclusão de dois schemas no meu banco de dados, porém não liberou espaço no disco do servidor. Os dois schemas somados totalizam 14GB, fiz a exclusão através do comando DROP usando o TOAD 8.6.

Também já verifiquei o RECYCLEBIN, fazendo a limpeza do diretório porém mesmo assim o espaço no meu disco continua como se os dois schemas continuassem no meu banco de dados.

Alguém ai já viu um problema parecido?

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
      Participante

gustvogdv,

Isso não é problema. Vc apagou um usuário e seus objetos, mas o datafile não sofre redimensionamento automático para diminuir e liberar o espaço destes objetos.

Sugiro que vc estude antes o que são tablespaces e sua relação com os datafiles (no blog do Eduardo Legatti que tbém é articulista do GPO vc encontrará bons artigos sobre tablespaces), depois descubra se o seu usuário usava um tablespace só dele, se sim, vc conseguirá fazer um resize executando o script abaixo (conectado com usuário c/ privs. de DBA) que eu utilizo normalmente para redimensionar o(s) datafile(s) do tablespace desejado. Se o tablespace era compartilhado com outros usuários, provavelmente vc não conseguirá reduzir muito o tamanho do(s) datafile(s). O porquê envolve muitos conceitos, que não dá para eu explicar aqui agora…

set serveroutput on
        declare
        v_txtCmd VARCHAR2(4000);
        BEGIN
        dbms_output.enable(null);

FOR CUR IN (SELECT FILE_NAME,
        ceil( (nvl(hwm,1)t.block_size)/1024/1024 ) smallest,
        ceil( blocks
        t.block_size/1024/1024) currsize,
        ceil( blockst.block_size/1024/1024) –
        ceil( (nvl(hwm,1)
        t.block_size)/1024/1024 ) savings
        FROM DBA_DATA_FILES A
        INNER JOIN DBA_TABLESPACES T
        on T.TABLESPACE_NAME = a.TABLESPACE_NAME
        left join ( select file_id,
        max(block_id+blocks-1) hwm
        from dba_extents
        group by file_id ) b
        ON A.FILE_ID = B.FILE_ID
        WHERE a.TABLESPACE_NAME=’&TABLESPACE_NAME’
        )

LOOP
        if cur.savings > 0 then
        v_txtCmd:=”;

select      'alter database datafile '''|| cur.file_name||''' resize ' || cur.smallest || 'm'
              INTO        v_txtCmd
              from        dual;

execute immediate v_txtCmd;
              DBMS_OUTPUT.PUT_LINE(V_TXTCMD);
          ELSE
              DBMS_OUTPUT.PUT_LINE('Não há espaço para reduzir o datafile ' || cur.file_name || ' acima de HWM');
          end if;  

END LOOP;
        END;

[]s

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress