- Este tópico contém 10 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por
rman.
-
AutorPosts
-
19 de janeiro de 2012 às 9:41 pm #102542
msantino
ParticipanteFala pessoal, blz?
To criando esse tópico mais pra ter uma noção do que é feito pelo mercado a fora…
Pela documentação da Oracle, apostilas, livros, etc, o padrão de diretórios costuma ser sempre dentro de /u01, /u02, /u03…
Eu particularmente acho isso muito desorganizado, porque já vi muito /u01 com binários, dados e backup, tudo dentro dele. Aí quando falta espaço, você tem dados em /u01, /u02, e por aí vai… fica uma coisa meio zoneada!Aqui na empresa adotamos um padrão de:
/oracle -> instalação e binários
/oradata -> datafiles
/orabkp -> backups
Acho essa estrutura muito boa, porqu mesmo precisando de mais espaço, seja colocando mais HDs ou novo mapeamento/storage, mantém tudo dentro de um único lugar.Como vocês costumam fazer? Algo muito fora desse padrão?
vlw galera…
19 de janeiro de 2012 às 10:22 pm #102543rman
Participante@msantino
O bom é seguir o padrão OFA. Mas infelizmente aqui temos 8 Oracle instalados em 8 máquinas, não segue o padrão OFA, mas tenta seguir um padrão daqui, mas mesmo assim nem todos estão no mesmo padrão 😯
Como você solucionou o problema de adicionar mais espaço e manter tudo dentro da mesma partição ?
Aqui vai criando o /oradata1, /oradata2, /oradata3 e assim vai… é assim que você faz ?
A padronização da hierarquia de diretórios é extremamente importante para o backup do RMAN.
19 de janeiro de 2012 às 10:30 pm #102544msantino
ParticipanteFala @rman,
Então, aqui até então foi criado /oradata1, /oradata2, /oradata3, etc…
Pelo menos assim da pra ver de cara aonde tem dados, aonde tem backup e aonde tem binários. Pra mim é muito melhor que /u01, /u02, /u03…Eu acho ótima essa estruura. Só tenho dúvidas de como a galera costuma usar.
É claro que no dia-a-dia acaba saindo um pouco do padrão. Como aqui somos suporte 3 nível, temos muitos clientes com ambiente diferente. Tem cliente por exemplo que foi mal plenejada a instalação e foi dado mais espaço pra backup do que pra dados. Então chega a ter:
/oradata
/orabkp/oradataRidículo, né? Mas na emergência tem que partir pra onde dá! rs…
Abração…
19 de janeiro de 2012 às 11:23 pm #102548Emersonmartins
Participante@rman @msantino
Isso é um gargalo encontrado por DBAs que atendem diversos clientes, que nem sempre iremos encontrar instalações que sigam o padrão OFA.
No nosso caso aqui é semelhante porém cada partição foi bem elaborada através de um projeto./oracle – binarios
/oradata – datafiles
/backup – backups rman e dumps – porém nesse caso é enviado para fita – Data Protector, então aqui não é problema.Emerson
DBA Jr
emersonmartinsdba.blogspot.com19 de janeiro de 2012 às 11:29 pm #102549rman
Participante@msantino
Então mas creio que no padrão OFA, dentro do /u01 tem toda a divisão de datafile, archivelog, controlfile…
Uma coisa ruim, é que sei la, o padrão foi feito anos atrás, nunca achei um material oficial, ou era oficial e eu não sabia… 😯
19 de janeiro de 2012 às 11:37 pm #102552Emersonmartins
Participante@rman tem sim.
A Oracle recomenda que todos os pontos de montagem sejam nomeados de acordo com a convenção “/pm”, onde “p” é um string constante que a diferencia dos outros pontos, e “m” um valor variável.
Isso significa que podemos nomear nossos pontos de montagem como: /u01, /u02, /u03 ou /ora01, /ora02, /ora03 e assim por diante.
Dentro dos pontos de montagem, nomeie os diretórios onde o software Oracle está instalado usando a forma /pm/h/u/product/v ,
onde /pm é o ponto de montagem,
“/h” é o nome do diretório padrão indicando o seu propósito, como, por exemplo “app” ou “db” ou “home”, “u” é o nome de diretório do dono do diretório, como por exemplo “oracle”, e “v” especifica a versão do produto instalada, por exemplo para a localização da nossa instalação do Oracle 10g de propriedade do usuário “oracle” poderia ser “/u01/db/oracle/product/10.2.0”.De acordo com a documentação o nome /u01,/u02 não importa …isso é questao de organização, desde que obedeça o template..
Emerson Martins
DBA Jr
http://emersonmartinsdba.blogspot.com/19 de janeiro de 2012 às 11:40 pm #102553msantino
ParticipanteTo ligado, mas eu acho muito ruim. Por exemplo:
Digamos que você tem a seguinte divisão:
/u01/oradata/SID
/u01/app/…
/u01/archive
/u01/backup
/u01/etc…Se você precisar anexar mais unidades, você vai acabar tendo subpastas de backup e de datafiles dentro do /u01, do /u01 e por aí vai…
Eu já vi servidor com até o /u05 e cara, era uma droga dar manutenção nisso. Porque foi expandindo pasta de backups e de dados neles. Então tinha que adivinhar qual /uXX tem backup e qual não tem (porque eram tamanhos diferentes, lógico).Se você parte pra uma estrutura mais simples (/oradata, /oracle, /orabkp), por mais que você precise criar novas instâncias delas (/oradata2, /orabkp2, etc) você já sabe de cara o que existe dentro de cada uma delas.
Sei lá, na minha cabeça é mais prático, é mais lógico e simples de manter assim.
Eu sei que é um padrão muito antigo e isso, considerando que não é oficial (também não sei se é) mas assim como algumas coisas da Oracle, o padrão é muito complicado! rs…
19 de janeiro de 2012 às 11:43 pm #102554msantino
Participante@Emersonmartins,
Então é oficial essa estrutura e não apenas uma convenção?
19 de janeiro de 2012 às 11:44 pm #102555Emersonmartins
Participante@msantino
Realmente concordo com vc, no começo isso complicava muito minha cabeça.Rsss
Segue mais informações em :http://docs.oracle.com/html/B10130_02/ofa.htm
Emerson Martins
DBA Jr
emersonmartinsdba.blogspot.com19 de janeiro de 2012 às 11:47 pm #102556Emersonmartins
Participante@msantino
Enviei uma mensagem confidencial para vc.
20 de janeiro de 2012 às 2:33 pm #102557rman
Participante@msantino
Não precisa criar varios /u01, /u02 e /u03.
Aqui se usa apenas um ponto de montagem, e dentro dele q vem as expanções:
/u01/backup1
/u01/backup2
/u01/data1
/u01/data2
/u01/index1
/u01/index2 -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.