Pular para o conteúdo
Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    msantino
    Participante

Fala pessoal, blz?

To criando esse tópico mais pra ter uma noção do que é feito pelo mercado a fora…

Pela documentação da Oracle, apostilas, livros, etc, o padrão de diretórios costuma ser sempre dentro de /u01, /u02, /u03…
      Eu particularmente acho isso muito desorganizado, porque já vi muito /u01 com binários, dados e backup, tudo dentro dele. Aí quando falta espaço, você tem dados em /u01, /u02, e por aí vai… fica uma coisa meio zoneada!

Aqui na empresa adotamos um padrão de:
      /oracle -> instalação e binários
      /oradata -> datafiles
      /orabkp -> backups
      Acho essa estrutura muito boa, porqu mesmo precisando de mais espaço, seja colocando mais HDs ou novo mapeamento/storage, mantém tudo dentro de um único lugar.

Como vocês costumam fazer? Algo muito fora desse padrão?

vlw galera…

rman
      Participante

@msantino

O bom é seguir o padrão OFA. Mas infelizmente aqui temos 8 Oracle instalados em 8 máquinas, não segue o padrão OFA, mas tenta seguir um padrão daqui, mas mesmo assim nem todos estão no mesmo padrão 😯

Como você solucionou o problema de adicionar mais espaço e manter tudo dentro da mesma partição ?

Aqui vai criando o /oradata1, /oradata2, /oradata3 e assim vai… é assim que você faz ?

A padronização da hierarquia de diretórios é extremamente importante para o backup do RMAN.

msantino
        Participante

Fala @rman,

Então, aqui até então foi criado /oradata1, /oradata2, /oradata3, etc…
          Pelo menos assim da pra ver de cara aonde tem dados, aonde tem backup e aonde tem binários. Pra mim é muito melhor que /u01, /u02, /u03…

Eu acho ótima essa estruura. Só tenho dúvidas de como a galera costuma usar.

É claro que no dia-a-dia acaba saindo um pouco do padrão. Como aqui somos suporte 3 nível, temos muitos clientes com ambiente diferente. Tem cliente por exemplo que foi mal plenejada a instalação e foi dado mais espaço pra backup do que pra dados. Então chega a ter:
          /oradata
          /orabkp/oradata

Ridículo, né? Mas na emergência tem que partir pra onde dá! rs…

Abração…

Emersonmartins
          Participante

@rman @msantino

Isso é um gargalo encontrado por DBAs que atendem diversos clientes, que nem sempre iremos encontrar instalações que sigam o padrão OFA.
            No nosso caso aqui é semelhante porém cada partição foi bem elaborada através de um projeto.

/oracle – binarios
            /oradata – datafiles
            /backup – backups rman e dumps – porém nesse caso é enviado para fita – Data Protector, então aqui não é problema.

Emerson
            DBA Jr
            emersonmartinsdba.blogspot.com

rman
            Participante

@msantino

Então mas creio que no padrão OFA, dentro do /u01 tem toda a divisão de datafile, archivelog, controlfile…

Uma coisa ruim, é que sei la, o padrão foi feito anos atrás, nunca achei um material oficial, ou era oficial e eu não sabia… 😯

Emersonmartins
              Participante

@rman tem sim.

A Oracle recomenda que todos os pontos de montagem sejam nomeados de acordo com a convenção “/pm”, onde “p” é um string constante que a diferencia dos outros pontos, e “m” um valor variável.

Isso significa que podemos nomear nossos pontos de montagem como: /u01, /u02, /u03 ou /ora01, /ora02, /ora03 e assim por diante.

Dentro dos pontos de montagem, nomeie os diretórios onde o software Oracle está instalado usando a forma /pm/h/u/product/v ,

onde /pm é o ponto de montagem,
                “/h” é o nome do diretório padrão indicando o seu propósito, como, por exemplo “app” ou “db” ou “home”, “u” é o nome de diretório do dono do diretório, como por exemplo “oracle”, e “v” especifica a versão do produto instalada, por exemplo para a localização da nossa instalação do Oracle 10g de propriedade do usuário “oracle” poderia ser “/u01/db/oracle/product/10.2.0”.

De acordo com a documentação o nome /u01,/u02 não importa …isso é questao de organização, desde que obedeça o template..

Emerson Martins
                DBA Jr
                http://emersonmartinsdba.blogspot.com/

msantino
                Participante

To ligado, mas eu acho muito ruim. Por exemplo:

Digamos que você tem a seguinte divisão:
                  /u01/oradata/SID
                  /u01/app/…
                  /u01/archive
                  /u01/backup
                  /u01/etc…

Se você precisar anexar mais unidades, você vai acabar tendo subpastas de backup e de datafiles dentro do /u01, do /u01 e por aí vai…
                  Eu já vi servidor com até o /u05 e cara, era uma droga dar manutenção nisso. Porque foi expandindo pasta de backups e de dados neles. Então tinha que adivinhar qual /uXX tem backup e qual não tem (porque eram tamanhos diferentes, lógico).

Se você parte pra uma estrutura mais simples (/oradata, /oracle, /orabkp), por mais que você precise criar novas instâncias delas (/oradata2, /orabkp2, etc) você já sabe de cara o que existe dentro de cada uma delas.

Sei lá, na minha cabeça é mais prático, é mais lógico e simples de manter assim.

Eu sei que é um padrão muito antigo e isso, considerando que não é oficial (também não sei se é) mas assim como algumas coisas da Oracle, o padrão é muito complicado! rs…

msantino
                  Participante

@Emersonmartins,

Então é oficial essa estrutura e não apenas uma convenção?

Emersonmartins
                    Participante

@msantino

Realmente concordo com vc, no começo isso complicava muito minha cabeça.Rsss
                      Segue mais informações em :

http://docs.oracle.com/html/B10130_02/ofa.htm

Emerson Martins
                      DBA Jr
                      emersonmartinsdba.blogspot.com

Emersonmartins
                      Participante

@msantino

Enviei uma mensagem confidencial para vc.

rman
                        Participante

@msantino

Não precisa criar varios /u01, /u02 e /u03.

Aqui se usa apenas um ponto de montagem, e dentro dele q vem as expanções:

/u01/backup1
                          /u01/backup2
                          /u01/data1
                          /u01/data2
                          /u01/index1
                          /u01/index2

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
                        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                        plugins premium WordPress