Marcado: CLOB. PL/SQL
- Este tópico contém 32 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 1 mês, 1 semana atrás por lucianalopes.
-
AutorPosts
-
2 de outubro de 2024 às 10:20 am #177790lucianalopesParticipante
Boa tarde galera,
Estou tentando inserir um arquivo XML maior que 32 KB na minha base de dados. O campo e CLOB.
Está dando esse erro:
PLS-00215: As restrições de tamanho de string devem estar na faixa (1 .. 32767).Mas nao estou sabendo como dividir o clob?
Atenciosamente,
Luciana
2 de outubro de 2024 às 1:27 pm #177791Sergio WilliansMestreOi Luciana, tudo bem ?
De uma olhada nesse artigo do mestre @jlchiappa.
Tenho certeza de que a ajudará.
Se puder, envie um exemplo do seu código para avaliarmos.
2 de outubro de 2024 às 4:35 pm #177792José Laurindo ChiappaModeradorAdicionalmente, Luciana : como vc diz “inserir um arquivo XML maior que 32 kb….”, eu ENTENDO que vc tem um Arquivo-texto, físico, com os dados E precisar ler esse arquivo na íntegra e o inserir numa coluna (CLOB, BLOB ou XML) de uma tabela, certo ?
Sendo isso mesmo, SE vc tiver como mover esse arquivo para um sub-diretório do servidor Oracle, sub-diretório esse ACESSÍVEL ao usuário Oracle, vc poderia fazer a operação TODINHA numa pancada só, via DBMS_LOB.LoadClobFromFile (se a coluna for CLOB) ou DBMS_LOB.LoadBlobFromFile (se a coluna for BLOB)….
2 de outubro de 2024 às 4:44 pm #177793José Laurindo ChiappaModeradorClaro, a limitação da linguagem PL/SQL é que ela só roda dentro do servidor Oracle, então (em princípio, ignorando extensões tipo APEX) só pode acessar arquivos e recursos NO SERVIDOR ORACLE – assim, se por qquer motivo esse arquivo .XML com os dados a carregar Não Puder ser movido (via ftp, ssh, o que for) OU diretamente para um sub-diretório local do servidor Oracle OU para uma área remota acessível pelo servidor Oracle (via NFS, share de rede, o que for) aí sim, a sua app vai ter que ler o arquivo aos pedaços (sendo que nenhum pedaço tenha mais de 32767 bytes) e aí gravar o dado no banco Oracle, certamente chamando uma PROCEDURE de banco que aceita um argumento de string a gravar e de identificador do registro aonde apendar os dados recebidos…
SE FOR ESSA a sua necessidade, plz nos diga e a gente pode tentar criar uma procedure-exemplo para vc…
2 de outubro de 2024 às 5:00 pm #177794lucianalopesParticipanteBoa tarde galera,
O meu código está em casa, vou por ele aqui, assim que chegar lá.
Obrigada
2 de outubro de 2024 às 8:54 pm #177813lucianalopesParticipanteBoa noite,
Sergio vi o post que voce me mandou, mas sao tres funcoes nao tive tempo de testa-las.
Queria saber se tem um jeito de fazer, usando bloco anonimo.
Me desculpe pelos nomes que pus, nao sao adequados, mas e que estou meio sem tempo.
Vou postar aqui, so o arquivo xml nao vou postar por ser sigiloso.
Ja da erro na linha sete.
reate directory testetd as ‘C:\IMAGENS’;
grant read, write on directory testetd to hr;drop directory testetd;
create table testeclobxml(id number not null, nome varchar(300), arquivo clob)
insert into testeclobxml(ID, NOME, ARQUIVO) VALUES(2,’teste’,EMPTY_CLOB());commit;
declare
l_clob clob;
tt clob;
v_src_offset number:=1;
v_dest_offset number:=1;
arquivo1 varchar2:=’testett.xml’;
diretorio varchar2:=’testetd’;
l_lang_context number := dbms_lob.default_lang_ctx;
v_inicio number:=1;
l_warning number;
vTamanho_Texto number;
V_BUFFER_SIZE BINARY_INTEGER := 32000;
pasta bfile;
begin
vTamanho_Texto := LENGTH(arquivo1);
select arquivo into l_clob from testeclobxml for update;
pasta:=bfilename(diretorio,arquivo1);
dbms_lob.open(pasta,dbms_lob.lob_readonly);
dbms_lob.createtemporary(l_clob,false);
dbms_lob.loadclobfromfile(l_clob, pasta,DBMS_LOB.LOBMAXSIZE,v_dest_offset,v_dest_offset,bfile_csid => dbms_lob.default_csid,
lang_context => l_lang_context,
warning => l_warning);
FOR I IN 1 .. CEIL(DBMS_LOB.GETLENGTH(l_clob) / V_BUFFER_SIZE) LOOP
–utl_http.read_text(resp, arquivo1, 32766);
dbms_lob.read(l_clob, vTamanho_Texto,v_inicio,arquivo1);
dbms_lob.writeappend (l_clob, vTamanho_Texto, arquivo1);
dbms_output.put_line(arquivo1);
v_inicio:=v_inicio+V_BUFFER_SIZE;
end loop;
dbms_lob.freetemporary(arquivo1);
dbms_lob.close(pasta);
end;Com o arquivo JSON maior ainda que 4KB, consegui usando o bulk collect e o forall, mas esse tentei e nao consegui.
Atenciosamente,
Luciana Maria Lopes
3 de outubro de 2024 às 9:18 am #177823José Laurindo ChiappaModeradorTudo bom, Luciana ? Então, PRIMEIRA COISA, tal como eu disse, o PL/SQL só funciona DENTRO DO SERVIDOR ORACLE, então se vc está criando um objeto do tipo DIRECTORY apontando para C:\IMAGENS , eu ** SUPONHO ** que o seu database Oracle está instalado NESSA MESMA MÁQUINA WINDOWS onde tem essa pasta C:\IMAGENS…. Para deixar Muito Claro : se na verdade teu database Oracle estiver instalado em Outra Máquina e essa máquina WIndows onde tem essa pasta C:\IMAGENS for só a sua máquina-cliente, onde vc tem as tools clientes que vc usa para acessar via rede o banco, SIMPLESMENTE NÃO VAI FUNCIONAR…
Isso claro, Segundo ponto : vc disse que estava “tentando inserir um arquivo XML maior que 32 KB na minha base de dados” : ora, isso ao que entendo significa ler o arquivo E gravar o conteúdo dele numa coluna LOB e morreu : isso quem faz é uma simples chamada ao DBMS_LOB.LOADxxxFROMFILE , onde XXX pode ser CLOB ou BLOB – porém, no seu código, DEPOIS de ter carregado os dados TODOS do arquivo para a coluna CLOB via LOADCLOBFROMFILE, vc Abre o CLOB, cria um LOOP para varrer ele inteirinho… ABSOLUTAMENTE NÃO ENTENDI!!!!
Se vc quer só ler o conteúdo de um arquivo para uma coluna CLOB, o código seria (supondo que COLUNA_CLOB é a tua coluna clob) simplesmente algo do tipo :declare
v_lob clob;
l_bfile bfile;
v_qtd_bytes number;
begin
l_bfile := bfilename( ‘MEUDIRETORIO’, ‘nomedoarquivo.txt’ );— crio uma linha na tabela com CLOB vazio, E guardo o ponteiro para esse CLOB…
insert into lob_tab (coluna_clob) values ( empty_clob() ) returning coluna_clob into v_lob;v_qtd_bytes := dbms_lob.getlength( l_bfile );
dbms_lob.fileopen( l_bfile ,dbms_lob.file_readonly);
dbms_lob.loadfromfile( v_lob, l_bfile ,v_qtd_bytes);dbms_output.put_line(‘Tamanho do arquivo é:’||dbms_lob.getlength( l_bfile ));
dbms_output.put_line(‘Bytes lidos e gravados=’||dbms_lob.getlength(v_lob));
dbms_lob.fileclose( l_bfile );
end;Peguei o exemplo acima de um código antigo meu, que ainda usa o procedimento antigo/depreciado LOADFROMFILE, ao invés do mais moderno e recomendado LOADxxxFROMFILE, mas a lógica é a mesma… Plz nos EXPLIQUE todo esse código depois do LOAD que vc mostrou, e (mais importante) nos diga Exatamente o que vc quer : se for só e apenas carregar os dados do arquivo em uma coluna de uma tabela, TUDO que vc escreveu a mais Não Faz Sentido….
Abraços,
José Laurindo Chiappa
3 de outubro de 2024 às 9:41 am #177824lucianalopesParticipanteBom dia Jose Laurindo,
O que eu quero e exatamente isso, pegar um arquivo xml e gravar nas colunas do BD.
Esse codigo foi aonde criei o diretorio e gravei o arquivo xml nele(que quero gravar no bd)
E meu cliente e servidor esta na mesma maquina, windows 11
entao tentei carregar o arquivo com o loadclobfromfile e pedir para ler usando o read e usar o writeappend para dividir o arquivo em parte e gravar dentro do bd.
Mas assim que gero um arquivo para guardar o arquivo ele da erro falando que nao suporta mais de 32kb.
E o diretorio e criado corretamente
3 de outubro de 2024 às 10:15 am #177825lucianalopesParticipanteE o mais engracado que com o arquivo JSON eu consegui, usando o forall e bulk collect, adaptando esse codigo no meu.
Agora com xml nao consigo
3 de outubro de 2024 às 2:06 pm #177826lucianalopesParticipanteBoa tarde Jose Laurindo,
Na verdade o read eu ia tirar, mas deu erro nessa linha arquivo1 varchar2:=’testett.xml’;
Ai nem teve como seguir em frente, queria uma luz referente a isso
3 de outubro de 2024 às 5:22 pm #177827José Laurindo ChiappaModerador“entao tentei carregar o arquivo com o loadclobfromfile e pedir para ler usando o read e usar o writeappend para dividir o arquivo em parte e gravar dentro do bd.”
REPITO, pela 3ª vez, que É a da sorte : vc ABSOLUTAMENTE NÂO PRECISA DIVIDIR um arquivo para que tenha TODOS OS DADOS DELE carregados para dentro de uma coluna LOB – o LOB permite SIM que vc grave (numa só coluna de uma só linha!!) até 4 GB de dados – vc só precisaria Dividir o XML em múltiplos pedaços SE não fosse isso, tipo : sua app tem, em memória, um XML grande, que não está em arquivo, aí TANTO na linguagem SQL quanto na linguagem PL/SQL existem LIMITES para tamanho de strings que vc pode colocar num INSERT, cfrme o meu artigo mostra – NÃO FAZ SENTIDO vc queuer dividir o LOB se os dados Já Estão num arquivo. o LOADFROMFILE CONSEGUE LER TUDO NUMA PANCADA Só…
No frigir dos ovos : SE os dados estão num arquivo-texto Acessível ao database OK, usa o LOADFROMFILE e com isso vc BYPASSOU os limites do comando INSERT que meu artigo mostra, falows ?Vamos a um exemplo – o usuário SCOTT já recebeu GRANTs de READ e de WRITE no directory DATA_PUMP_DIR, que aponta para C:\app\oracle\product\21c\admin\XE\dpdump\32E2E310D29D4EC99CB01153313047B4 , e lá eu TENHO um arquivo de texto, com MAIS de 32 KB, que chamei de texto_longo.txt :
C:\app\oracle\product\21c\admin\XE\dpdump\32E2E310D29D4EC99CB01153313047B4>dir text*.txt
O volume na unidade C é Acer
O Número de Série do Volume é 2C56-9CDD
Pasta de C:\app\oracle\product\21c\admin\XE\dpdump\32E2E310D29D4EC99CB01153313047B4
03/10/2024 16:39 34.220 texto_longo.txt
1 arquivo(s) 34.220 bytes
0 pasta(s) 12.750.139.392 bytes disponíveis
C:\app\oracle\product\21c\admin\XE\dpdump\32E2E310D29D4EC99CB01153313047B4>
==> quero carregar o conteúdo desse arquivo NA ÍNTEGRA, para uma coluna CLOB : para poder rodar o teste, crio uma tabela com coluna CLOB :
SCOTT@XEPDB1::CONT=XEPDB1> create table TB_TESTE_CLOB(c1 number, c2 clob);
trigger disparada
Tabela criada.
=> e insiro uma LINHA na tabela, vai ser na coluna CLOB ** dessa linha ** que quero carregar o conteúdo INTEIRO do arquivo-texto :
==> pronto, tenho uma massa de dados, agora é só executar o bloco PL/SQL que te passei, só ALTERANDO os nomes, óbvio.. Adicionalmente, meu banco de testes é um XE 21c, então COMO EU TINHA DITO ANTES, em versões mais recentes a ORACLE RECOMENDA usar o LOADxxxFROMFILE, onde xxx é o tipo de LOB…
Eis o exemplo :SCOTT@XEPDB1::CONT=XEPDB1> DECLARE
2 v_lob clob;
3 l_bfile bfile;
4 v_qtd_bytes number;
5 --
6 l_dest_offset integer := 1;
7 l_src_offset integer := 1;
8 l_bfile_csid number := 0;
9 l_lang_context integer := 0;
10 l_warning integer := 0;
11 BEGIN
12 l_bfile := bfilename( 'DATA_PUMP_DIR', 'texto_longo.txt');
13 v_qtd_bytes := dbms_lob.getlength( l_bfile );
14 dbms_lob.fileopen( l_bfile ,dbms_lob.file_readonly);
15 -- crio uma linha na tabela com CLOB vazio, E guardo o ponteiro para esse CLOB, usarei no LOAD …
16 insert into TB_TESTE_CLOB (C1, C2) values (1, empty_clob() ) returning C2 into v_lob;
17
18 dbms_lob.loadclobfromfile (
19 dest_lob => v_lob,
20 src_bfile => l_bfile,
21 amount => v_qtd_bytes,
22 dest_offset => l_dest_offset,
23 src_offset => l_src_offset,
24 bfile_csid => l_bfile_csid ,
25 lang_context => l_lang_context,
26 warning => l_warning
27 );
28 --
29 dbms_output.put_line('Tamanho do arquivo é:'||dbms_lob.getlength( l_bfile ));
30 dbms_output.put_line('Bytes lidos e gravados=' ||dbms_lob.getlength(v_lob));
31 dbms_lob.fileclose( l_bfile );
32 commit;
33 END;
34 /
Tamanho do arquivo é:34220
Bytes lidos e gravados=34218Procedimento PL/SQL concluído com sucesso.
=> para COMPROVAR que os dados do arquivo INTEIRO ** FORAM LIDOS E CARREGADOS ** (absolutamente SEM PRECISAR dessa lógica de ‘separação’ !!!), vou configurar o sqlplus para exibir os dados Todos :
SCOTT@XEPDB1::CONT=XEPDB1> set LONG 500000
=> claro, para não ocupar espaço aqui no Fórum, vou CORTAR a string, mas acredite, exibiu os dados do arquivo INTEIRINHO :
SCOTT@XEPDB1::CONT=XEPDB1> select * from TB_TESTE_CLOB;C1 C2
———- ——————————————————————————–
1 Texto com MAIS de 32767 caracteres por¿com MENOS de 4 GB, terminado com ! : Lore
m ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit
…. blablabla, montes de dados cortados…. Phasellus
gravida semper nisi. Nullam vel sem. Pellentesque libero tortor, tincidunt et,
tincidunt eget, semper nec, quam.!SCOTT@XEPDB1::CONT=XEPDB1>
CERTINHO ????
3 de outubro de 2024 às 8:08 pm #177835lucianalopesParticipanteBoa noite Jose,
Agora entendi, o loadfromclobefile faz a mesma função do read. Vou usar o seu exemplo e posto aqui o resultado
3 de outubro de 2024 às 9:29 pm #177842lucianalopesParticipanteBoa noite jose,
Fiz o codigo conforme falou, vou posta-lo aqui, mas fala arquivo inexistente, sendo que ele esta criado no mesmo lugar.
Consegui criar um arquivo json no mesmo diretorio e salva normal
a criacao do diretorio
create directory testetd as ‘C:\IMAGENS’;
grant read, write on directory testetd to hr;criacao da tabela
create table testeclobxml1(id number not null, nome varchar(300), arquivo clob, primary key(id))
o codigo:
declare
l_clob clob;
v_src_offset number:=1;
v_dest_offset number:=1;
l_lang_context number := dbms_lob.default_lang_ctx;
v_inicio number:=1;
l_warning number;
vTamanho_Texto number;
pasta bfile;
begin
pasta:=bfilename(‘testetd’,’teste.xml’);
dbms_lob.fileopen(pasta,dbms_lob.lob_readonly);
vTamanho_Texto:=dbms_lob.getlength(pasta);
insert into testeclobxml1(ID, NOME, ARQUIVO) VALUES(2,’teste’,EMPTY_CLOB()) returning arquivo into l_clob;commit;
dbms_lob.loadclobfromfile(l_clob, pasta,DBMS_LOB.LOBMAXSIZE,v_dest_offset,v_dest_offset,bfile_csid => dbms_lob.default_csid,
lang_context => l_lang_context,
warning => l_warning);dbms_output.put_line(‘Tamanho do arquivo é:’||dbms_lob.getlength( pasta ));
dbms_output.put_line(‘Bytes lidos e gravados=’ ||dbms_lob.getlength(l_clob));
dbms_lob.filecloseclose(pasta);end;
da a mensagem: elatório de erros –
ORA-22285: diretório ou arquivo inexistente para operação FILEOPEN
ORA-06512: em “SYS.DBMS_LOB”, line 822
ORA-06512: em line 12
22285. 00000 – “non-existent directory or file for %s operation”
*Cause: Attempted to access a directory that does not exist, or attempted
to access a file in a directory that does not exist.
*Action: Ensure that a system object corresponding to the specified
directory exists in the database dictionary, or
make sure the name is correct.Se passar seu email passo o arquivo xml que estou tentando usar.
Tentei por na pasta que voce citou acima dentro do app do 21 xe, mas deu o mesmo erro.
Uso sql developer e oracle 21.0
Obrigado,
Luciana Maria Lopes
o codigo que fiz, de acordo com o seu:
3 de outubro de 2024 às 9:30 pm #177843lucianalopesParticipanteOutra coisa o hr esta com todas as permissoes necessarias,
4 de outubro de 2024 às 9:30 am #177845lucianalopesParticipanteJose bom dia,
Analisando o meu codigo com o seu percebi uma diferenca que no meu nao tem
13 v_qtd_bytes := dbms_lob.getlength( l_bfile );
14 dbms_lob.fileopen( l_bfile ,dbms_lob.file_readonly);
Sera que isso influenciou, para dar aquele tipo de erro?
Atenciosamente,
Luciana Maria Lopes
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.