- This topic has 6 replies, 2 voices, and was last updated 7 years, 4 months ago by José Laurindo Chiappa.
-
AuthorPosts
-
20 de junho de 2017 at 5:08 pm #108790Claudio ReisParticipant
E ae galera,
Estou tentando instalar o banco de dados Oracle 12C release 2 no windows 10
E quando faz a verificação de pré instalação ele da o seguinte erro:“Variável de ambiente: “PATH” – Este teste verifica se o tamanho da variável de ambiente “PATH” não excede o tamanho recomendado. Detalhes:
–
PRVF-3919 : Falha ao recuperar o valor da variável de ambiente “PATH” – Causa: Não foi possível determinar o valor da variável de ambiente. – Ação: Verifique a equivalência do usuário e se o usuário tem privilégios administrativos no nó.”A minha variável path esta da seguinte maneira:
C:Program Files (x86)Javajre1.8.0_131bin;C:Program Files (x86)Javajre1.8.0_131;C:ProgramDataOracleJavajavapath;%SystemRoot%system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%System32Wbem;%SYSTEMROOT%System32WindowsPowerShellv1.0;
Alguem pode me ajudar ? pois ja tentei de tudo e não resolve
20 de junho de 2017 at 7:58 pm #108791José Laurindo ChiappaModeratorBem, eu não usei ainda Windows 10 mas há poucos dias fiz várias instalações do 12cR2 em outros Windows recentes (como Windows 8.1 no meu notebook e Windows Server 2012) sem problema algum, então a primeira Coisa que eu penso é que vc Não Está seguindo o procedimento correto, ie : estar logado no Windows como um usuário Administrador Local (preferencialmente **** não pode ser usuário de rede **** mesmo que seja Admin de rede, é usuário LOCAL da máquina E que seja Administrador LOCAL!!) e rodar o SETUP.EXE não clicando diretamente no arquivo mas sim clicando com o botão direito e usando a opção Run As Administrator (ou Executar como Administrador, se for Windows em Português)…. Vc ** FEZ ISSO ** ?????
Se vc seguiu o procedimento indicado e ainda assim deu erro, a próxima coisa é os pré-requisitos para se instalar o Oracle 12cR2 : cfrme tá registrado lá no site de download, é *** EXIGIDO *** Windows de 64 bits, esse teu Windows 10 é 64 bits ???? Outra coisa, o manual de Instalação especifica bem diretamente que é necessário uma Edition não-totalmente-básica do Windows, ie, tem que ser Windows 10 x64 Pro ou Enterprise Edition ou Education – se for Windows 10 Home Edition é quase CERTO que Não Rola, okdoc ???? Outro pré-requisito que o manual indica é que é necessário PELO MENOS 2 GB de RAM, resolução de no mínimo 1024 x 768 , 2 GB de área temporária em disco E swap de (no mínimo) mesmo tamanho que a RAM…. Tá tudo isso certinho nessa máquina ???
E um ponto adicional : o instalador do Oracle *** VAI SIM *** criar um Serviço no Windows, vai criar entradas no REGISTRY do Windows…. Tenha 100% de certeza que vc não tem nenhuma ** POLICY ** de rede , antivírus ou firewall que esteja BLOQUEANDO essas ações, que o Serviço de Instalação de Programas do Windows tá ativo e permissionado pro seu usuário, sim sim ???Finalmente : se vc seguiu o procedimento certinho E teu Windows e o hardware atendem aos pré-requisitos E não tem policy de rede/antivírus ou software qualquer te bloqueando, aí SIM pode ser que vc esteja enfrentando algum BUG no Windows 10 – é IMPROVÁVEL mas Possível…. Apenas nesse caso, faça a instalação sem o check de pré-requisitos, da seguinte maneira :
a. logado como um usuário local e Administrador local, abra um prompt DOS ** com a opção de Administrador ** : https://www.howtogeek.com/194041/how-to-open-the-command-prompt-as-administrator-in-windows-8.1/ mostra que via de regra já há um Atalho pra isso no menu…. E ATENÇÃO, queremos um prompt DOS, nós NÂO QUEREMOS O POWERSHELL!!!
b. navegue para o disco e para o diretório onde está o instalador Oracle
c. temporariamente sete a variável PATH para algo bem curto, tipo :
SET PATH=C:;
d. execute o instalador passando o argumento de Ignorar check de pré-requisitos :
setup.exe -ignoreSysPrereqs
com isso vc deve Contornar o problema…. REPITO, isso vc só faz se vc tem 100% DE CERTEZA que os pré-requisitos TODINHOS estão MESMO ok…
[]s
Chiappa
20 de junho de 2017 at 8:14 pm #108792Claudio ReisParticipantMinha maquina é pessoal e eu executo como administrador a instalação.
minha maquina tem 8gb de RAM a unica diferença que eu vi foi o windows o meu é um Windows 10 Home Single Edition e em disco tenho 400 gb de memoria.
Mas eu ja instalei uma vez este Oracle nesta maquina ai precisei desistalar o oracle e o client e formatei a maquina e reinstalei este windows e não consegui mais instalar gerando o erro que mencionei20 de junho de 2017 at 8:25 pm #108793José Laurindo ChiappaModeratorColega, como eu disse HOME Edition é uma edição capada, a qual falta diversos recursos importantes para softwares mais complexos, então NÂO É GARANTIDO que vai rodar não, ok ?? Eu diria pra vc tentar com uma Edition superior do Windows – via de regra quando o manual de instalação diz que a Edition ou a versão do Windows não é suportada, há motivo pra isso…. Outra coisa é que mesmo uma máquina Pessoal ** PODE TER SIM ** antivírus ou firewall ou outros softwares de segurança BLOQUEANDO acesso ao registry e aos serviços do WIndows, sim sim ?? CONFIRME que não há nada nesse sentido, mesmo…
Como um último teste (*** SE *** vc tem 100% certeza de que os outros pré-requisitos estão OK, principalmente ser um sistema operacional de 64 bits e a questão do dosco temporário E do swap) tenta a minha última Sugestão de executar o setup.exe no prompt DOS com nível de Administrador, setando antes a variável PATH para uma string bem curta E passando o argumento de Ignorar pré-reqs…
[]s
Chiappa
22 de junho de 2017 at 2:35 am #108796José Laurindo ChiappaModeratorSó pra te dar um retorno : estou testando a minha máquina pessoal para um possível upgrade para Windows 10, e pra isso tinha criado uma VM com Windows 10 Home Edition, 64 bits – aproveitei esse ambiente para fazer uma instalação teste do RDBMS 12cR2, e mesmo setando o PATH para algo mais curto, e rodando com opção de Admin, e tudo o mais que indiquei como pré-requisito, nesse Windows 10 Home recebi também essa mesma mensagem …
Isso imho confirma que é um bug/recurso não existente do WIndows 10 Home Edition (que realmente é uma Edição doméstica, tem muita coisa do Enterprise que foi removida nele)…
Mas no caso eu usei a opção de Ignorar o warning (no meu caso simplesmente cliquei no checkbox de Ignorar, mas poderia ter usado o argumento de -ignoreSysPrereqs na hora de chamar o setup.exe) e deixei ir até o final, instalou o software e criou o database de buenas, cfrme :Microsoft Windows [versão 10.0.15063]
(c) 2017 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.C:Windowssystem32>echo %PATH%
C:apporacle12cproduct12.2.0dbhome_12cbin;C:Windowssystem32;C:Windows;C:WindowsSystem32Wbem;C:WindowsSystem32WindowsPowerShellv1.0;C:UsersjoselAppDataLocalMicrosoftWindowsAppsC:Windowssystem32>netca
ConfiguraþÒo do Oracle Net Services:
A configuraþÒo do Oracle Net Services foi encerrada pelo usußrio. O c¾digo de saÝda Ú -1C:WindowsSystem32>services.msc
C:WindowsSystem32>set ORACLE_SID=ORCL12C
C:WindowsSystem32>sqlplus system/oracle
SQL*Plus: Release 12.2.0.1.0 Production
Copyright (c) 1982, 2016, Oracle. All rights reserved.
Conectado a:
Oracle Database 12c Enterprise Edition Release 12.2.0.1.0 – 64bit ProductionSQL>
===>> ENTÃO, se essa instalação é só pra teste/estudos mesmo, se quiser vc pode ir de Windows 10 Home mesmo, só ignorando o warning…
[]s
Chiappa
22 de junho de 2017 at 7:20 pm #108804Claudio ReisParticipantSegui sua indicação de ignorar e instalou…para a instalação do client instalei o 11g para só fazer a conexão que eu preciso e resolveu o problema…
Valeu B) B)
23 de junho de 2017 at 1:35 am #108813José Laurindo ChiappaModeratorBlz… Preferencialmente vc deveria ter usado o client 12cR2 se vc vai conectar num banco 12vR2 mas Imagino que há Razões pra optar pelo 11g… Sem probs…
[]s
Chiappa
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.