Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 6 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 3 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108790
    Avatar de Claudio ReisClaudio Reis
    Participante

      E ae galera,
      Estou tentando instalar o banco de dados Oracle 12C release 2 no windows 10
      E quando faz a verificação de pré instalação ele da o seguinte erro:

      “Variável de ambiente: “PATH” – Este teste verifica se o tamanho da variável de ambiente “PATH” não excede o tamanho recomendado. Detalhes:
       – 
      PRVF-3919 : Falha ao recuperar o valor da variável de ambiente “PATH”  – Causa:  Não foi possível determinar o valor da variável de ambiente.  – Ação:  Verifique a equivalência do usuário e se o usuário tem privilégios administrativos no nó.”

      A minha variável path esta da seguinte maneira:

      C:Program Files (x86)Javajre1.8.0_131bin;C:Program Files (x86)Javajre1.8.0_131;C:ProgramDataOracleJavajavapath;%SystemRoot%system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%System32Wbem;%SYSTEMROOT%System32WindowsPowerShellv1.0;

      Alguem pode me ajudar ? pois ja tentei de tudo e não resolve

      #108791
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Bem, eu não usei ainda Windows 10 mas há poucos dias fiz várias instalações do 12cR2 em outros Windows recentes (como Windows 8.1 no meu notebook e Windows Server 2012) sem problema algum, então a primeira Coisa que eu penso é que vc Não Está seguindo o procedimento correto, ie : estar logado no Windows como um usuário Administrador Local (preferencialmente **** não pode ser usuário de rede **** mesmo que seja Admin de rede, é usuário LOCAL da máquina E que seja Administrador LOCAL!!) e rodar o SETUP.EXE não clicando diretamente no arquivo mas sim clicando com o botão direito e usando a opção Run As Administrator (ou Executar como Administrador, se for Windows em Português)…. Vc ** FEZ ISSO ** ?????
        Se vc seguiu o procedimento indicado e ainda assim deu erro, a próxima coisa é os pré-requisitos para se instalar o Oracle 12cR2 : cfrme tá registrado lá no site de download, é *** EXIGIDO *** Windows de 64 bits, esse teu Windows 10 é 64 bits ???? Outra coisa, o manual de Instalação especifica bem diretamente que é necessário uma Edition não-totalmente-básica do Windows, ie, tem que ser Windows 10 x64 Pro ou Enterprise Edition ou Education – se for Windows 10 Home Edition é quase CERTO que Não Rola, okdoc ???? Outro pré-requisito que o manual indica é que é necessário PELO MENOS 2 GB de RAM, resolução de no mínimo 1024 x 768 , 2 GB de área temporária em disco E swap de (no mínimo) mesmo tamanho que a RAM…. Tá tudo isso certinho nessa máquina ???
        E um ponto adicional : o instalador do Oracle *** VAI SIM *** criar um Serviço no Windows, vai criar entradas no REGISTRY do Windows…. Tenha 100% de certeza que vc não tem nenhuma ** POLICY ** de rede , antivírus ou firewall que esteja BLOQUEANDO essas ações, que o Serviço de Instalação de Programas do Windows tá ativo e permissionado pro seu usuário, sim sim ???

        Finalmente : se vc seguiu o procedimento certinho E teu Windows e o hardware atendem aos pré-requisitos E não tem policy de rede/antivírus ou software qualquer te bloqueando, aí SIM pode ser que vc esteja enfrentando algum BUG no Windows 10 – é IMPROVÁVEL mas Possível…. Apenas nesse caso, faça a instalação sem o check de pré-requisitos, da seguinte maneira :

        a. logado como um usuário local e Administrador local, abra um prompt DOS ** com a opção de Administrador ** : https://www.howtogeek.com/194041/how-to-open-the-command-prompt-as-administrator-in-windows-8.1/ mostra que via de regra já há um Atalho pra isso no menu…. E ATENÇÃO, queremos um prompt DOS, nós NÂO QUEREMOS O POWERSHELL!!!

        b. navegue para o disco e para o diretório onde está o instalador Oracle

        c. temporariamente sete a variável PATH para algo bem curto, tipo :

        SET PATH=C:;

        d. execute o instalador passando o argumento de Ignorar check de pré-requisitos :

        setup.exe -ignoreSysPrereqs

        com isso vc deve Contornar o problema…. REPITO, isso vc só faz se vc tem 100% DE CERTEZA que os pré-requisitos TODINHOS estão MESMO ok…

        []s

        Chiappa

        #108792
        Avatar de Claudio ReisClaudio Reis
        Participante

          Minha maquina é pessoal e eu executo como administrador a instalação.
          minha maquina tem 8gb de RAM a unica diferença que eu vi foi o windows o meu é um Windows 10 Home Single Edition e em disco tenho 400 gb de memoria.
          Mas eu ja instalei uma vez este Oracle nesta maquina ai precisei desistalar o oracle e o client e formatei a maquina e reinstalei este windows e não consegui mais instalar gerando o erro que mencionei

          #108793
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Colega, como eu disse HOME Edition é uma edição capada, a qual falta diversos recursos importantes para softwares mais complexos, então NÂO É GARANTIDO que vai rodar não, ok ?? Eu diria pra vc tentar com uma Edition superior do Windows – via de regra quando o manual de instalação diz que a Edition ou a versão do Windows não é suportada, há motivo pra isso…. Outra coisa é que mesmo uma máquina Pessoal ** PODE TER SIM ** antivírus ou firewall ou outros softwares de segurança BLOQUEANDO acesso ao registry e aos serviços do WIndows, sim sim ?? CONFIRME que não há nada nesse sentido, mesmo…

            Como um último teste (*** SE *** vc tem 100% certeza de que os outros pré-requisitos estão OK, principalmente ser um sistema operacional de 64 bits e a questão do dosco temporário E do swap) tenta a minha última Sugestão de executar o setup.exe no prompt DOS com nível de Administrador, setando antes a variável PATH para uma string bem curta E passando o argumento de Ignorar pré-reqs…

            []s

            Chiappa

            #108796
            Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              Só pra te dar um retorno : estou testando a minha máquina pessoal para um possível upgrade para Windows 10, e pra isso tinha criado uma VM com Windows 10 Home Edition, 64 bits – aproveitei esse ambiente para fazer uma instalação teste do RDBMS 12cR2, e mesmo setando o PATH para algo mais curto, e rodando com opção de Admin, e tudo o mais que indiquei como pré-requisito, nesse Windows 10 Home recebi também essa mesma mensagem …
              Isso imho confirma que é um bug/recurso não existente do WIndows 10 Home Edition (que realmente é uma Edição doméstica, tem muita coisa do Enterprise que foi removida nele)…
              Mas no caso eu usei a opção de Ignorar o warning (no meu caso simplesmente cliquei no checkbox de Ignorar, mas poderia ter usado o argumento de -ignoreSysPrereqs na hora de chamar o setup.exe) e deixei ir até o final, instalou o software e criou o database de buenas, cfrme :

              Microsoft Windows [versão 10.0.15063]
              (c) 2017 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

              C:Windowssystem32>echo %PATH%
              C:apporacle12cproduct12.2.0dbhome_12cbin;C:Windowssystem32;C:Windows;C:WindowsSystem32Wbem;C:WindowsSystem32WindowsPowerShellv1.0;C:UsersjoselAppDataLocalMicrosoftWindowsApps

              C:Windowssystem32>netca

              ConfiguraþÒo do Oracle Net Services:
              A configuraþÒo do Oracle Net Services foi encerrada pelo usußrio. O c¾digo de saÝda Ú -1

              C:WindowsSystem32>services.msc

              C:WindowsSystem32>set ORACLE_SID=ORCL12C

              C:WindowsSystem32>sqlplus system/oracle

              SQL*Plus: Release 12.2.0.1.0 Production

              Copyright (c) 1982, 2016, Oracle. All rights reserved.

              Conectado a:
              Oracle Database 12c Enterprise Edition Release 12.2.0.1.0 – 64bit Production

              SQL>

              ===>> ENTÃO, se essa instalação é só pra teste/estudos mesmo, se quiser vc pode ir de Windows 10 Home mesmo, só ignorando o warning…

              []s

              Chiappa

              #108804
              Avatar de Claudio ReisClaudio Reis
              Participante

                Segui sua indicação de ignorar e instalou…para a instalação do client instalei o 11g para só fazer a conexão que eu preciso e resolveu o problema…

                Valeu B) B)

                #108813
                Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
                Moderador

                  Blz… Preferencialmente vc deveria ter usado o client 12cR2 se vc vai conectar num banco 12vR2 mas Imagino que há Razões pra optar pelo 11g… Sem probs…

                  []s

                  Chiappa

                Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                plugins premium WordPress