Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108717
    Avatar de aba1966aba1966
    Participante

      Bom dia,
      Estou tentando instalar o Oracle 12c em um Windows 8.1 e em 86% ele está me emitindo a mensagem em anexo.
      Se eu mandar ele continuar ele prossegue a instalação até o fim mas qual a consequência que isto pode me ocasionar no futuro.

      A Conta que ele está dizendo que está gerando erro ao criar é administradora da estação.

      Alguém sabe o que pode estar ocorrendo?

      Obrigado

      Attachments:
      #108718
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Bom, a primeira coisa que a gente pensa é o danado do UAC : cfrme vc sabe, no Windows a partir do 7 em diante MESMO que a conta seja administradora local os programas Não São executados com esse nível de privilégio por default – OU vc desabilita o UAC OU vc indica o nível de privilégio ao executar o programa (o SETUP.EXE no caso de instalação em Windows) clickando com o botão direito e escolhendo a opção “Executar como Administrador” (ou Run as Administrator, se for em Inglês)…. Além de logar no Windows com essa conta Administradora Local, Vc OU desabilitou o UAC OU pediu pro installer rodar como privilégio de Adminsitrador ???
        A segunda coisa que a gente pensa é que PREFERENCIALMENTE não só a conta que vc logou na máquina deve ser uma conta LOCAL, sem DOMÍNIO ALGUM (não que seja proibido mas complica MUITO os procedimentos), MAS TAMBÉM a conta a ser criada para rodar o RDBMS deve ser TAMBÉM conta LOCAL, sem domínio…. Outro erro COMUM é vc informar um nome de conta OU uma senha inválida pro Windows , como por exemplo aconteceu aqui em https://community.oracle.com/thread/3649590 : não é a mesma msg mas exemplifica um tipo de erro comum….
        E finalmente, PREFIRA instalar o RDBMS numa máquina que NÃO SEJA domain server, NÃO SEJA servidora de impressora, um servidor Isolado mesmo….

        ==> SE nada disso foi o seu caso E vc seguiu DIREITINHO os pré-requisitos de instalação no Windows cfrme https://docs.oracle.com/database/121/NTDBI/user_grps.htm#NTDBI2643 , PROVAVELMENTE vc vai precisar de um Suporte do seu administrador de rede, vc pode ter Policy de rede interferindo : não é Incomum que o Administrador de rede proíba via POLICY que outra pessoa que não for administrador de rede crie usuários, crie serviços, insira itens no Registry da máquina (e o instalador do Oracle faz TUDO ISSO), ou mesmo instale programas…. INCLUSIVE, a opção de vc logar na máquina com um usuário LOCAL (que NÃO É usuário de rede!!) serve Justamente para que POLICIES de Rede não sejam Ativadas…

        Eu RECOMENDARIA vc remover essa instalação (manualmente, já que está dando algum prob de privilégio aí – isso se faz parando e depois removendo TODOS os serviços Windows que o instalador Oracle criou e depois removendo os diretórios/sub-diretórios que ele criou), e depois disso uma vez que teu sysadmin/admin de rede Confirmou que não tem POLICY nem restrição de qualquer tipo E QUE a sua máquina não é domain server nem printer server nem file server nem nada assim, refazer a instalação seguindo os preceitos que indiquei acima…

        []s

        Chiappa

        #108720
        Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
        Moderador

          Uma info extra : meu notebook pessoal com Windows 8.1 64-bits (single-Language, nada de Professional ou Enterprisem nada assim) há uns meses tinha dado um pifão no disco rígido e a loja de reparos onde levei tinha trocado o HD, então os meus Documentos tavam num backup mas os programas que estavam instalados perdi…
          Aí, Acredite ou não, justamente neste fim de semana tiver que fazer uns testes e POCs no Oracle 12cR2 e não consegui baixar a VM pronta : aí instalei o 12cR2 que já tinha baixado antes, e foi NEXT-NEXT-FINISH, basicamente, UMA VEZ que tudo que eu te disse (ie, usuário administrador local logado no Windows, Windows que NÂO É domain server NEM client de rede empresarial – tava em casa -, instalador executado com opção ‘Executar como Administrador’ , swap area grande, NENHUM outro software Oracle e/ou empresarial que possa conflitar presente, etc, etc) tava tal e qual…..

          Então repito que pra mim teu “problema” é um dos pré-reqs não cumprido corretamente, acabou de rodar Certinho pra mim – Inclusive, eu sempre prefiro primeiro instalar só o software e depois criar o banco de dados via Assistente manualmente, para poder alterar alguma coisa que seja necessária nos scripts de criação de banco mas que nada , nem precisei ….

          []s

          Chiappa
          
          #108863
          Avatar de Ricardo Marinho JuniorRicardo Marinho Junior
          Participante

            Bom dia,

            Também tive esse problema e ainda continuo. Essa semana vou testar algumas opções que eu tenho em mente. Além de ele demorar para registrar as dlls e os registros ele da erro no final.

            #108864
            Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              Ricardo, só uma obs : além da questão de estar logado no Windows como um usuário administrador LOCAL (usuário LOCAL e não de rede E que esteja no grupo de Administradores da máquina e não da rede!!), dos pré-requisitos E de executar o instalador com a opção de “Run as Administrator/Executar como Administrador” para bypassar o UAC (sempre uma questão nos Windows mais recentes), notar que quando vc roda o instalador do 12c ele te dá antes de instalar os serviços e o software do RDBMS numa conta de usuário já existente OU numa conta que seria especialmente criada só pra isso, então OBVIAMENTE se vc pedir pra criar uma conta de usuário esse username NÃO PODE EXISTIR no Windows nem na máquina local E NEM no domínio onde essa máquina reside…

              E LOGICAMENTE, como eu já tinha dito e repito, é Extremamente Comum vc ter POLICIES de segurança no seu Windows que proíbam acesso ao registry e/ou a API de criação de usuários, OU que existam softwares extras (antivírus, firewall) que registrem as ações de instalação e as filtrem/proíbam de alguma maneira – quando vc fala que “demora para registrar DLLs / acessar o registry” isso é a PRIMEIRA COISA EM ABSOLUTO que eu penso, pois num Windows ‘normal’ sem config ou softwares extras registrar DLLs e criar itens no registry deveria ser INSTANTÂNEO, sim sim ??

              []s

              Chiappa

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress