- This topic has 1 reply, 2 voices, and was last updated 6 years, 7 months ago by José Laurindo Chiappa.
-
AuthorPosts
-
3 de abril de 2018 at 9:13 am #109261Renan GomesParticipant
Ativei o ArchiveLog no banco do Oracle, agora não consigo mais acessar o bando de dados. Quando tento conectar aparece que me conectei a uma instância inativa. Não consigo executar mais as querys nem reverter o processo do ArchiveLog. O que pode ter acontecido? Como reverto isso?
3 de abril de 2018 at 5:57 pm #109262José Laurindo ChiappaModeratorA mensagem está ** clara ** aqui : o banco está indisponível PORQUE, depois de vc o ter baixado pra fazer a alteração de modo de archive, o parâmetro LOG_ARCHIVE_DEST_1 ficou ** INVÁLIDO ** : pelo jeito alguém tinha colocado um valor inválido nesse parâmetro no passado (OU mesmo o tinha deixado NULO, o que OBVIAMENTE não tem prob algum se o archive está desabilitado MAS NÂO PODE OCORRER NUNCA em modo de archive ativado) … É claro que com banco não aberto vc não pode fazer query alguma…
Pelo jeito ESSE foi teu erro, vc saiu ativando o modo de Archive *** SEM *** validar os parâmetros envolvidos… Isso envolve no mínimo log_archive_start como TRUE e LOG_ARCGIVE_DEST apontando pra um destino CORRETO, VÁLIDO e Disponível (via de regra há travas e controle no SO que deixam ou não um usuário acessar uma unidade de disco, filesystem, etc).. Opcionalmente (E SE a Edition do seu database o permite, afaik SE não permite) vc pode setar LOG_ARCHIVE_DEST_n (onde n vai de um a 10) ** SE ** vc quiser multiplexar teus archives…Para corrigir : vc quer CONTINUAR usando o modo de archive (só obviamente corrigindo os params envolvidos) OU quer desativar o modo de archive ??
SE vc quer desativar o modo de archive, peça um SHUTDOWN IMMEDIATE e depois um STARTUP MOUNT : com isso o banco vai estar ativo mas não aberto, e depois sim peça um ALTER DATABASE NOARCHIVELOG e um ALTER DATABASE OPEN;
SE vc quer continuar em modo de archive , primeira coisa vc TEM que corrigir o(s) parâmetro(s) envolvido(s) no modo ARCHIVE : para variar vc não disse, mas SE vc está usando um arquivo texto de parametrização (o PFILE) é simplesmente vc o editar com um editor de texto qquer, pedir o shutdown immediate e depois o startup … Já se vc está usando um SPFILE (que é um arquivo rich-text, com caracteres de controle), o mais fácil imho é vc criar um arquivo-texto a partir dele (o comando seria CREATE PFILE=’C:pfile.ora’ FROM SPFILE; ) depois editar esse pfile corrigindo os params necessários , fazer um SHUTDOWN IMMEDIATE; um startup pfile=C:pfile.ora e depois que subiu OK vc pede um CREATE SPFILE from PFILE;
[]s
Chiappa
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.