- This topic has 6 replies, 3 voices, and was last updated 9 years ago by rman.
-
AuthorPosts
-
26 de outubro de 2015 at 3:59 pm #107823guilhermeParticipant
Olá pessoal,
Estou com algumas dúvidas em relação aos tablespaces e datafiles (configuração pra Oracle 10g e 11g tanto OLTP como DW)…
– Primeiramente gostaria de saber ao criar o tablespace quais os tamanhos de datafiles devo configurar? Há um padrão recomendado e há como “prever” um tamanho correto?
– Devo aumentar o tamanho dos datafiles ou criar novos quando chegar ao limite?
– Posso criar novos datafiles com tamanhos diferentes aos já inseridos anteriormente no tablespace? Há algum problema/restrição ao fazer isto?
– Em relação ao tablespace SYSTEM e SYSAUX, quando chegar ao tamanho máximo, posso criar um novo datafile ou devo modificar o tamanho do mesmo com resize?
Obrigado!
Abs.
26 de outubro de 2015 at 4:20 pm #107824rmanParticipant@guilherme
O tamanho máximo de um DATAFILE é 32 GB. Mas prefiro trabalhar com DATAFILE menor. No meu caso utilizo DATAFILE de 10 GB.
Eu prefiro trabalhar com DATAFILE de tamanho fixo, não utilizo a expansão automática. Toda vez que chegar perto do limite, adiciono um novo DATAFILE de 10 GB.
Os DATAFILES são independentes, ou seja, cada um pode ter o seu tamanho, mas por padronização utilizo sempre 10 GB.
Tudo isso eu também adoto para o SYSTEM e SYSAUX.
27 de outubro de 2015 at 4:13 pm #107828guilhermeParticipant@rman
Obrigado pela ajuda.
Atualmente tenho criado datafiles com tamanhos de 128M com auto-extensões de 128M até chegar a 2048M. Li em alguns lugares (blogs e sites) que devemos evitar datafiles muito grande. Não sei até que ponto isto seja verdade. Utilizo esta configuração também pra “economizar disco”, pois setando um tamanho fixo como você citou, o disco já “reserva” todo este tamanho, muitas vezes perdendo espaço desnecessário…
Abs.
27 de outubro de 2015 at 4:38 pm #107831Jorge FernandesParticipant@guilherme
O @rman já respondeu muito bem as suas perguntas, mas gostaria apenas de reforçar com uma história.
Já passei pela seguinte situação. Me pediram para criar um banco Oracle para um sistema novo na empresa (pouco utilizado no Brasil) e na documentação do sistema não havia referência alguma sobre tamanho da tablespace para o mesmo e o TI da empresa me disse que inicialmente havia separado 200GB para o banco e que era pra eu criar uma tablespace grande. Eu criei uma tablespace com dois datafiles de 20GB e auto-expansíveis (foi uma recomendação dele) até 32GB. 4 meses após a liberação do sistema no ambiente de produção, o TI verificou que o sistema estava utilizando menos de 500MB dos 40GB disponibilizados nos datafiles e me pediu para reduzir o tamanho dos mesmos e aí todos nós já sabemos da canseira que foi. Mudar a tablespace do sistema, recriar índices, recompilar objetos …
Essa historinha aí ajuda a reforçar o fato de priorizar datafiles menores para uma melhor utilização do espaço em disco.27 de outubro de 2015 at 5:07 pm #107832rmanParticipant@guilherme
O tamanho padrão do DATAFILE depende da sua infraestrutura. O fato de deixar 10 GB alocado no meu caso eu não vejo como desperdício, pois atualmente não tenho problema de falta de espaço na STORAGE. Mas cada um sabe a infraestrutura que tem. Talvez para você o tamanho padrão deve ser menor, por exemplo 2 GB.
Utilizar a auto expansão pode gerar problemas de desempenho no momento da expansão, por isso na minha opinião a economia de espaço não compensa.
27 de outubro de 2015 at 5:29 pm #107834Jorge FernandesParticipant@rman
Eu concordo plenamente contigo que a auto expansão em horário de expediente prejudica bastante o desempenho, porém eu deixo as tablespaces no modo auto expansível e configuro meu gerenciador (zabbix) para me enviar uma notificação visual e um email informando que alguma tablespace excedeu 90% do tamanho disponível e quando isso ocorre eu aumento manualmente, criando um novo datafile ou expandindo o já existente.
Na minha opinião a única desvantagem de não manter auto expansível é quando na empresa existe alguém que sobe backups sem informar ao DBA ou quando ocorre uma carga de dados muito fora do esperado, pois dessa maneira o sistema vai parar, caso estoure a tablespace, e a culpa sempre é do DBA, pois independente dele ter sido avisado ou não, o sistema não poderia parar.
27 de outubro de 2015 at 6:26 pm #107836rmanParticipant@Jorge Fernandes
Restore de backup fica sob minha responsabilidade como DBA, neste caso uma surpresa a menos. Monitoro diariamente e existe o alerta do Enterprise Manager, chegou perto do limite, eu adiciono manualmente o DATAFILE.
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.