Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 3 meses atrás por Avatar de Fábio PradoFábio Prado.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #97233
    Avatar de IronRockIronRock
    Participante

      Pessoal, sou iniciante no mundo Oracle e gostaria de obter algumas respostas com vocês profissionais.

      De início tenho o interesse de tirar a certificação inicial do Oracle Database que seria a ‘OCA’ e gostaria de saber o seguinte de vocês:

      – Qual seria o melhor caminho inicial a seguir ?
      . Estudar a linguagem PL/SQL e depois Administração do Database em si ou Estudar primeiramente Administração do banco de dados e depois PL/SQL ?

      – Em que áreas complementares estudar para ser um bom DBA Oracle?
      . XML, Java, Sistemas Operacionais, enfim áreas relacionadas.

      – Quais sistemas operacionais estudar MAIS, para seguir a demanda do mercado em relação ao uso do database oracle ?

      – Quais certificações adicionais eu poderia ter para ser um bom profissional desta área ?

      Sou novo aqui no fórum e desde já agradeço pelo apoio.

      #97373
      Avatar de LucasF0LucasF0
      Participante

        Olha, eu tenho mais ou menos as mesmas dúvidas, e algumas mais

        Eu sei que no mercado Oracle, Linux/Unix dominam, mas também é sempre bom conhecer um pouco de Windows Server. (Para Linux, Red Hat é bem vindo e Unix, o da HP – HPUX e o da IBM – AIX e também, o Solaris é usado em alguns lugares)

        Interessante saber um pouco de XML, Shell Script e o básico de Java/C#/C++, caso for atuar junto com desenvolvedores.

        Agora eu tenho para acrescentar, a seguinte duvida:

        Acabei de sair do ensino médio e do técnico, quero fazer ensino superior em banco de dados (tecnólogo), gostaria de saber se com esse curriculo, fora alguns cursos oficiais da Oracle, como o treinamento OCP e talz, ja da pra se entrar no mercado como DBA Junior?

        Grato! 😀

        #97421
        Avatar de hudsonahudsona
        Participante

          Pessoal,

          È simples, pra ingressar na carreira nâo precisa certificação, mas precisa :

          Essencial

          • Conceito de banco de dados, nao adianta saber nada se nao sabe conceitos e modelagem.
          • Conceito de sistema operarional, antes de saber uma plataforma especifica, saiba os conceitos;
          • Programação, isso mesmo, nao importa se voce é dba, tem que saber programação, se nao vai ser eterno refem de desenvolvedor.

          Essas coisas sao basicas e se aprende na faculdade nos primeiros periodos, com isso voce ja consegue brigar com destaque por qualquer estagio na area e ter certeza se realmente essa é a sua area, agora quer se destacar mesmo ? ai voce pode ter :

          • Saber SQL (isso mesmo) saber sql, é o basico,
          • Noção de pl/sql , saber construir procedures e triggers simples
          • linux , nem unix, saiba o basico de linux e tera meio caminho andado

          Se entrarem no mercado sabendo isso, vao ser melhores do que muitos estagiarios que eu vi , por sinal se souberem de algum estagiario, ou junior com esse skill, me mandem o curriculo, no meu blog daqui tem um post que fala sobre isso.

          abraços.

          #97441
          Avatar de burgaburga
          Participante

            [quote=”hudsona”:13v0cmbx]por sinal se souberem de algum estagiario, ou junior com esse skill, me mandem o curriculo[/quote]

            Proposta tentadora heim Hudson… 😀

            #99863
            Avatar de Fábio PradoFábio Prado
            Participante

              Leia o artigo Entendendo o Programa de Certificação do Oracle Database 10G do Blog do DBA Fábio Prado:
              http://www.fabioprado.net/2010/09/progr … -para.html

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress