- This topic has 22 replies, 2 voices, and was last updated 9 years, 1 month ago by guilherme.
-
AuthorPosts
-
29 de setembro de 2015 at 5:24 pm #107744guilhermeParticipant
Olá pessoal,
Estou com uma dúvida relativamente simples (utilizo Oracle 11g):
Preciso utilizar um backup antigo da base, que estava até em outro disco, como devo proceder após copiar o mesmo pro servidor?
Devo fazer restore do controlfile e depois somente um restore database?
Acredito que eu NÃO deva usar o recovery database, após o restore database, pra ele não usar os archivelogs presentes no servidor… Estou correto?
Sem fazer o recovery, a base ou os archives poderão sofrer algum problema?Fico no aguardo da ajuda..
Obrigado!Abs
29 de setembro de 2015 at 6:28 pm #107745rmanParticipant@guilherme
De modo geral é necessário:
- Backup do spfile
- Backup do controlfile
- Backup do database
- Backup de archivelog
Considero que foi feito um HOT BACKUP FULL DATABASE, ou seja, um backup completo com o banco aberto.
Siga os passos:
RESTORE de SPFILE
RESTORE de controlfile
RESTORE DATABASE
RECOVERY DATABASE
OPEN DATABASE RESETLOGSSó para você entender melhor, todo HOT BACKUP, é um BACKUP inconsistente, o que torna o backup consistente é a aplicação do archivelog que é feito através do RECOVERY DATABASE.
29 de setembro de 2015 at 8:11 pm #107747guilhermeParticipant@rman
Não funcionou…
Os backups são realizados de maneira HOT e FULL com o seguinte “script”:
backup database include current controlfile plus archivelog;Ao executar estes passos que você citou, o recover aplica todos archives, mantendo a base como estava anteriormente… Preciso utilizar a base de 20 dias atrás.
O que devo fazer?Os passos que utilizei foram:
restore spfile to ‘/diretorio/arquivo_spfile’ from autobackup;
restore controlfile to ‘/diretorio/arquivo_controlfile’ from autobackup;
restore database;
recover database;Obs.: A configuração do backup do controlfile esta como ON no RMAN.
Obrigado pela ajuda..
Fico no aguardoAbs
29 de setembro de 2015 at 8:36 pm #107748rmanParticipant@guilherme
O que você quer dizer como “Não funcionou”? Conseguiu abrir a base?
29 de setembro de 2015 at 8:40 pm #107749guilhermeParticipantSim. Consegui abrir a base.
O único problema é que esta todos os dados atuais nas tabelas, e não os dados do dia “x”.Abs.
29 de setembro de 2015 at 8:45 pm #107750rmanParticipant@guilherme
Bom para conseguir restaurar os dados de 20 dias atrás precisamos entender como é sua política de backup e sua política de retenção de backup.
É feito um BACKUP FULL diário? A retenção está configurada como janela ou redundância? Se for janela, 20 dias atrás está dentro da janela?
29 de setembro de 2015 at 9:08 pm #107752guilhermeParticipantSim, é realizado backup full todos os dias.
As configurações do RMAN estão default, ou seja, retention policy to redundancy 1. A única alteração nas configurações é o controlfile autobackup on.Acredito então que não está na janela, sendo assim não consigo restaurar apontando um tempo (point-in-time), correto?
Mesmo que estivesse gostaria de saber como faz pra utilizarmos um backup antigo e abrir a base com aqueles dados.
Obrigado.
Abs
29 de setembro de 2015 at 9:22 pm #107753rmanParticipant@guilherme
Verifique os backups:
RMAN> list backup summary;
Veja se você tem algum BACKUP FULL antes da data desejada.
Para fazer o RECOVERY POINT-IN-TIME você deve usar o SET UNTIL TIME
Segue um exemplo:
29 de setembro de 2015 at 9:36 pm #107754guilhermeParticipant@rman
Sim, possuo outros backups mais antigos e aparecem no list backup summary.
O recovery point-in-time eu sei como utilizar, só não sei como fazer quando copiamos um backup antigo pro novo servidor e restauramos o mesmo. Tentei fazer mas aplica os archives recentes e a base fica com os dados atuais…Se puder me ajudar…
ObrigadoAtt.,
29 de setembro de 2015 at 9:41 pm #107755rmanParticipant@guilherme
Baseado na data que você quer restaurar, identifique pelo LIST BACKUP SUMMARY os seguintes arquivos:
- Backup do spfile
- Backup do controlfile
- Backup do database
- Backup de archivelog
Copie eles para o novo servidor.
Depois é só utilizar o SET UNTIL TIME, ele que vai dizer ate quando será aplicado os ARCHIVELOGs.
29 de setembro de 2015 at 10:00 pm #107756guilhermeParticipant@rman
Sempre devo utilizar point-in-time pra este cenário?
Pra ele reconhecer um backup antigo no servidor basta fazer crosscheck backup?
Em todos os casos de restauração/recuperação da base devo restaurar spfile e controlfile?Obrigado
Att.,
29 de setembro de 2015 at 10:10 pm #107757rmanParticipant@guilherme
O SET UNTIL TIME diz 2 coisas para o RMAN. Qual backup full ele deve utilizar como ponto de partida, e até qual archivelog ele deve aplicar, ou seja, qual é o ponto final. Sem o SET UNTIL TIME ele vai trazer a base até o ultimo archivelog disponível.
O controlfile é utilizado como repositório RMAN. Ele guarda as informações do backup, ao utilizar o CROSSCHECK BACKUP é feito o cruzamento do repositório com os arquivos físicos, o que não foi encontrado é marcado como EXPIRED, e todo backup marcado como EXPIRED pode ser removido do repositório com o DELETE EXPIRED BACKUP. O controlfile conhece o backup, o CROSSCHECK BACKUP é usado para dar manutenção no repositório.
O spfile e controlfile são essenciais para o RESTORE/RECOVERY sempre.
29 de setembro de 2015 at 10:53 pm #107758guilhermeParticipant@rman
Ótimo.
Porém, por exemplo, se o backup foi gerado em um dia às 13 horas, eu poderei fazer o restore utilizando set until time colocando a data e horário como 00:00:00? Ou terei de saber exatamente o horário em que o mesmo foi gerado?29 de setembro de 2015 at 11:14 pm #107759rmanParticipant@guilherme
O backup full é o ponto de partida e você só consegue avançar no tempo, nunca retroagir.
Se o backup é gerado diariamente as 13:00 e você quer chegar as 00:00, então você precisa do backup do dia anterior a data em questão.
Exemplo:
Quero restaurar a base para dia 15/01/2015. Preciso do backup do dia 14/01/2015 que foi feito as 13:00, aplico os archivelogs até as 00:00 do dia 15/01/2015. O RESTORE me leva as 14/01/2015 as 13:00 e o RECOVERY me leva até as 15/01/2015 as 00:00.
30 de setembro de 2015 at 4:33 pm #107767guilhermeParticipant@rman
Obrigado pela ajuda.
Porém terei grande problema quando eu não souber o horário em que foi executado o backup, não concorda? Terei de “chutar” algum horário pra conseguir fazer a restauração que gostaria?Realmente é estranho usar o RMAN pra estas situações, não acha? Seria mais fácil se eu tivesse um EXPDP..
Abs
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.