Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 2 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108851
    Avatar de airoospairoosp
    Participante

      Boa tarde,

      Pessoal, fiz a exportação de um schema do banco 10g usando o datapump, este schema tem 22502 objetos (SYNONYM, PROCEDURE, FUNCTION, SEQUENCE, DATABASE LINK, TRIGGER, VIEW, TABLE, INDEX).

      Ao fazer a importação para o banco 11g usando remap_schema e remap_tablespace, e após validar os objetos que foram importados com “advertências de compilação”, o total de objetos passou para 22640.

      Fiz uma análise para identificar a diferença, e percebi que no 11g os lobindex do 10g estão junto com os objetos do tipo index na DBA_OBJECTS.

      Por exemplo:

      Schema A no banco 10g com 17774 index e 138 lobindex. As quantidades dos demais objetos (SYNONYM, PROCEDURE, FUNCTION, SEQUENCE, DATABASE LINK, TRIGGER, VIEW, TABLE) após a importação é a mesma em relação ao banco 10g.

      Este mesmo Schema foi importado para o banco 11g criando o schema B, só que o total de index passou para 17912 ( 17774 + 138 ) e na DBA_OBJECTS não tem mais lobindex.

      Depois consegui identificar quais são estes lobindex fazendo consulta na DBA_LOBS usando no where os colunas segment_name = ‘SYS_LOB …’ e index_name = ‘SYS_IL00 …’.

      É isso mesmo, o 11g trata de forma diferença index e lobindex?

      Se eu estiver falando alguma besteira, agradeço a ajuda para entender o que aconteceu.

      Obrigado.

      Airton

      #108852
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Blz ? Bom, vc pra variar não nos deu as versões ** EXATAS ** mas sim, https://oracledbastories.wordpress.com/2012/05/17/lob-indexes-included-in-dba_objects-from-oracle-11-2/ nos diz que em uma determinada altura do 11gR2 versão 11.2.0.3.x foram introduzidos de volta os LOB INDEXES na view DBA_OBJECTS, portanto em versões anteriores do 11g não os traziam mesmo, deduzo PORTANTO que teu 11g tá dentro dessas versões afetadas…

        Sobre a diferente qtdade de índices criados nos LOBs no RDBMS 10g contra o 11g, não tenho aqui comigo um 10g pra testar nesse momento (vou tentar depois testar numa base 10g arquivada que tenho no escritório) mas é bem possível sim que o RDBMS 11g crie índices internos adicionais pros LOBs por questão de performance, sim…. Para vc ter uma noção mais precisa, em qquer versão que seja necessariamente os LOB INDEXES devem estar representados na view DBA_SEGMENTS, então manda um :

        select owner, tablespace_name, count(*) from dba_segments where segment_type=’LOBINDEX’
        group by owner, tablespace_name order by 1,2;

        nos dois bancos e veja pra esse usuário B a diferença de LOB INDEXES pra ele, depois vai lá na DBA_LOBS e veja pra quais LOBs esses LOB INDEXES foram criados a mais no 11g… Como eu disse, não tenho como testar aqui mas Desconfio Seriamente que deve ser mesmo o RDBMS 11g criando múltiplos índices pro mesmo LOB por questão de performance…..

        []s

        Chiappa

        OBS Importantes :

        1. em tese seus testes de migração (que é o que vc está fazendo, imagino) deveriam estar sendo feitos já no 12c e não numa versão sem Suporte produtivo como é a versão 11g, mas IMAGINO que vc tenha algum motivo FORTE para usar 11g (homologação de fornecedor de aplicativo ou tranqueiras assim, talvez)

        2. se vc está fazendo testes nesse banco 11g , ele ** TEM ** que estar no último patchset (que vai colocar ele na versão 11.2.0.4.x) E TEM QUE ter sido aplicados PELO MENOS os últimos CPUs, ie, os últimos Critical Patchset Updates : sem isso vc estará testando algo que tem RECONHECIDOS BUGs, alguns sérios/importantes…

        #108853
        Avatar de airoospairoosp
        Participante

          Bom dia Chiappa,

          Mais uma vez agradeço as suas explicações.

          O banco 11g que estou testando a migração é:

          Oracle Database 11g Release 11.2.0.4.0 – 64bit Production
          PL/SQL Release 11.2.0.4.0 – Production
          CORE 11.2.0.4.0 Production
          TNS for 64-bit Windows: Version 11.2.0.4.0 – Production
          NLSRTL Version 11.2.0.4.0 – Production

          Sim, realmente temos um sistema ERP que não esta homologado para o banco 12c, e por isso que a migração será feita para o 11g, e também porque por enquanto não temos como fazer a migração da versão do ERP.

          Vou executar o select que você passou e ver mais algumas informações.

          Obrigado.

          Airton

          #108855
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Sim, infelizmente tem muito fornecedor que demora demais pra homologar a aplicação para os novos releases de banco, ou tem empresa que fica enrolando demais em testar internamente e criar janela pra migração (custos financeiros não tem, a Licença de uso que vc paga pra Oracle é RIGOROSAMENTE A MESMA seja qual for o release, o que manda no custo é a Edition e os packs adicionais que vc licencia – é questão de organização interna mesmo da Empresa), ou tem tool de desenvovimento/middleware que não foi atualizada adequadamente…

            Yep, entende-se que por vezes há Diversas razões para que o upgrade não possa ocorrer ou tenha que ocorrer não pra última ultimíssima versão/release…

            Agora, uma obs : esse último dígito da versão completa com 5 posições no seu caso (11.2.0.4.0 , falo desse zero final á direita) normalmente indica o último conjunto de bugfixes aplicado – como é ZERO, talvez vc Não Tenha Aplicado os últimos PSUs/CPUs (ou bundle patches, já que vc está em Windows)… Eu REPITO, ainda que vc seja obrigado a usar um release fora de produção, no mínimo ele ** TEM ** que estar no último patchset (que vai colocar ele na versão 11.2.0.4.x, blz no seu caso já está) MAS TOTALMENTE TEM QUE ter sido aplicados PELO MENOS os últimos CPUs, ie, os últimos Critical Patchset Updates : sem isso vc estará testando algo que tem RECONHECIDOS BUGs, alguns sérios/importantes..

            []s

            Chiappa

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress