- Este tópico contém 8 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 1 mês atrás por Yves.
-
AutorPosts
-
12 de setembro de 2009 às 6:22 pm #89629peres1979Participante
Olá,
Sou iniciante em banco de dados e estou com uma dúvida no relacionamento entre duas tabelas. Estou modelando uma agenda pessoal. Nela existe duas entidades que são: “Pessoa” e “Curso”. Então a minha seguinte análise é uma “Pessoa” faz vários “Curso”, e um “Curso” possui muitas “Pessoa”. Ou seja, um relacionamento muitos para muitos.
Apartir dessa premissa crio uma nova entidade “Curso_da_Pessoa”, contendo as chaves primárias de “Pessoa” e “Curso”.
Se tenho que cadastrar o curso da pessoa na miha tabela pessoa além de seus outros atributos.
A minha dúvida é:
Como faço para colocar o atributo curso em minha tabela “Pessoa”?
Eu crio uma chave estrangeira da entidade “Curso_da_Pessoa” ou de “Curso”?
Abraços
13 de setembro de 2009 às 4:16 am #89632Leonardo LitzParticipanteOla peres.
Pelo que eu entendi, vc um curso pode ter varias pessoas, e uma pessoa pode participar de varios cursos.
Na relacao de muitos para muitos, vc devera gerar uma tabela de relacionamento.
Pense que a tabela CURSO_PESSOA e a juncao de PESSOA+CURSO,
logo a tabela CURSO_PESSOA devera conter uma chave estrangeira relacionando com a tabela PESSOA e outra chave estrangeira relacionando com a tabela CURSO. Que formara a chave primaria da tabela CURSO_PESSOA.Entendeu?
Vlw Leonardo Litz
14 de setembro de 2009 às 1:09 am #89636peres1979ParticipanteTabela Pessoa:
create table PESSOA (
PES_CODIGO INTEGER not null,
CID_CODIGO INTEGER not null,
PES_NOME VARCHAR2(30),
PES_FONERES VARCHAR2(16),
PES_FONECOM VARCHAR2(16),
PES_FONECEL VARCHAR2(16),
PES_EMAIL VARCHAR2(50),
constraint PK_PESSOA primary key (PES_CODIGO)
);
Tabela Curso:
create table CURSO (
CUR_CODIGO INTEGER not null,
CUR_NOME VARCHAR2(30),
constraint PK_CURSO primary key (CUR_CODIGO)
);
Tabela Curso_da_Pessoa:
create table CURSO_DA_PESSOA (