Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 4 meses atrás por Avatar de norbertomtnorbertomt.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108063
    Avatar de silverwalsilverwal
    Participante

      Boa Noite Galera!

      Contando com experiência de cada um de vocês gostaria de uma opinião! É o seguinte temos um DB com 1,5TB que está no release 11.2.0.2, minha sugestão foi que fizéssemos um upgrade para o release 11.2.0.4, afim de resolver alguns problemas de performance, mas diante de alguns membros da equipe de banco, a maioria querem migrar direto para 0 12.1.0.2. Para não ser a ovelha negra dessa história eu gostaria de uma opinião de vocês. Minha preocupação não é em sí o DB mas as aplicações que já estão em execução. Não temos um cenário de teste(homologação), por isso vai ter que ser na cara e na coragem direto em Produção. 🙁

      Obrigado B)

      #108064
      Avatar de rmanrman
      Participante

        @silverwal

        A ideia é mudar de versão e rezar que o problema de performance se resolva? Acho que não é por ai, o caminho não é esse.

        Primeiro, isso envolve custo de licenciamento. Segundo, isso pode gerar novos erros na aplicação, é necessário homologar.

        Analise o custo de ficar sem o sistema por 1 semana. Um ambiente de homologação evitaria isso.

        #108066
        Avatar de silverwalsilverwal
        Participante

          @rman

          Obrigado pela informações, irei vê o que vamos fazer. 🙂

          #108069
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Bom, Primeiro saiba que vc migrar para uma nova versão ***** ABSOLUTAMENTE NÃO IMPLICA EM CUSTO ALGUM DE LICENÇA ****, desde que a Edição e os add-ons do Produto continuem os mesmos e as condições de uso/hardware permaneçam os mesmos : assim, se hoje vc tem o RDBMS ENTERPRISE EDITION 11.2.0.2 sem o Tuning Pack (digamos) e nesse mesmo hardware, com a mesma base de usuários, tudo igual, vc quer passar a usar o RDBMS ENTERPRISE EDITION 12.1.0.2 , ainda sem o Tuning Pack, igualzinho como era, E (importante!!) Obviamente não habilite NENHUMA das novas features 12c que são pagas (por exemplo, IN-MEMORY DATABASE), aí vc NÂO PRECISA MUDAR EM NADA A TUA Licença, okdoc ??? A licença para o RDBMS Oracle é por produto, ABSOLUTAMENTE não está amarrada á versão que vc usa hoje, dá um look no manual de Licensing que vc encontra a confirmação pra isso…
            Isso claro, eu faço duas obs :

            1. embora ** sempre ** seja aconselhável vc trabalhar com o último pathset disponível (E com o último CPU/PSU, óbvio) para se ter os últimos bugfixes (que tanto podem influenciar em performance quanto em estabilidade ou segurança), DE FORMA ALGUMA eu recomendo esse procedimento de tuning por atrito, onde vc vai aplicando patches, upgradeando, mudando parâmetros mais ou menos ao acaso só pra ver se o problema “magicamente” some – é meio Asnino proceder assim, imho…
            Para justificar um upgrade visando atender performance, O CORRETO E RECOMENDADO é que um DBA Experiente, que SAIBA o que está fazendo, tenha ANALISADO o banco em questão e mais ou menos tenha uma PROVA de que alguma feature/alguma parte do binário Oracle 11.2.0.2 está causando lentidão : essa prova pode ser uma nota metalink/uma indicação de bug consertado na versão mais recente para a qual vc quer migrar, pode ser resultado de uma POC que o DBA fez num outro banco que usa a versão mais recente, não importa : o que NÂO FAZ SENTIDO NENHUM é sair atritando, atirando pra todo lado SEM análise, ok ?
            A resposta é simples então : vale a pena vc já ir direto pro 12c SE vc tem alguma Indicação, alguma Evidência de melhor usabilidade no 12c, legal ? E isso NÂO é algo que a gente possa te dizer aqui de longe, sem saber quais built-ins de banco sua aplicação usa, se os SQLs dela já foram tunados, se já foi feita POC no 12c ou não, etc…

            2. qual é o RISCO de vc mexer direto em Produção ?? Isso foi analisado e levado em conta ?? Nem preciso dizer que o *** mínimo *** que se espera dum ambiente Profissionalmente administrado e que possui alguma Criticidade é um ambiente de Homologação : no mãximo, se for absolutamente impossível vc ter um ambiente Igualzinho à Produção, ao menos que vc tenha aí uma outra máquina com (sei lá) 10x menos capacidade, num banco com 10x menos dados rodando 10x menos transações, pra PELO MENOS ter uma idéia geral….
            Indo direto pra produção SEM nenhum tipo de teste em outro ambiente, vc vai estar POR CONTA PRÓPRIA, ninguém pode dizer nada se vai dar certo ou não….

            []s

            Chiappa

            #108145
            Avatar de norbertomtnorbertomt
            Participante

              recomendo você envolver toda a equipe e gerente no processo e homologar as aplicações. Depois de Homologada ai você com planejamento você migra para o 12c. È muito arriscado migrar sem homologar.
              e mesmo que você for migrar você deve ter backup e certificar que seu backup volte.
              1 Rman
              2 Export por schema (expdp não é backup mais ajuda quando quer apenas uma schema, em vez de restaurar tudo.).
              3 Dataguard para 12c depois vire a chave.

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress