Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #93291
    Avatar de winigmawinigma
    Participante

      Ola galerinha do GPO, bom, fui estagiário por algum tempo, e nesse estagio trabalhei um pouco com Oracle, certo. Bom fiz um curso sobre Oracle, ja estudo há algum tempo sobre ele, sou fixurado por ele, e a profissão que estou trilhando pra seguir. agora a duvida…
      Um amigo meu, diretor da policia civil do meu estado, me ofereceu uma vaga pra ganhar experiência em Oracle, um servidor parrudo, com Oracle 10g, três estâncias nele e com registros aos milhões e sigilosos, até ai tudo bem, irei trabalhar com toda carta branca e terei o titulo de DBA… o sonho de qualquer um não?, se o DBAzão, mas vem o detalhe, ele nao quer me pagar nada… pelo menos nos primeiros 3 a 4 meses…
      qual a opinião de vocês e valido aceitar essa proposta??

      #93292
      Avatar de Marcos BragaMarcos Braga
      Participante

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Caracas meu…

        Bom…, tudo depende de oportunidades.

        Pense assim: se eu estivesse aprendendo Oracle, quase nenhuma experiência, e… (e somente “e”) eu tivesse como me manter durante o período mencionado, aceitaria a proposta de boa. Mas iria querer uma isenção da responsabilidade de um DBA, ao menos enquanto não receber por tanto.

        A primeira experiência como DBA é muito importante. Eu mesmo menciono a quem busca uma primeira colocação como DBA que, a maioria começa com uma oportunidade, uma chance, ou mesmo na sorte (sim…, alguns dão sorte de conseguir uma primeira colocação como DBA).

        Enfatizo que o mercado de banco de dados é cruel com os iniciantes porque são poucas empresas que dão oportunidade para quem está começando. Ou começa em uma empresa que tem um grupo de DBAs e o iniciante fará parte do quadro, assim tendo oportunidade de aprender com os demais, ou acaba ganhando a oportunidade de algum conhecido colocá-lo como DBA na empresa onde trabalha.

        Repito o que postei em outras mensagens: qual empresa colocaria o banco de dados nas mãos de um iniciante? (se o profissional não for conhecido de alguém lá dentro é difícil).

        Agora, um detalhe muito importante deve ser levado em consideração: banco de dados não é que nem cuidar dos arquivos de usuários, não é uma responsabilidade pequena, é muito grande, com uma carga imensa de estress se algo não funciona bem. Não remunerar por um serviço muito importante deve isentá-lo (nem que seja parcialmente) se ocorrer sinistros (claro que ninguém quer isso, mas é bom deixar claro porque “merdas acontecem” quando a gente menos espera). Evidentemente que um DBA quer ser responsável pelo banco, mas também quer ser reconhecido por tanto. O reconhecimento financeiro é formal e ratifica o profissional das suas capacidades.

        Na minha opinião, se você puder se manter nesse período é uma oportunidade de ouro, desde que, seu amigo esteja ciente que você não poderá ser plenamente responsabilizado por sinistros. A obrigação é somente sua de manter o banco funcionando e aprender tudo que puder para melhorar o serviço atual.

        E se você efetuar os backups corretamente, não há “perrengue”, pois há sempre a possibilidade de restaurar tudo.

        []s
        Braga

        #93294
        Avatar de Rodrigo MesquitaRodrigo Mesquita
        Participante

          Completando o que o Braga falou, aconselho voce verificar como eles trabalham lá e como voce vai trabalhar. Geralmente algumas empresas para economizar, contratam pessoas com algum conhecimento porem sem experiencia para assumir cargos em que nem sempre a pessoa está preparada ou não tem experiencia suficiente para isso. Se voce for trabalhar junto com outro ou outros DBA´s e estes possam lhe dar apoio é uma boa oportunidade, sua performance vai depender só de voce, mas se vc for ser “o DBA do projeto” fica mais dificil voce aprender.

          #93300
          Avatar de winigmawinigma
          Participante

            Tipo ele já tem o banco implementando, esse banco é nada mais nada menos que o responsável pelos dados da policia civil, ele alimenta uma aplicação feita por uma empresa privada, mas não existe uma pessoa encarregada por ele e por outros bancos menores, eles estão com uma parceria e estão finalizando um novo data center, bem moderno, bem feito mesmo, e ele me disse que apareceram boas oportunidades, bom eu gosto de coisas desafiadoras e que demandem muita responsabilidade, no meu caso ate tenho como me manter por esse período(sem sair de casa, comprar bobagem ou gastos desnecessários ), foi válida a opinião de vocês e agradeço… se tiverem mais opiniões… sou todo ouvidos.

            #93305
            Avatar de EmersonmartinsEmersonmartins
            Participante

              Cara concordo com o Braga se vc tem como se manter durante esse periodo de experiencia por pouco que seja, é viável.Vejamos que nem todo mundo recebe essa oportunidade, mas o que virá depois desses quatro meses!É bom colocar em questão se vc realmente vai ser avaliado para ficar ou nao.Quanto ao aprendizado em oracle sempre é bom estar ao lado de um bom profissional até pq ninguem aprende tudo sozinho!

              Boa Sorte!

              #93597
              Anônimo

                Winigma, fique tranquilo se for o banco de dados que to imaginando ele ta funcionando bem, eu trabalho na prodesp como tercerizado e monitoro um sistema da policia. Como você falou é sigiloso nao posso falar qual é…
                Ele ta super estavel, porem vem um x, quando ele for para policia tera q modificar toda a conexoes de acesso, carga e storage. Pode ter algum problema neste meio. Mais nada que com calma e ajuda do povo de infra nao se resolva.
                Também sou iniciante nao tenho acesso a banco nenhum e estou estudando. Pede mais informaçoes para voce se sentir seguro.

                E boa sorte.

                Abracos…

              Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress