- Este tópico contém 7 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 12 meses atrás por Frango.
-
AutorPosts
-
28 de dezembro de 2009 às 12:18 pm #91776FrangoParticipante
Bom dia amigos,
Estou estudando Oracle (DBA) um tempinho, quero tentar tirar certificação OCA para concorrer a uma vaga de trainee, ou Dba junior, pois não tenho nenhuma experiência com Oracle.
Minha dúvida é a seguinte: OCA 10g ou OCA 11g?Uns falam que é melhor para quem está começando o 11g, ae eu penso que a maioria das bases são 10g.
Gostaria da Opinião de vocês, por serem mais experientes, e por já estarem inseridos no mercado.Abraços!
Feliz Ano novo para todos!28 de dezembro de 2009 às 5:12 pm #91778jspaulonciParticipanteOi Frango, sei muito bem o que é isso, em 2004 eu vivi bem isso.
Bom, sinceramente, o curso que eu fiz em Araraquara , através de um parceiro Oracle foi melhor que os cursos da En sof que eu fiz posteriormente, o IBTA eu não conheço mas dizem que é bom, parece que lá a área de banco é muito boa.
Eu consegui entrar como Jr sem ter certificação, mas c você puder tirar é bom, lembre-se, certificação não garante cargo, o que manda mesmo é a experiência, mas não se desespere, tem espaço para todos no mercado, para os que estão começando e para os experientes.
Eu fiz um cursinho de 9i e estudava muito, depois fiz os cursos da En Sof (10g em 2006) para tirar a certificação OCP , hoje pretendo fazer o new features 11g, e upgrade para OCP.
Quanto a qual curso fazer, vc mencionou que existe muitas bases 10g, eu digo mais, a maioria dos DBAs que conheço, e principalmente das grandes empresas (empresas que tem bases de 4 Tb pra mais) ainda não sairão nem da versão 9, entaum isso é relativo, mas, eu se estivesse começando , faria sem pensar curso para o 11g.Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços28 de dezembro de 2009 às 6:26 pm #91782FrangoParticipanteOi jspaulonci, obrigado pela resposta cara.
Estou ainda nesse dilema, mas a sua resposta já me ajudou muito.
Fico com medo de foca no 11g, pois as versões mais atualizadas dos softwares tendem a automatizar as coisas.
MAs como pretendo tirar minha certificação em 2010, talvez o 11g seja mais o caso..Mais alguma sugestão ?
abraços
28 de dezembro de 2009 às 6:35 pm #91783FrangoParticipanteOi jspaulonci, esqueci de perguntar, Porque você disse que se estivesse começando faria o curso de 11g sem pensar ??
Abraço..
28 de dezembro de 2009 às 8:13 pm #91784PetersonParticipanteFrango,
Há muitas automatizações no 11G que são muito úteis, mas o estudo de versões anteriores te dá a oportunidade de conhecer como o Oracle trabalha. Acho isso muito importante. Trabalhar usando as automações disponíveis e conhecer como elas são feitas e como trabalhar sem elas é o ideal.
Eu estudaria o 11G, mas não deixando de estudar mais profundamente como e porque o sistema trabalha com estas automações.abraço!
29 de dezembro de 2009 às 1:55 am #91793FrangoParticipanteOi Peterson, Obrigado pela resposta.
Concordo, o meu medo maior é não aprender como o Oracle trabalha.
Ainda acho que devo fazer a certificação Oracle 10g..rsMais alguém sugeri algo ??
29 de dezembro de 2009 às 2:07 am #91794fsitjaParticipanteEstudando pela documentação nada é deixado de lado, pois os textos são muito abrangentes. Eu não tenho certificação para DBA, mas estou mirando nela como um próximo objetivo pessoal, e com certeza o 11g é mais negócio. Pense o seguinte: quem tem 10g hoje ainda vai usar o 11g, ou uma versão mais nova no futuro, que ainda não existe hoje mas contenha todos esses recursos que hoje são novidades. Logo o seu certificado terá uma vida útil maior e mostra dinamismo e vontade de aprender coisas novas.
29 de dezembro de 2009 às 5:05 pm #91799FrangoParticipanteBom dia,
fsitja obrigado pela resposta cara.
Pensando como vc disse no futuro.. acho que você está certo.
Pois devo tentar entrar no mercado só em 2011 sendo assim a 11g pode ser mais o caso mesmo.Abraço!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.