Pular para o conteúdo
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Anônimo

É uma pergunta meio idiota de iniciante 😳 , eu sei,mas como dropar um database no Oracle 9i no Linux sem usar o DBCA?

Pelo que pesquisei, não existe um simples comando “drp database” para usar nesta versão… Existe alguma maneira ou somente removendo parte por parte o database?

Obrigado pela atenção… 🙂

Marcio68Almeida
      Participante

Você quer remover o teu database ??? É simples…
        Use o oradim :
        oradim -delete -sid -srvc
        Isto irá remover o serviço do regedit, depois basta remover os diretórios com seu conteudo…

ebertfm
        Participante

Yuchi, Bom dia.

No Oracle 9i não existe o comando drp database. Este comando só existe no Oracle10G. No Oracle 10G ele apaga os arquivos que compõem o banco, os controlfiles e os datafiles.

No Oracle 9i (prá baixo:8,7) vc tem que apagar os arquivos.

O comando oradim -del não é para seu caso, já que vc disse que está utilizando o LINUX. E tb o oradim só apaga o serviço do Windows. Não apaga o banco. Tanto que se vc recriar o serviço, o banco estará lá intacto.

O que vc pode fazer é para apagar um banco na versão 9i no Linux, é:

Verifique os arquivos que pertence ao banco:

select name from v$controlfile;
          select member from v$logfile;
          select name from v$datafile;
          show parameter spfile

Retire o banco do ar, e apague os arquivos listados pelos 4 comandos acima.

Desta forma vc estará apagando tudo que é relacionado com o banco que vc está conectado.

Isto é importante para não correr o risco de apagar arquivos de outros bancos que estão em produção.

QQ dúvida poste uma mensagem.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Anônimo

Obrigado !!! Essa parte eu consegui resolver, mas em compensaçao tive outro erro, agora no SQLPlus…
            “sqlplus: error while loading shared libraries: libclntsh.so.9.0: cannot open shared object file: No such file or directory”

O que aconteceu? Eu deletei algum arquivo por erro ou esqueci de desvincular algo, ou ainda outro problema?

ebertfm
            Participante

Yuchi, dê mais informações.

1) Está dando este erro no banco que vc apagou? Qual foi o procedimento q vc usou?

2) Apagou algum diretório?

3) Este erro acontece em alguns casos: Versão incorreta do Sistema Operacional ( o que não deve ser o caso pq já estava funcionando (certo???).

4)Apagamento de algum arquivo q compõe o comando (normalmente estes arquivos ficam no diretório $ORACLE_HOME/lib.

5)Variável LD_LIBRARY_PATH com valor faltando o diretório lib do Oracle.

6) vc está utilizando um usuário que não está configurado corretamente.

Tente isso e nos diga se arrumou.

Abraços.

Anônimo

Descobri o erro, foi a opçao 6…
                Eu estava tentando iniciar o sqlplus como root… 😳

Qualquer coisa eu pergunto de novo, mas valeu mesmo a ajuda !!!!

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
              • Você deve fazer login para responder a este tópico.
              plugins premium WordPress