- Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 10 meses atrás por
CleitonHanzen.
-
AutorPosts
-
11 de junho de 2008 às 8:01 pm #81961
Cassorielo
ParticipanteOlá amigos!
Tenho um datafile que está com estatus de recover, o que me impede de prosseguir com meu hotbackup, pois o rman pede para que eu restaure primeiro o arquivo. O problema é que este datafile é de indice e eu não utilizo mais. Tentei ALTER DATABASE DATAFILE
OFFLINE DROP tentei também ALTER TABLESPACE DROP DATAFILE… Como faço para excluir de vez esse datafile inútil e prosseguir com meu hotbackup??
OBS.: Não quero recuperá-lo
Agradeço,
Leandro.11 de junho de 2008 às 11:58 pm #81963Anônimo
Se trata então de uma tablespace específica para Índices certo ?
Qual é o tamanho dessa tablespace ?
Se for o caso de uma tablespace de índices, talvez fosse melhor vc criar uma outra, dar um “rebuild” dos índices da antiga para nova e dropar a tablespace antiga.
De qualquer forma, quando vc executou os comandos anteriores deu algum erro ORA-XXXX ?
12 de junho de 2008 às 4:38 am #81966CleitonHanzen
ParticipanteOlá,
Datafiles não podem ser removidos de nenhum jeito, a não ser que você remova a tablespace toda.
O que você pode fazer, é configurar o rman para excluir este arquivo durante o backup. Mas o que recomendo é realmente avaliar o que ocorreu que este datafile está necessitando de recover.
Recomendo isso, pois se o arquivo não está sincronizado com os controlfiles e der um crash no teu banco que for necessário fazer um restore/recover de todo o banco, o Oracle não vai te deixar abrir o banco até que todos os datafiles fiquem sincronizados com o controlfile.Abs.
12 de junho de 2008 às 7:47 pm #81970Cassorielo
ParticipanteEu consegui excluir com o comando ALTER DATABASE DATAFILE OFFLINE DROP; só tem um problema, ele ainda continua saindo na view v$datafile. O que faço? Porque isso? Só pra saberem, este arquivo não existia no SO antes mesmo de excluir com ALTER DATABASE, ele não tem utilização. Agora, meu medo agora (como o Cleiton disse) é de não subir meu banco num próximo shutdown. Me ajudem nessa…
Valeu,
Leandro.15 de junho de 2008 às 5:28 am #81992CleitonHanzen
ParticipanteOpá,
Como disse antes, NÃO EXISTE FORMA DE REMOVER DATAFILE DO BANCO. O comando que você utilizou na verdade vai marcar o datafile para não ser mais acessado, já que a intenção é remover a tablespace, se você tem acesso ao metalink, consulte o note # 111316.1
Lá você vai encontrar as seguintes informações:
“Before we start with detailed explanations of the process involved, please note that Oracle does not provide an interface for dropping datafiles in the same way that you could drop a schema object such as a table, a view, a user, etc.
Once you make a datafile part of a tablespace, the datafile CANNOT be removed, although we can use some workarounds.15 de junho de 2008 às 5:35 am #81993CleitonHanzen
ParticipanteContinuando…
Caso você tem TODOS os archives do banco disponíveis desde o momento que o datafile foi colocado como offline, você pode tentar o comando “recover datafile ‘;” e depois alter database datafile online.
Caso contrário, você pode tentar fazer export dos objetos, recriar a tablespace e fazer import. Mas se alguma informação de algum tabela foi armazenada no datafile, você não irá conseguir realizar o export.
15 de junho de 2008 às 9:39 am #81994Cassorielo
ParticipanteValeu Cleiton!
Acho que a melhor opção realmente é recriar a tablespace e fazer um import. Este datafile não tem informação nenhuma e eu acredito que vá rolar o negócio. Realmente não se deleta datafile, inclusive cheguei coincidentemente no capítulo Gerenciando Tablespaces, do Livro Manual do DBA, da Oracle Press. E lá diz exatamente isso, ou convive com ele (datafile), ou exporta os dados contidos para uma outra tablespace (com outros datafiles). Obrigado pela ajuda.
Aproveitando, quero tirar minha certificação no final do ano, fiz meus cursos de Oracle, estou lendo muito e estudando em casa. No trabalho vivenciando cases como este. Duas perguntas: Vc tem alguma indicação de livros, métodos de estudo e simulados? A prova é difícil?
Obrigado mais uma vez pela atenção dispensada.
Leandro.16 de junho de 2008 às 2:02 am #81996CleitonHanzen
ParticipanteOpá,
Eu adquiri este livro:
http://www.amazon.com/Oracle-Database-C … 0072257903
As provas não são dificeis. Montar um laboratório de estudos e praticar os exercícios é a chave para o sucesso tanto na prova de OCA quanto na prova de OCP.
Mas recomendo que antes das provas, você tenha uma boa experiência e um excelente troubleshoot, caso contrário a certificação não lhe servirá de nada… 😉
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.