- Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 10 meses atrás por
rman.
-
AutorPosts
-
27 de junho de 2012 às 8:37 am #103941
msantino
ParticipantePessoal, como faço pra definir o total de processadores que o meu Oracle pode usar?
Tenho uma base cuja licença é de 1 processador e não queria deixar ele fora do licenciado, ja que por padrão ele pega todos os processadores disponíveis.
E uma dúvida: Minha licença é pra 1 processador e eu tenho 2 instâncias. Eu posso definir uma pra cada processador diferente, diminuindo assim a concorrência? Teoricamente eu estaria usando 2 né? rs…
27 de junho de 2012 às 3:29 pm #103942rman
Participante@msantino
Até onde eu sei o licenciamento está ligado diretamente ao hardware. O licenciamento depende também da versão, por exemplo, standard é por número do socket, já enterprise é por número de núcleos vezes um fator, essa fator depende do processador. De qualquer forma, a licença precisa contemplar o hardware, não dá pra limitar o número de uso de processadores como você perguntou. Outro detalhe, o número de instancias é “ilimitado” isso não influencia no licenciamento.
27 de junho de 2012 às 4:39 pm #103945msantino
Participante@rman,
Estranho isso, porque no SQL Server eu tenho como configurar essa opção. Já ouvi essa conversa sobre o licenciamento pro hardware, mas nem sempre temos um hardware exclusivo pra um software e nesse caso, você pode optar por ter um processador trabalhando pra o Oracle e o restante dos processadores não utilizados por ele ficarão livres pro resto do SO + demais aplicativos.
Como eu disse, no SQL Server é uma configuração ridícula, onde você vai nas propriedades da instância e define quantos e quais processadores ela pode usar pra ela. É muito útil pra questão do licenciamento e também pra quando você tem mais de uma instância rodando na mesma máquina e quer diminuir a concorrência entre elas.
Será mesmo que não dá pra configurar isso no Oracle?
27 de junho de 2012 às 4:48 pm #103946rman
Participante@msantino
Verdade, o SQL Server tem essa opção. Como você citou o SQL Server, estou supondo que você está usando Oracle for Windows, essa questão se definir quais processadores pode até ser possível ser feito pelo Windows, mas isso não vai regularizar o licenciamento do Oracle, você pode até conseguir utilizar apenas 1 processador, mas mesmo assim se você quiser legalizar o licenciamento terá que comprar as licenças de acordo com o hardware.
27 de junho de 2012 às 5:01 pm #103947msantino
ParticipanteNão, eu citei o SQL apenas como comparação. Na verdade to usando Oracle 11g R2 em RHEL 6.2
Tenho 32 CPUs, mas a licença permite o uso apenas de 1.
Consegui achar isso na documentação: http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28320/initparams038.htm, mas não fala nada sobre a aplicação disso em questão de licenciamento.
De qualquer forma, se eu limitar a 1, acredito que esteja dentro do “combinado”. rs..
27 de junho de 2012 às 5:05 pm #103948rman
Participante@msantino
Estamos falando de Standard ou Enterprise? Quantos nucleos tem cada CPU?
Apesar de poder limitar, ainda acho que o licenciamento não estará totalmente legal, consulte um canal oficial Oracle para tirar essa dúvida.
27 de junho de 2012 às 5:15 pm #103949msantino
ParticipanteA versão é Enterprise.
Pois é, preocupante isso! rs… Vou procurar saber…
27 de junho de 2012 às 5:22 pm #103950rman
Participante@msantino
Se é Enterprise o calculo muda completamente… Se você disse ter apenas 1 licença do Enterprise, provavelmente está irregular. E vai ficar bem caro, se for intel o processador o fator é 0,5.
Então fica assim, um hardware com 2 socket e processador intel octocore:
2 * 8 * 0,5 = 8 licenças enterprise.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.