Pular para o conteúdo
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    msantino
    Participante

Pessoal, como faço pra definir o total de processadores que o meu Oracle pode usar?

Tenho uma base cuja licença é de 1 processador e não queria deixar ele fora do licenciado, ja que por padrão ele pega todos os processadores disponíveis.

E uma dúvida: Minha licença é pra 1 processador e eu tenho 2 instâncias. Eu posso definir uma pra cada processador diferente, diminuindo assim a concorrência? Teoricamente eu estaria usando 2 né? rs…

rman
      Participante

@msantino

Até onde eu sei o licenciamento está ligado diretamente ao hardware. O licenciamento depende também da versão, por exemplo, standard é por número do socket, já enterprise é por número de núcleos vezes um fator, essa fator depende do processador. De qualquer forma, a licença precisa contemplar o hardware, não dá pra limitar o número de uso de processadores como você perguntou. Outro detalhe, o número de instancias é “ilimitado” isso não influencia no licenciamento.

msantino
        Participante

@rman,

Estranho isso, porque no SQL Server eu tenho como configurar essa opção. Já ouvi essa conversa sobre o licenciamento pro hardware, mas nem sempre temos um hardware exclusivo pra um software e nesse caso, você pode optar por ter um processador trabalhando pra o Oracle e o restante dos processadores não utilizados por ele ficarão livres pro resto do SO + demais aplicativos.

Como eu disse, no SQL Server é uma configuração ridícula, onde você vai nas propriedades da instância e define quantos e quais processadores ela pode usar pra ela. É muito útil pra questão do licenciamento e também pra quando você tem mais de uma instância rodando na mesma máquina e quer diminuir a concorrência entre elas.

Será mesmo que não dá pra configurar isso no Oracle?

rman
          Participante

@msantino

Verdade, o SQL Server tem essa opção. Como você citou o SQL Server, estou supondo que você está usando Oracle for Windows, essa questão se definir quais processadores pode até ser possível ser feito pelo Windows, mas isso não vai regularizar o licenciamento do Oracle, você pode até conseguir utilizar apenas 1 processador, mas mesmo assim se você quiser legalizar o licenciamento terá que comprar as licenças de acordo com o hardware.

msantino
            Participante

Não, eu citei o SQL apenas como comparação. Na verdade to usando Oracle 11g R2 em RHEL 6.2

Tenho 32 CPUs, mas a licença permite o uso apenas de 1.

Consegui achar isso na documentação: http://docs.oracle.com/cd/B28359_01/server.111/b28320/initparams038.htm, mas não fala nada sobre a aplicação disso em questão de licenciamento.

De qualquer forma, se eu limitar a 1, acredito que esteja dentro do “combinado”. rs..

rman
              Participante

@msantino

Estamos falando de Standard ou Enterprise? Quantos nucleos tem cada CPU?

Apesar de poder limitar, ainda acho que o licenciamento não estará totalmente legal, consulte um canal oficial Oracle para tirar essa dúvida.

msantino
                Participante

A versão é Enterprise.

Pois é, preocupante isso! rs… Vou procurar saber…

rman
                  Participante

@msantino

Se é Enterprise o calculo muda completamente… Se você disse ter apenas 1 licença do Enterprise, provavelmente está irregular. E vai ficar bem caro, se for intel o processador o fator é 0,5.

Então fica assim, um hardware com 2 socket e processador intel octocore:

2 * 8 * 0,5 = 8 licenças enterprise.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                  plugins premium WordPress