- This topic has 2 replies, 2 voices, and was last updated 8 years ago by ysmaylyka soares macedo.
Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
Viewing 3 posts - 1 through 3 (of 3 total)
- You must be logged in to reply to this topic.
Quais são os privilégios que devo fornecer a um usuário para apenas debug em produção, referente a outros esquemas e objetos ? :dry:
Bom, antes de te responder eu *** TENHO *** que dizer : além de dar os privs referentes á DEBUG, vc ** NECESSARIAMENTE VAI TER que dar Acesso (ie, SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE, EXEC nas procedures/functions/packages que o código a debugar chame), e dara acesso em PROD para desenvolvedores é alguma coisa MEGA-SUPER-ULTRA-BOGA *** ARRISCADA *** : é Facinho os cabecinhas ocas soltarem em PROD um SQL monstruosamente RUIM, que consuma lotes e lotes de memória e entupa as suas CPUs e congestione teu I/O…. EU é que não faço isso nem Amarrado – depois que a sujeirada deles põe o ambiente de Produção de joelhos, pára um monte de usuários Importantes e etc, vc acha que eles vão Assumir o que fizeram ?? No way, e depois eu é que tenho que Limpar a sujeirada…. Não rola pra mim…
Isso posto, SE vc quiser/precisar Assumir o risco de deixar essa turminha do mal Acessar teu ambiente PROD, no meu blog em em https://jlc1967.wordpress.com/2016/10/13/debugando-triggers-com-oracle-sql-developer/ eu listo os Privilégios necessários para se debugar algo via rotinas de debug internas do banco Oracle : basicamente são o privilégio de DEBUG CONNECT SESSION e o privilégio de execução na DBMS_DEBUG_JDWP (poderia ser só na DBMS_DEBUG se o debugador que forem usar não for escrito em Java)….
Repito, porém, que ALÈM desses vc vai ter que dar privilégio de CREATE SESSION (pra conectar no banco), de INSERT e/ou UPDATE e/ou DELETE se a rotina a debugar faz essas coisas, ** E ** privilégio de EXECUTE em todos os sub-programas que a rotina a debugar vá chamar…. OK ?
[]s
Chiappa
OBS : eu cito no blog que, além da funcionalidade de debug em si, ainda tem OUTRA maneira de vc depurar um programa, se vc puder mexer no código-fonte dele, que seria vc colocar diversos “prints” no código – em PL/SQL isso poderia ser feito com as built-ins de UTL_FILE ou de DBMS_OUTPUT, por exemplo…. Se vc optar por isso, vc corta a necessidade de receber os privs de DEBUG…
É você tem razão, é bem ariscado mesmo! :dry:
Muito obrigado pela sua resposta, me ajudou muitíssimo.