Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 3 meses atrás por Avatar de fneukirchenfneukirchen.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • #81964
    Avatar de Cleber_AntonioCleber_Antonio
    Participante

      E aí galera..
      Seguinte, eu estou estudando para certificação oca, e comprei um livro(oracle database 10g guia completo para certificação) ele ensina através enterprise edition, e a minha versão é a xe express edition.
      ensina-se a criar banco de dados usando inicialmente o assistente de configuração de banco de dados(DBCA),que se encontra na pasta Oracle_home/bin em um arquivo dbca.bat. Não sei se por a minha versão ser diferente (XE) ela não possui a pasta Oracle_home, e nem esse arquivo, consequentemente não dá para instalar esse arquivo.
      Como parte gráfica eu uso o sql-developer. Gostaria de saber se alguem connhece esse DBCA e se dá pra substituir ele pelo developer, que tbm cria banco de dados ou se é necessário baixar esse DBCA(onde se baixa isso?????) gostaria de saber se é a mesma coisa que o developer ou criando-se um banco pelo dbca tem alguma diferença, só pra quando eu chegar no meio do livro e não ficar pérdido por uma coisa lá atrás entenderam!!!!!
      Valeu galera e t+…..

      #81965
      Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen
      Participante

        Olá Cleber,

        Fiz a minha certificações OCA e OCP há pouco mais de 1 mês, e posso te garantir com certeza absoluta, que você deve utilizar a versão enterprise para estudar (para fins de estudo, não precisa de licença), mesmo por quê a instalação é somente o primeiro de muitos outros pontos que você vai observar de diferente da versão Express para a versão Enterprise.

        Siga os procedimentos do livro (melhor ainda se o livro for em Inglês), pratique os exercícios no seu ambiente de aprendizagem, que aí a certificação fica mais facil que tirar doce de criança…. 🙂

        Abs.

        #82075
        Avatar de fneukirchenfneukirchen
        Participante

          Cleber,

          Para fins de certificação não utiliza XE. O DBCA – Database Configuration Assistant cairá certamente na primeira prova por meio de algumas questões. Isso sem falar que é um utilitário que acompanha o DBA por toda a carreira. O SQL Developer não tem relação direta com o DBCA. SQL Developer é o sucessor do SQL Plus. Aliás o utilitário SQL Plus em sua versão gráfica (sqlplusw.exe) foi descontinuado na versão 11 do Oracle.

          []s

          F. Neukirchen

        Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress