Pular para o conteúdo
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #93745
    Avatar de golttegoltte
    Participante

      Olá,

      Sou recém nascindo aqui forum, gostaria de orientações no mundo dos Profisionais Oracle. Eu tenho 32 anos e trabalhalho com Analista/Desenv com SQL, PL/SQL já uns 5 anos, e atualmente comecei uma Pós em Proj. e Adm. de BD e estou querendo migrar para área de BD, especificamente DBA. Já comecei ler muitas coisas na net relacionadas (atribuições, competências etc) do profissional DBA.

      Minha duvida é como começar os estudos em função das versões 9I, 10g, 11g e por ai vai. Estou querendo comprar um livro chamado: OCA ORACLE DATABASE 11G ADMINISTRAÇÃO I -(GUIA DO EXAME 1Z0-052), observei que ele aborda a parte inicial: Instalação, Adm. Segurança, BKP e Restaução etc, e após este ler a versão II do mesmo.

      Então se eu comerçar por está versão 11g, terei conhecimento das anteriores, ou a coisa muda radicalmente de uma para outra.

      Aceito sugestões e criticas dos companheiros profissionais do forum…

      Grato.

      #93763
      Avatar de vierivieri
      Participante

        Priorize seus estudos sempre na versão atual!!!

        Mas para ser um DBA diferenciado é nescessário
        estudar as versões antigas também, pois os livros são mais detalhados
        no ponto de vista do funcionamento interno. Que é essencial
        para moldar uma linha de racioncinio correta.Que irá te livrar de problemas no futuro.

        Parafraseando… Para entender de politíca vc tem que entender da história, de tudo que ja ocorreu!! Para poder se contextualizar.

        Portanto é bom entender o Oracle como funcionava antes e como está agora, até pq internamente pouca coisa muda, eles apenas vão simplificando e imbutindo opções. Até para se ter uma opnião e definir oque é útil e inutil nas releases mas recentes. Portanto acho que vale a pena queimar umas horinhas lendo manual de 9i de vez em qdo, no inicio.
        Quando solidificar o conhecimento.. abandone-os e queime-os!!rs..
        ou os guarde em uma gaveta bem longe de vc.. mas que vc tenha acesso pois tem mtas empresas pequenas que ainda usam versões antigas…

        Essa é minha opnião..

        []s..

        abraços.

        #93764
        Avatar de golttegoltte
        Participante

          Obrigado Vieri pelas instruções, já estava achando que eu havia escrito alguma bobagem pelo fato de ninguém ter respondido a este post.

          Muito grato…

          #93767
          Avatar de Marcos BragaMarcos Braga
          Participante

            Olá golte,

            Complementando o que o Vieri disse (que está corretíssimo).

            A partir da versão 10 do Oracle houve uma evolução muito grande no quesito de administração do banco com o Enterprise Manager ou simplesmente EM. Essa ferramenta auxiliou muitas pessoas que não sabiam como efetuar várias tarefas de administração do banco de dados. Outras features de gerenciamento automático de memória fez com que bancos menos complexos não precisassem de ajustes para tal. Isso fez com que alguns DBAs aprendessem banco dessa forma: administrando tudo através do EM e se beneficiando das novas features.

            Mas a formação de um DBA Oracle é bem mais que isso, deve-se ter o conhecimento dessa ferramenta e sua utilização, mas deve-se também entender o funcionamento do banco sem essa ferramenta, conseguir efetuar todo gerenciamento que essa ferramenta faz, sem ela. Há ambientes em que você não encontrará uma ferramenta gráfica para auxiliá-lo e aí sim, seus conhecimentos são colocados à prova.

            Adquiri dois livros da versão 11 e há referências de como efetuar o gerenciamento sem o EM e alguns, com dicas de como faziam antigamente (nas versões passadas), fazendo com que o conhecimento das versões anteriores seja utilizado nas versões atuais.

            Como o Vieri disse: o caminho é focar na versão atualmente utilizada sem esquecer de como isso funciona.

            []s
            Braga

            #93777
            Avatar de golttegoltte
            Participante

              Obrigado braga por contribuir com as instruções…

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress