- Este tópico contém 45 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 6 meses atrás por rosterne.
-
AutorPosts
-
13 de julho de 2006 às 6:37 pm #75995Bono VoxParticipante
Renato,
mesmo passando por todos os passos que vc me orientou, continua dando erro, segue:
SQL> alter database rename file ‘e:oracleoradatabanderaxdb01.dbf’ to ‘z:ccabr01xdb01.dbf’;
alter database rename file ‘e:oracleoradatabanderaxdb01.dbf’ to ‘z:ccabr01xdb01.dbf’
*
ERRO na linha 1:
ORA-01511: erro ao renomear os arquivos de log/dados
ORA-01141: erro ao renomear o arquivo de dados 10 – novo arquivo
‘z:ccabr01xdb01.dbf’ não localizado
ORA-01110: 10 do arquivo de dados: ‘E:ORACLEORADATABANDERAXDB01.DBF’
ORA-27041: não é possível abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 3) O sistema não pode encontrar o caminho especificado.Ele não está conseguindo encontrar o arquivo, fiz tudo conforme sua orientação, copiei depois do datafile offline, mas mesmo assim não está encontrando, pode me ajudar meu amigo, estou desesperado.
Alexandre
13 de julho de 2006 às 8:12 pm #75996rosterneParticipanteAlexandre,
Não está conseguindo achar o arquivo “z:ccabr01xdb01.dbf”.
Coloque passo a passo o q vc fez, q assim poderemos descobrir o problema.
Abraço.
13 de julho de 2006 às 9:08 pm #75997Bono VoxParticipanteEntão Renato,
coloquei o datafile offline, copiei, via sistema operacional, o arquivo para o local de destino (ccabr01xdb01.dbf), dei o comando sql alter database rename file, mas ele não achou o arquivo de destino, como vc mesmo pôde comprovar, por que será?
13 de julho de 2006 às 10:58 pm #75999Marcio68AlmeidaParticipantePelo erro, posso imaginar duas coisas…
1. O nome do arquivo ou o diretório destino estão errados…
2. A opção de colocar em uma outra máquina não seja aceita pelo Oracle…13 de julho de 2006 às 11:08 pm #76000rosterneParticipanteAlexandre,
então faça o seguinte:
coloque o tablespace READ ONLY:
alter tablespace NOME read only;
espere que todas as transações termine para o datafile.
Então coloque o datafile OFFLINE.
Então não mova, apenas copie o datafile para a nova localização.
Dê o comando alter database rename file.
Volte pra ONLINE e READ WRITE.
Caso isso não funcione.
dê o comando alter database backup controlfile to trace;
vá na pasta $ORACLE_HOMEadminNOMEDOBANCOudump
e altere a localização do datafile.
Dê um Shutdown no banco, copie o arquivo datafile pra onde vc deseja.
Inicie o banco no NOMOUNT.
e rode o script, ou seja as informações CREATE CONTROLFILE … que se encontra no arquivo TRACE que vc editou com a nova localização.
pronto, agora inicie o banco.
Abraço.
14 de julho de 2006 às 5:04 am #76001Bono VoxParticipanteRenato, agora deu quiprocó, o oracle não consegue mais abrir, monta mas não abre, está pedindo para voltar o resetlogs, como faço isso?
Alexandre
14 de julho de 2006 às 4:43 pm #76002rosterneParticipante- alter database open resetlogs;
Abraço.
14 de julho de 2006 às 7:24 pm #76004Bono VoxParticipanteRenato,
será que não tem nada pra alterar dentro do oracle para ele conseguir visualizar o datafile em outra máquina, pois meu amigo, tentei todas as possibilidades que vc me orientou e todas eles trazem a mesma mensagem:
SQL> alter database rename file ‘E:ORACLEORADATAAVROXDB01.DBF’ to ‘I:ORACLEXDB01.DBF’;
alter database rename file ‘E:ORACLEORADATAAVROXDB01.DBF’ to ‘I:ORACLEXDB01.DBF’
*
ERRO na linha 1:
ORA-01511: erro ao renomear os arquivos de log/dados
ORA-01141: erro ao renomear o arquivo de dados 10 – novo arquivo
‘I:ORACLEXDB01.DBF’ não localizado
ORA-01110: 10 do arquivo de dados: ‘E:ORACLEORADATAAVROXDB01.DBF’
ORA-27041: não é possível abrir arquivo
OSD-04002: não é possível abrir arquivo
O/S-Error: (OS 3) O sistema não pode encontrar o caminho especificado.Tentei conversar com o suporte técnico da oracle e não consegui, eles pediram para abrir um chamado no metalink, meu csi já venceu, vou continuar tentando aqui, mas se vc lembrar de alguma coisa, pelo amor de Deus, ajude-me.
Obrigado Renato
Alexandre
14 de julho de 2006 às 8:27 pm #76005rosterneParticipanteAlexandre,
vc recriou o controlfile como te falei e alterou o caminho do datafile?
Qual versão do Oracle vc utiliza?
Atente também para CHARACTER SET da máquina que vc está copiando o arquivo e a do banco.
Um outro ponto é que o Oracle pode iniciar como um usuário que não tenha o acesso à uma pasta compartilhada (ou o driver foi mapeado depois que o oracle foi inicializado etc.). Tente editar o serviço(OracleServiceSID) para iniciar o Oracle com uma conta de usuário diferente na aba Log On.
Por default, o OracleServiceSID loga como SYSTEM. Essa conta não tem “full control” que precisa acessar do drives de rede. Vc precisa escolher uma outra conta no OracleServiceSID para evitar este problema.
Isso é muito importante!!!
Abraço.
Abraço.
14 de julho de 2006 às 8:46 pm #76006Bono VoxParticipanteRenato meu amigo,
já deu para vc perceber que estou começando nessa vida de Oracle, veja bem, eu não tentei fazer as alterações que vc me orinetou no meu banco produção, tenho no meu pc um banco Oracle 8i, e do meu pc eu estou tentando fazer essas alterações, será que é isso? O Oracle só consegue enxergar de servidor para servidor? Existe algma diferença no Oracle instalado no pc e ouro instalado no servidor?
Não entendi muito bem essa parte que vc falou sobre o system, quando o Oracle é iniciado ele carrega como usuário o System? Mas eu me logo no SQL como SYS as sysdba. E onde eu encontro essas informações?
Obrigado,
Alexandre
14 de julho de 2006 às 8:50 pm #76007Bono VoxParticipanteEu recrei o controlfile como vc me ensinou, mas deu vários erros de banco não montado, entre outros.
14 de julho de 2006 às 8:56 pm #76009rosterneParticipanteAlexandre,
já que sua versão é a 8i, acredito que seja problema de conta usuário mesmo!
To falando da conta do S.O. em que o serviço Oracle está rodando.
Faça o seguinte.
start –> run –> services.msc
Vá no serviço OracleServiceSID, clique com o botão direito nele e vá em Properties.
Vá na aba Log On e marque a opção This Account.
Escolha um usuário pertecente ao grupo Administrator ou que tenha acesso a esse drive. Passe a senha dessa conta e em seguida confirme.
Reinicie o serviço e coloque o banco no ar.
Veja se funciona.
OBS: Essa sua máquina tem que está vendo a máquina de rede em que vc deseja colocar o datafile.
Abraço.
14 de julho de 2006 às 9:02 pm #76010Bono VoxParticipanteEsse usuário tem que ser de sistema operacional, ou seja, eu sou administrador da minha máquina, então eu posso colocar o meu nome e minha senha que utilizo para logar aqui no meu pc?
14 de julho de 2006 às 9:06 pm #76011rosterneParticipantePode sim,
mas recomendo pegar uma conta de rede que tenha acesso a pasta e colocar no grupo “Administrator” da máquina.
Após isso utilize-a no serviço do banco.
Abraço.
14 de julho de 2006 às 9:06 pm #76012Bono VoxParticipanteDeixa eu te perguntar outra coisa, não há a necessidade de existir um banco instalado onde quero colocar meus aquivos .dbf? A única exig~encia é a de enxergar o diretório na máquina de onde o banco está instalado, não é isso?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.