- Este tópico contém 12 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 9 meses atrás por Bruno Eles.
-
AutorPosts
-
21 de janeiro de 2014 às 11:41 pm #106284Bruno ElesParticipante
Olá pessoal.
Estou precisando de uma ajuda.
Tenho em meu servidor, uma base chamada xmlhomolog.
Eu consigo conecta-la normalmente pelo SqlDeveloper, porém, se tento criar uma conexão pelo “Net Manager” ele me apresenta a seguinte mensagem: “É necessário “um nome do serviço” válido” .Vocês podem me ajudar ?
Grato.
22 de janeiro de 2014 às 2:10 pm #106287rmanParticipante@Bruno Eles
Como é feita a conexão do Net Manager? É através do tnsnames? Se for é necessário instalar um client Oracle. Pergunto isso, porque o Sql Developer utiliza jdbc e não depende um client Oracle instalado.
22 de janeiro de 2014 às 7:55 pm #106292Bruno ElesParticipanteOlá rman,
Então, a conexão do Oracle Net Manager é feita através do tnsnames, quando você cria o serviço ele escreve no arquivo tnsnames.ora.
Na verdade eu tenho o client do Oracle instalado, acesso minhas outras bases de dados normalmente, estou com este problema, mas, somente nessa base.Você tem alguma dica para isso?
Grato.
22 de janeiro de 2014 às 8:57 pm #106293rmanParticipante@Bruno Eles
Creio que pode ser 2 coisas, ou a configuração no tnsnames está errada, ou a configuração no Net Manager não está apontando para a conexão configurada no tnsnames.
Tente conectar pelo sqlplus utilizando a conexão configurada no tnsnames. Posta o tnsnames.
22 de janeiro de 2014 às 9:22 pm #106294Bruno ElesParticipanterman,
pelo sqlplus foi normalmente. Porem, como o Net Manager esta mostrando aquela mensagem de erro eu fiz a alteração do tnsnames.ora manualmente.[color=#0000bb]# tnsnames.ora Network Configuration File: C:Oracleproduct10.1.0Client_1NETWORKADMINtnsnames.ora
Generated by Oracle configuration tools.
SISJURI =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.203)(PORT = 1521))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = sisjuri)
)
)XMLHOMOLOG =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.202)(PORT = 1521))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVER = DEDICATED)
(SERVICE_NAME = xmlhomolog)
)
)HOMOLOG =
(DESCRIPTION =
(ADDRESS_LIST =
(ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 192.168.0.202)(PORT = 1521))
)
(CONNECT_DATA =
(SERVICE_NAME = homolog)
)
)[/color]
23 de janeiro de 2014 às 12:41 am #106300Fábio PradoParticipanteBruno, o nome do serviço (SERVICE_NAME = xmlhomolog) no tnsnames deve estar errado.
Para testar, na máquina cliente, entre na pasta bin do oracle client e execute o comando abaixo e poste aqui o resultado:
tnsping xmlhomolog
Para mais detalhes leia o artigo Entendendo o Oracle Net Services e o arquivo TNSNAMES.
[]s
Fábio Prado
23 de janeiro de 2014 às 2:18 pm #106301rmanParticipante@Bruno Eles
Se você conseguiu conectar pelo sqlplus, quer dizer que o tnsnames está correto.
Posta uma screenshot da tela de conexão do Net Manager, lá deve estar errado.
23 de janeiro de 2014 às 2:54 pm #106302Bruno ElesParticipanteFabio, bom dia.
Obrigado pelo retorno, executei o comando tnsping e retornou “ok” (resultado abaixo).[b][color=#0000bb]
C:Oracleproduct10.1.0Client_1BIN>tnsping xmlhomologTNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 10.1.0.2.0 – Production on 23-JAN-2
014 08:43:10Copyright (c) 1997, 2003, Oracle. All rights reserved.
Arquivos de parÔmetros usados:
C:Oracleproduct10.1.0Client_1networkadminsqlnet.oraUsado o adaptador TNSNAMES para resolver o apelido
Attempting to contact (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)
(HOST = 192.168.0.202)(PORT = 1521))) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERV
ICE_NAME = xmlhomolog)))
OK (0 ms)
[/color][/b]23 de janeiro de 2014 às 3:26 pm #106304Bruno ElesParticipante23 de janeiro de 2014 às 3:54 pm #106305rmanParticipante@Bruno Eles
Agora que eu relacionei o nome com a pessoa. O Net Manager gera o tnsnames em modo gráfico.
Acabei de criar um conexão com os dados que você passou e está ok. Deve ser algum bug na versão do Net Manager que você utiliza.
23 de janeiro de 2014 às 5:06 pm #106306Bruno ElesParticipanterman, bom dia.
Entendi, mas, caso seja bug no Net Manager, quando eu alterasse o tnsnames.ora manualmente era pra funcionar correto?
Por que na verdade meu problema é o seguinte.
Eu utilizo o ERP TOTVS RM e para conexão eu tenho que criar um serviço no Net Manager, ir no BDE Administrator e criar um conexão com o alias que criei no Net Manager.
Por exemplo eu tenho uma base que se chama “HOMOLOG”, eu fui no Net Manager criei o serviço, e não deu nenhum erro, fui até o BDE Administrator e coloquei o alias da conexão e funcionou corretamente minha aplicação.Dai, eu tenho essa base que se chama xmlhomolog, eu gostaria de fazer o mesmo acesso pela aplicação, porém, quando fui utilizar o Net Manager ele já me mostrou aquela mensagem de erro, bom, pensei que alterando o tnsnames.ora manualmente iria funcionar a aplicação, porém quando adiciono o alias no BDE Administrator ele já não consegue a conexão, e consequentemente minha aplicação também não.
23 de janeiro de 2014 às 5:18 pm #106307rmanParticipante@Bruno Eles
O que eu vejo é o seguinte, o Net Manager é apenas uma ferramenta que gera o tnsnames. Se você já tem o tnsnames configurado, esquecemos o Net Manager.
Creio que não exista nenhuma dependência entre no erp e o Net Manager, o importante é ter o tnsnames configurado corretamente, e isso você já tem. O problema está no BDE Administrator. Faça testes em cima dele pra ver se descobre algo.
Se não descobrir nada, abra um chamado na TOTVS, eles vão te dar suporte.
23 de janeiro de 2014 às 10:36 pm #106308Bruno ElesParticipanterman, obrigado pelas respostas.
Concordo com você, abri o chamado , pois, achei curioso.
tenho outras aplicações que utilizam o BDE e estão conectando normalmente.
Fora isso achei curioso essa mensagem no Net Manager, pois, nos outros BDs ele vai normalmente.
Dai juntei o BDE e o Net Manager me apresentando “erro”, deve ter alguma coisa errada com a conexão da BD.De qualquer forma, obrigado pelas interações.
Grato.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.