Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 6 meses atrás por Avatar de Julio CesarJulio Cesar.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Avatar de Julio CesarJulio Cesar
    Participante

Caros amigos, preciso da ajuda de vocês…

Estou tentando configurar o SQL Developer, porém sem sucesso. Instalei o Oracle 11g R2 Standard em um máquina Windows 8 x64 – 4 GB RAM / 500 GB HD; Na minha máquina eu já tinha instalado o JDK e o JRE (últimas versões). Na máquina deixei como IP dinâmico…

Consegui usar pelo SQL Plus normal, mas pelo SQL Developer ele dizer que não conseguia se conectar (Criar Conexão Banco de Dados)…

Precisa setar alguma variável no windows em relação ao SQL Developer, tipo: tnsnames, oracle_home …

Participante

@Julio Cesar

O SQL Developer realiza a conexão via JDBC, logo não irá utilizar o tnsnames.ora.

Não existe segredo nenhum para configurar a conexão. É só preencher os dados na tela de conexão, qual é o erro apresentado?

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
        Participante

@Julio,

O problema não está no SQL Developer, mas sim na configuração do Oracle Net Services. Leia o artigo Entendendo o Oracle Net Services e o arquivo TNSNAMES, que ele te ajudará a encontrar e corrigir o problema.

[]s

Participante

@Fábio Prado

O SQL Developer não utiliza o client do Oracle, a conexão é via JDBC.

Avatar de Julio CesarJulio Cesar
            Participante

Prezados,

A instalação do 11g R2 foi seguida por alguns erros, mas fui orientado a dar next > next…e não me atentei a dar um print ou anotar tais erros. O ambiente de configuração do Oracle é bem intuitivo, e a instalação do 11g R2 mesmo com erros rodou tranquilamente, cheguei a criar tabelas com o SQL Plus, com o developer deu erro na comunicação com o servidor. Tentei alterar o host pelo tnsnames.ora e listener.ora , mas não funfou….

Foi feita a desinstalação do mesmo por completo (11g R2 + SQL Developer), instalação do Oracle XE + SQL Developer, edição das variáveis “Oracle_Home” e alteração dos registros do Oracle no Windows.
              Funcionou !!!

Agradeço a ajuda de todos…

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress