- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos atrás por chduarte.
-
AutorPosts
-
22 de dezembro de 2006 às 4:44 pm #77710gabrielherdtParticipante
Bom Dia! Gostaria De uma breve comparação emtre o SGDB Oracle 10g e
seus concorrentes Free(mysql e postgreeSQL). Para Aplicações Desktop de grande porte(mais de 200 tabelas e muitas delas mais de 250.000 registros). Sem Levar consideração valores $. E também vantagens do oracle em relação aos Bds Free.Ta dicil achar material assim na net
sds gabriel
22 de dezembro de 2006 às 6:26 pm #77721chduarteParticipanteNa verdade o unico banco que pode ser comparado ao Oracle é o DB2 da IBM. Acredito que nenhum destes bancos free seja para aplicacoes comerciais de grande porte.
Eu sou totalmente a favor de bancos free para uso em aplicacoes pequenas. Talvez para aplicacoes do tamanho que voce colocou abaixo, o postgreeSQL seja o mais apropriado. Este é um dos bancos free que mais se assemelha ao Oracle.
Voce pode agora escolhar tambem o Oracle 10g express. Ele é free para uma quantidade X de tamanho e tem muitas das features das versoes Standard e Enterprise.
Grande []
22 de dezembro de 2006 às 7:22 pm #77729gabrielherdtParticipanteConcordo com vc para aplicações pequenas e web os bancos free sao os mais indicados
Mas estou precisando saber as desvantagens dos bancos free em relação ao oracle.
Por exemplo :=> Algumas desvatagens do MYSQL para o oracleNão há a possibilidade de definir:
a) regras de banco, cálculos
b) integridade de dados
c) funções, procedimentos padrões em banco de dados
Isto veio só na última versão 5.0, mas que por exemplo não tem documentação oficial em português ainda.22 de dezembro de 2006 às 8:03 pm #77730srCleberParticipantePrezado colega,
Um de meus projetos na faculdade tecnologica FATEC focou exatamente seu questinamento; em poucas paginas realizei algumas comparações entre os dois bancos pagos mais conhecidos: ORACLE e DB2 e entre BDs frees como Interbase, MySql, PostGree e similares; neste pequeno texto que elaborei de aproximadamente 70 paginas abordo algumas destas diferencas.
A monografia intitulou-se “Gerenciadores de Banco de dados Proprietarios versus Gerenciadores de Banco de dados de Arquitetura Livre.” Posso enviar-lhe se tiver interesse ; peca pelo meu email srcleber@yahoo.com.br
A análise de diferencas deve sempre levar em conta o objetivo, linha de negocios, seguranca, e toda aplicabilidade que se espera do SGBD a ser escolhido. Seria tolice querer comparar a esmo SGBDs de arquitetura paga e free sem considerar a real necessidade da empresa ou instituição.
Os bancos free podem ser indicados para inumeras situações e necessidades; comportam processamentos e armazenamento de tabelas gigantescas como o MySQL; contudo quesitos de seguranca, velocidade, tempo de resposta , portabilidade, e versatilidade para backups entre outros deverao ser avalidos com cuidado.
Obviamente que se comparássemos a esmo; o banco Oracle seguido pelo DB2 apresentariam inumeros recursos poderosos que não estao disponíveis em BDs free; portabilidade , seguranca, alem de permitir uma certa seguranca emocional, psicológica e mesmo legal por ter em contrato garantias de suporte que somente empresas com grandes estruturas altamente elaboradas podem disponibilizar em caso de qualquer problema que possa ocorrer.
Não tenho a palavra final sobre o assunto e isso é obvio; mas em virtude de minha pesquisa que se resume a 70 paginas; poderá ter um breve apanhado sobre as principais características destes bancos que citei; ate mesmo nocoes de preco; embora desatualizadas porque o texto foi elaborado a dois anos.
O material encontra-se catalogado e disponível na biblioteca da FATEC.
Abracos
Cleber Rodrigues
Consultor Oracle22 de dezembro de 2006 às 8:15 pm #77735chduarteParticipanteCleber,
Acredito que este seu estudo seja otimo para ser publicado em alguma pagina publica para que todos que procurem possam dar uma olhada nele.
Grande []
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.