- Este tópico contém 5 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 11 meses atrás por msantino.
-
AutorPosts
-
3 de janeiro de 2012 às 8:00 pm #102354msantinoParticipante
Tenho 5 instâncias Oracle em um ambiente de DEV, todas com as configurações default de instalação. O servidor possui no total 2GB de RAM, sendo que cada uma delas está configurada com 572MB de SGA (todas iguais):
sga_max_size big integer 572M
sga_target big integer 572MSei que no final ficam livres cerca de 40MB para o SO (free –m) e o mesmo está alarmando constantemente pela falta de memória.
Eu queria ajustar essa SGA de cada um deles, mas não sei se posso simplesmente baixar a de todos e pronto ou se tenho como calcular, de acordo com o uso atual, quanto eu poderia baixar de cada um deles.
Como são instâncias de desenvolvimento, não é um cenário crítico, mas a minha idéia é fazer certo e calculado pra, se um dia precisar fazer em um ambiente de produção, saber o que fazer e como calcular.
Podem me dar uma força??
Valeu galera… abs
3 de janeiro de 2012 às 8:31 pm #102355rmanParticipante@msantino
Solução ? Compra mais memoria 😆
Espremer a SGA pode degradar a performance… a SGA já está pequena…
3 de janeiro de 2012 às 8:32 pm #102356Victor ArmbrustMestreO que eu recomendaria neste cenário, mesmo sendo instances de desenvolvimento, é utilizar o AWR, coletar por um período de tempo durante a utilização das instances… Após a coleta gerar um relatório e verificar qual a melhor quantidade de memória a ser alocada.
Acho que a maneira mais precisa de saber “quanto” de memória realmente é necessária para cada instance…
4 de janeiro de 2012 às 12:06 am #102357msantinoParticipante@RMAN,
Com certeza o upgrade de memória seria o adequado, mas você já viu uma empresa dar valor a um servidor de desenvolvimento? Eu pelo menos só vi isso acontecer quando ela dá problema e então todos param de trabalhar! Aí sim nego dá valor! Do contrário, “é isso o que temos e pronto”!
@varmbrust,
Gerei o AWR dos últimos dias, mas não sei exatamente quais parâmetros devo considerar. Sei que, na parte do advisor ele me sugeriu que aumentasse a SGA (óbvio! rs…) e como o meu objetivo é baixar, não acho que será de grande ajuda.
De qualquer forma, consegui identificar que uma das 5 instâncias não é usada e então parei ela. Com isso liberou um pouco de memória. Diminui o tamanho da SGA de outras 2 de 572 pra 300 já que, segundo o responsável pela infra me afirmou que as mesmas são muito pouco utilizadas. Acho que assim vai dar uma aliviada por enquanto, mas prometeram um upgrade pra essa máquina. Será? Será? hahahah
Valeu galera pela força…
4 de janeiro de 2012 às 3:34 am #102361fabiogaleraParticipante@msantino,
Ja tive a oportunidade de trabalhar com implementações e otimizações desse tipo e posso te dizer, com convicção, que sua grande maioria, levando em consideração ambientes de dev, que a solução foi remover metade das instâncias e importar os schemas em uma única base de dados =).
Isso irá depender do que os “chefes” vão querer, o quão importante é esse ambiente de Desenvolvimento, o tamanho das Base de Dados, o modo como é feito o desenvolvimento, se usam o mesmo User nas Base de Dados, caso sim, se é por causa de versões diferentes da mesma aplicação, se é uma aplicação terceira, etc.
A idéia principal é juntar tudo em uma Base de Dados ao invés de fazer upgrade de memória, é uma idéia de Custo/Benefício. Não valeria a pena vocês gastarem alguns reais para ter mais memória sendo que usam a BD apenas para consulta, ou para executar scripts para teste de SINTAX de Comandos, etc.
Conheça bem o lado deles, isso irá definir onde você deve prosseguir.
5 de janeiro de 2012 às 4:31 pm #102380msantinoParticipante@fabiogalera,
Concordo 100% com você nas suas observações e acho completamente desnecessário um upgrade de memória, inclusive porque é uma máquina virtual e eles vão precisar colocar mais memória no servidor físico pra isso.
Mas a gente faz a nossa parte, né? Avalia, orienta e indica o melhor caminho. Como o custo de manutenção desse hardware é deles, tudo indica que eles preferem seguir pelo caminho do upgrade e manter todas as instâncias mesmo…
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.