Pular para o conteúdo
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    Participante

Galera, estou acessando uma VMWARE aqui e dentro dela tem uma base de dados instalada ORACLE, e o PL/SQL DEVELOPER tb instalado, porem ele nao esta configurado, sincronizado em NADA COM o banco, ou seja, quando eu abro ele aparece USER, PASS E DATABASE em branco, sem nada pare selecionar.. a unica coisa q eu sei que o banco chama DFL, o user DFL e a senha DFL, tentei colocar tudo DFL e ele dá PAL de OracleHomeKey e OracleHomeDir.. fuçei na net e achei la no tools configure eu preciso indicar esses 2 caminhos correto? Mas eu nao manjo.. só tem uma pasta no C que chama ORAHOME_1 e outra oracle apenas… o que eu tenho q fazer? como descubro qual caminho devo indicar?? Obrigado!

Participante

Fala Maths..!!

Mano.. seguinte.. o Pl/Sql Developer acessa o banco via TNSNAMES, basta vc criar um TNSNAMES apontando para o seu banco..!!

E ai vai aparecer na lista de bancos o que vc quer acessar..!!

Abraços..!

Participante

[quote=”Thunder_Catz”:3i6oc5jp]Fala Maths..!!

Mano.. seguinte.. o Pl/Sql Developer acessa o banco via TNSNAMES, basta vc criar um TNSNAMES apontando para o seu banco..!!

E ai vai aparecer na lista de bancos o que vc quer acessar..!!

Abraços..![/quote]

Entendii cara muito obrigado, o problema é, como eu faço isso? oeuuheuhUHeue, o que seria esse tns? tem comando?? me explica por favor!

Participante

Você consegue acessar através do SQL*Plus nessa máquina?

Tem que ver se o Client Oracle para sua versão está instalado. Se estiver, no diretório de instalação vai ter um arquivo chamado TNSNAMES.ORA

Tipo:

C:appproduct10.2.0client_1NETWORKADMIN

C:oracleproduct10.2.0client_1NETWORKADMIN

10.2.0 é a versão do client, no exemplo acima 10.2. Vai depender da versão do seu client que foi instalada.

Depende de onde instalaram o client., vai ser sempre nessa pasta NETWORKADMINtnsnames.ora

Tem que editar esse arquivo configurando o seu servidor.

O melhor é copiar de outro colega seu que já tenha o arquivo corretamente funcionando.

Para testar dá para usar o command line do windows (arquivo, executar, cmd) e chamar TNSPING e o nome do seu serviço Oracle depois, para ver se foi configurado correto.

Participante

Então, eu fui la no search e dei um tnsnames.ora e ele me achou 2 arquivos.

E:oracleproduct10.2.0db_1NETWORKADMIN
              E:oracleproduct10.2.0db_1NETWORKADMINSAMPLE

Eu abri e ambos sao bloco de notas identicos =P.. olha o que tem neles =P
              tnsnames.ora Network Configuration File: e:oracleproduct10.2.0db_1networkadmintnsnames.ora
              Generated by Oracle configuration tools.

DFL =
              (DESCRIPTION =
              (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = sfopentech)(PORT = 1521))
              (CONNECT_DATA =
              (SERVER = DEDICATED)
              (SERVICE_NAME = DFL)
              )
              )

EXTPROC_CONNECTION_DATA =
              (DESCRIPTION =
              (ADDRESS_LIST =
              (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC0))
              )
              (CONNECT_DATA =
              (SID = PLSExtProc)
              (PRESENTATION = RO)
              )
              )

o.O.. só sei que a porta do servidor q estou usando é 8080, e ali está 1521, está correto? devo alterar? o que mais preciso mudar? o.O

Participante

Opa..!

Não muda nada.. o oracle trabalha com a porta 1521 mesmo..

No Pl/SqlDeveloper.. no terceiro campo (onde vc informa qual banco vai conectar..) vc vai clicar no combo box e selecionar o DFL e colocar usuário e senha.. mas vc tem q user um usuário que tenha permissão de connect..

Ve se agora vai..!!

Abraços..!

Participante

[quote=”Thunder_Catz”:1b62x4u9]Opa..!

Não muda nada.. o oracle trabalha com a porta 1521 mesmo..

No Pl/SqlDeveloper.. no terceiro campo (onde vc informa qual banco vai conectar..) vc vai clicar no combo box e selecionar o DFL e colocar usuário e senha.. mas vc tem q user um usuário que tenha permissão de connect..

Ve se agora vai..!!

Abraços..![/quote]

Entao, o tnsnames estava la bunitinho, eu salvei, nao mexi em nadinha e ele nao esta me trazendo banco nenhuma na hora que eu tento conectar no developer entender?? Ele me traz aquele dropdown box vazio, sem nada, como se ele nao estivesse puxando as informaçoes do TNS, eu liguei para um amigo que trabalha aqui e manja mtu!! Ele disse iria me retornar em breve, estou aguardando =P

Participante

Opa..!

Amigo.. tem um campo no propriedades do pl/sql developer q define qual o caminho do oracle home.. nao lembro qual o nome do campo…. da uma verificada.. pois acredito q seja isto..!!

Abraços..!

Participante

Olá,

Qual a versão do cliente Oracle 32 bits ou 64 bits?

O PL/Sql Developer não funciona com o 64 bits…

Se for o caso instale um client do 32 bits

[]s Ishii

Participante

Como padrão o PL/SQL Developer deixa o caminho do Oracle Home como “auto-detect”. Geralmente funciona se você tiver apenas uma instalação de client Oracle na máquina, mas não é seu caso, senão teria achado mais TNSNAMES.ORA.

O que pode acontecer também, que já tive problemas, é que o PL/SQL Dev. só funciona com versão client 32-bit do Oracle. Se foi instalado client 64-bit precisa ser substituído por uma versão 32. Creio que não seja seu problema, mas nunca se sabe.

Testa no command-line do windows o comando: tnsping dfl

E vê se o servidor é alcançado pelo ping.

Senão tenta depois um comando: tracert sfopentech

E verifica se o trace consegue chegar no host do seu servidor. Pode ser problema de firewall.

Participante

Entao galera, é o seguintei, enviei o TNSNAMES pro cara que trabalha aqui ele verificou la na casa dele e disse que estava perfeito, era esse TNS mesmo, disse apenas para tirar aquele sfopentech e colocar localhost salvar e tentar abrir o PL.. fiz isso e nao foi, ai ele disse porra, entao tenta reinstalar o PL/SQL, eu vou fazer isso agora…

Mas galera, quero que voceis entendam que eu estou manipulando o PL que esta em um servidor, outra maquina, acesso ela pelo acesso remoto aqui do windows, coloco o IP e entro nela, dentro dela tem o sql plus, que funfa maravilhosamente, eu dou um CONN DFL/DFL e ele conecta perfeitamente.. ou seja, eu entrei la nas propriedades do pl/sql e tem um negocio de oracle home e oracle libray que estao em auto detected.. eu preciso mudar ou indicar alguma coisa ali??

A maquina q estou acessando é windows server se nao me engano, ela tem 12gb de memoria, entao acredito q seja obviamente 64bits.. o q eu devo fazer?? tenho que baixar um PL/SQL versao 64 bits?? Obrigado!!

Participante

Olá,

Não há versão 64 bits do PL/Sql Developer a solução é instalar um client Oracle 32 bits.

[]s Ishii

Participante

Como eu descubro se o oracle que esta naquela maquina é 32 ou 64bits??

Edit:

Galera, fiz esse select q achei na net para ver se o banco é 32 ou 64, vejam!

SQL> select * from v$version;

BANNER

Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.1.0 – 64bi
                              PL/SQL Release 10.2.0.1.0 – Production
                              CORE 10.2.0.1.0 Production
                              TNS for 64-bit Windows: Version 10.2.0.1.0 – Production
                              NLSRTL Version 10.2.0.1.0 – Production

É 64 bits certo?? Ou seja, nao está funcionando por isso?? é certeza??

Participante

Aquele select mostra que seu servidor de banco de dados é 64-bit. Mas o Oracle Client instalado pode ser um 32-bit, e precisa ser um 32-bit para funcionar com o PL/SQL Developer.

Baixa no site da Oracle o Client 32-bit para Windows.

No link abaixo tem:
                                http://download.oracle.com/otn/nt/oracl … _win32.zip

Ou por aqui se não funcionar o link acima:
                                http://www.oracle.com/technology/softwa … nsoft.html

Anônimo

Cara, o developer funciona em 64bits sem problema, é o que utilizamos aqui na empresa. A configuração do tnsname.ora tem que ficar mais ou menos assim:
                                  ITN =
                                  (DESCRIPTION =
                                  (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = 172.16.4.125)(PORT = 1521))
                                  (CONNECT_DATA =
                                  (SERVER = DEDICATED)
                                  (SERVICE_NAME = itn)
                                  (INSTANCE_NAME = itn)
                                  )
                                  )
                                  tem que estar o ip correto e o nome da instance e do service.
                                  Além disse nas variaveis do ambiente da tua máquina, variavel do sistema tem que estar no path algo assim:
                                  c:oracleproduct10.2.0client_1bin;

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
                                • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                                plugins premium WordPress