Pular para o conteúdo
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Avatar de César CarvalhoCésar Carvalho
    Participante

Boa noite,

Pessoal um colega me falou que tinha montado um cluster de Oracle Ativo-Passivo em cima do serviço de cluster da Red Hat, alguém já montou? teria como me passar o documento ou rascunho, fiquei curioso e gostaria de montar em laboratório, ate hoje só montei cluster com o grid da própria Oracle.

Ele me falou que essa solução era mais barata porque usava o serviço nativo do próprio SO.

Att,

César

Avatar de CleitonHanzenCleitonHanzen
      Participante

Opá….

Então, já vi um cluster desses em produção. Só algumas observações sobre o uso:

• Foi usado RHCS (red hat cluster suite) não por questão de “custo”, mas sim por questão de “licenciamento” mesmo. Cada máquina possui 4 processadores e usa a versão 10g Standard Edition e por decisão do projeto, não foi autorizada a utilização do GI 11g, logo, seria necessário montar um RAC e que não poderia ser licenciado pela quantidade de processadores.
        • Para ser usado o RHCS + Oracle, tanto o banco quanto os pontos de montagem do storage foram adicionados como “Recurso do Cluster” e quem gerencia o stop/start e relocate dos recursos é o Cluster.

• O RHCS é licenciado a parte e até vi, custa uma pequena babilônia, enquanto o GI é free (desde que tenha algum produto Oracle licenciado rodando sobre ele).

• O RHCS foi utilizado também por haver 2 sites distintos, que replicam luns via storage e está sendo usado o cluster ativo-passivo, como parte da solução de DR do cliente, fora este caso, não consigo ver “aplicação” para o cluster via SO para banco de dados.

Nunca instalei o cluster do zero, porém a instalação do produto oracle + criação/migração do banco foi totalmente “transparente” para mim (fui o DBA do projeto).

Abs.

Participante

Oi,
          Em cima do cluster da Red Hat ainda não vi, mas sei que o Oracle tem uma ferramenta que chama Oracle Fail Safe que permite instalar um cluster Oracle em cima de um cluster Windows. Não sei se essa ferramenta também roda no Linux. Mas acredito que o princípio seja o mesmo.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress