Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 10 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Avatar de FABIANE SORBAR FONTANAFABIANE SORBAR FONTANA
    Participante

Bom Dia…

Preciso realizar um calculo onde existe a necessidade de acumular valor em uma variável.
      Estou usando desta forma:

soma := soma + x

porem quando executo o select a soma não é efetuada…

alguém pode me dar uma dica sobre isso.
      Obrigada

Avatar de Jefferson de Almeida CostaJefferson de Almeida Costa
      Participante

Fabiane,

Utilize uma Package para declarar sua variável como publica, conforme exemplo abaixo:

//Package para declarar a variavel como pública
        CREATE OR REPLACE
        PACKAGE pkg_soma
        IS
        soma NUMBER := 0;
        END;

//função para a soma
        CREATE OR REPLACE
        FUNCTION FCT_SOMA(
        x NUMBER)
        RETURN NUMBER
        IS
        BEGIN
        pkg_soma.soma := pkg_soma.soma + x;
        return pkg_soma.soma;
        END FCT_SOMA;

//select para chamar a function e somar a varivel
        SELECT FCT_SOMA(1) FROM dual CONNECT BY level <= 10;

Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
        Moderador

Colega, o que me causa espécie é a sua frase :

“porem quando executo o select a soma não é efetuada…”

de onde eu deduzo que vc escreveu uma STORED FUNCTION que é chamada a partir do SELECT que vc escreveu, tipo :

SELECT colunaX, colunaY, NOMEDAMINHAFUNCTION(colunaasmoar) FROM nomedaminha tabela;

algo no estilo, imagino…. Saiba que isso pode dar consequências de performance (pois o Otimizador de SQL só conhece SQL, ele nem imagina como vc programou a tal função) E de consistência (pois devido a otimizações no plano de execução, e coisas como array processing a função pode não ser chamada uma vez pra cada linha) : https://asktom.oracle.com/pls/apex/f?p=100:11:0::::P11_QUESTION_ID:1547006324238 fala um pouquinho disso em linhs bem gerais…

Se possível eu Recomendaria vc agrupar a lógica de soma junto com o SELECT em si – normalmente isso se faz com a função SUM se vc estiver agrupando com GROUP BY , OU então com funções analíticas, que te permitem somar/calcular totais AO MESMO TEMPO que o SELECT está lendo os dados : https://asktom.oracle.com/pls/asktom/f%3Fp%3D100:11:0::::P11_QUESTION_ID:1793764100346222947 tem um exemplo, veja que a coluna RT é a soma contínua, do que tinha antes com o salário recém-lido no registro sendo processado, eu ** IMAGINO ** que é algo mais ou menos assim que vc quer…

[]s

Chiappa

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress