Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 1 mês atrás por Avatar de leo_jfleo_jf.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Participante

Boa Tarde prezados,
      tenho um aplicativo c# que lê um spring e caso retorne OK faz um update na base.
      Entretanto entre uns 1000 registros 2 não foram commitados e não sei o por que.
      Solicitei a equipe dba um log de erro (timeout do banco ou algo do genero), mas incrivelmente não souberam me retornar e dizer o que houve.
      Haveria alguma maneira de eu ter esse retorno de erro no meu update. Como saber se o commit realmente foi executado.
      Outra dúvida: Um analista aqui disse que é possivel, no oracle, “simular” um post (ou seja um update sem commitar no banco) através de alguma package do oracle.
      Alguém sabe se isso existe, pois não lembro de ter ouvido falar.

qq ajuda é bem vinda!
      forte abraços a todos

Participante

Oi Leo

Se existe essa package eu não sei, mas você tem algumas formas de lidar com esse problema.

Eu acredito que esses registros não foram atualizados porque o filtro deles (where) provavelmente não deve ter atendido a nenhuma linha.

Voce pode colocar essa lista em um bloco pl/sql e utilizar uma exception para indicar os casos que não sofreram commit ou uma trigger.

Acho mais provável teu problema ser lógico mesmo, mas se estiver convencido que o problema não é esse, um commit no final de todas as inserções na mesma sessão vai matar esse problema.

Abs

Participante

Solicitei a equipe dba um log de erro (timeout do banco ou algo do genero), mas incrivelmente não souberam me retornar e dizer o que houve

Todo o controle de timeout, transação, código de erro em instruções SQL, número registros inseridos/atualizados é de responsabilidade da aplicação. Essas informações não são “logadas” no alert.log do rdbms.

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
          Participante

leo_jf,

Acho que a forma mais fácil de vc identificar este problema é pedir para o DBA habilitar uma auditoria FGA para a instrução UPDATE que está sendo executada. Deste modo vcs conseguirão saber qdo ela foi executada (com erro ou sucesso). Se vc avisar logo o DBA, ele tbém poderá fazer uma consulta para extrair todas as instruções SQL que foram executadas, da SGA. Se a instrução ainda estiver na SGA, vcs saberão qtas linhas ela afetou! Se ali mostrar 998 linhas e vc estava esperando afetar 1000 linhas, o erro está na aplicação!!!!

Obs.: No meu blog compartilho alguns scripts que vcs podem consultar instruções sql na SGA: http://www.fabioprado.net/2010/09/scripts-sessoes.html

[]s

Fábio Prado
            http://www.fabioprado.net

Participante

Fabio,

Muito obrigado pela dica.
              Foi muito util sua ajuda.

A todos agradeço a pronta ajuda.

Tenham um bom final de semana.

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress