Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 18 anos, 1 mês atrás por chduarte.
Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Anônimo

Senhores,

Trabalho com DW e estou fazendo um curso de DBA Oracle. No curso o professor comentou que a blocagem ideal no caso de um DW seria 32K, o que para mim faz sentido visto que a leitura é o fator principal para um DW. No entanto, a instância Oracle do nosso banco além de ter sido instalada como “General Purpose”, possui blocagem de 8K. Questionei o nosso DBA e ele disse que não há diferença de desempenho considerável entre a blocagem de 8K e a de 32K. Achei estranho pq se consigo em um único acesso trazer 4 vezes mais informações para a memória, então, me parece que o fator de bloco de 32K deveria gerar uma diferença perceptível em termos de desempenho. Alguém poderia me dar uma idéia de qual deles está com a razão?

Muito obrigado pela ajuda.

Marcio68Almeida
      Participante

O seu professor, a meu ver, está com a razão.
        Para ambientes com leitura de grandes massas de dados, uma blocagem maior faz muita diferença.
        Para aplicações como por exemplo faturamento, cadastro de clientes, estoque, etc, uma blocagem pequena também faz diferença…
        Acho que seu DBA está com preguiça de refazer a instalação do banco…

chduarte
        Participante

Ola. Na verdade o tamanho do bloco realmente faz diferenca. Se vc tem um bloco grande, cada vez que o banco faz a leitura ele ira armazenar uma quantidade diferente no cache. O parametro db_file_multiblock_read_count ira falar o quanto ele ira ler em memoria. Se este parametro for 8 e o bloco 8k entao ele ira ler de uma vez 64K. Se for 32K o seu bloco, ira ler 256K de uma vez. Aumentando para 32 este parametro em um DW, e um block de 32, ele ira ler 1024!!! Ve a diferenca?
          é claro que nao é bem assim, existem outros fatores de como estao os dados no seu tablespace. Pode ser que esta conta nao bata se estiver fragmentado. Existem maneiras sofisiticadas de ver o quanto o banco esta lendo de uma so vez.
          Grande []

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
        • Você deve fazer login para responder a este tópico.
        plugins premium WordPress