Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 6 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108659
    Avatar de AndréAndré
    Participante

      Bom dia,

      Alguém já criou uma base de homologação na Amazon? Vi que existem algumas máquinas gratuitas por 12 meses, é limitado porém é o suficiente para quem precisar homologar versões do oracle. e qual versão escolher?

      #108660
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Tudo jóia ? Então, a primeira coisa que se deve definir é exatamente O QUE signfifica pra vc Homologação : via de regra, por HOMOLOGAÇÂO se entende um banco de dados Oracle o mais idêntico possível à produção, com dados reais e em volume real, sendo acessado por uma quantidade de usuários simultâneos muito similar se não Idêntica ao que se espera ter em Produção …. Com Absoluta CERTEZA, uma Homologação propriamente dita vc *** não consegue *** encaixar nos níveis Gratuitos do Amazon, veja em https://aws.amazon.com/pt/free/ que a opção mais direcionada pro cenário de banco de dados (o Amazon RDS) te limita a 20 Gb ** no total ** de armazenamento, te dá apenas 10.000.000 de I/Os (parece muito mas Não é Não, pois aí estão contados ** TODOS ** os I/Os que vc fizer – tenha uns pocuos full-table-scans numas tabelas de centenas de milhares de registros e em semanas vc chega nisso )…..

        Já se por “HOMOLOGAÇÂO” na verdade vc se refere a fazer uma POC (Proof Of Concept, uma Prova de Conceito) – ie, um banco com poucas centenas de linhas como dados, sendo acessado por uma Aplicação que não é a versão full e completa do Sistema, só pra demonstrar que tudo tá funcionando, E que vai existir por pouco tempo – , aí sim vc se encaixaria nas restrições do Amazon free, mas imho nesse caso vc **** NÂO NECESSARIAMENTE PRECISA DELE **** : a Oracle desde sempre deixou e deixa vc baixar em http://technet.oracle.com a versão ** full **, completa, dos seus produtos TODOS inclusive o gerenciador de banco de dados, E vc pode usar livremente, de grátis e pelo tempo que quiser, essa versão que vc baixou ENQUANTO o uso for para POCs – assim sendo, a minha Recomendação é que vc baixe o software Oracle e instale ele num desktop qualquer/servidorzinho qualquer que vc tenha aí, ou num laptop que seja, EVITANDO as dores de se usar Cloud, como instabilidades quando a internet fica lenta, falta de acesso ao usuário Administrador tanto do database quanto do Sistema Operacional (isso varia mas muitas vezes via de regra em cloud vc vai receber um usuário NÃO-ADMINISTRADOR do database e do Sistema Operacional)…. NADA DISSO existe se teu ambiente de POC tá criado numa maquininha sua, que aí NÂO TEM internet envolvida, vc Necessariamente tem acesso completo à máquina E ao database que vc criou…… OKDOC ??

        As suas respostas então são :

        a) a minha recomendação é que vc crie localmente, mas se vc estiver ** MESMO ** numa situação de pobreza extrema onde não haja ** NENHUMA ** máquina disponível pra ser seu ambiente POC, iirc é só se cadastrar no link que eu te passei, clickando na opção Amazon RDS….

        b) vc Não Terá nenhuma “versão” a escolher, nem nenhuma “configuração” a fazer, já que ao que entendo no Amazon RDS free vc só recebe o que recebe, NÃO TEM COMO vc escolher nada : vc vai receber a versão de Oracle que eles quiserem te dar e sem muita opção de configuração afaik

        []s

        Chiappa
        

        OBS : se vc optar por criar teu ambiente de POC localmente, seja qual for a versão de RDBMS Oracle que vc vá usar (no technet hoje a Oracle disponibiliza 11gR2 Express, 12cR1 e 12cR2), as exigências de hardware e software são espartanas : 4 Gb de RAM (mas muito melhor se forem 8 Gb, como eu tenho no notebook que estou usando agora), algumas centenas de GBs livres no HD da máquina, e Sistema Operacional Linux, Windows ou Solaris em versão relativamente recente, nada de mais…. Notar que a versão mais recente do RDBMS (12c, tanto no release 1 quanto no release 2) acompanhando o que vemos cada vez mais no mercado já não dá mais Suporte a processadores e Sistemas Operacionais de 32-bits, se vc tiver algum hardware ultra-ultrapassado que ainda seja 32 bits vc vai ter que optar por 11g creio…

      Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
      • Você deve fazer login para responder a este tópico.
      plugins premium WordPress