- This topic has 28 replies, 3 voices, and was last updated 9 years, 11 months ago by DBA_LUCAS.
-
AuthorPosts
-
27 de novembro de 2014 at 4:32 pm #107157DBA_LUCASParticipant
Bom dia Amigos !
Seguinte, aqui na minha empresa hoje temos alguns bancos de dados de clientes hospedados e trabalhamos apenas com o backup full 1x por dia, portanto, se der algum erro durante o dia quero arrumar uma forma para não perder os dados que foram trafegados após o backup full, alguém pode me sugerir a melhor forma ? eu pensei no archivelog mas nunca trabalhei com ele, alguém pode me dar uma ajuda ?
att,
Lucas
27 de novembro de 2014 at 5:08 pm #107159rmanParticipant@DBA_LUCAS
Aqui eu trabalho com backup database FULL + backup archivelog. A retenção do backup é gerenciado por ferramenta externa. O backup do archivelog é executado a cada 30 minutos, ao efetuar o backup do archivelog o mesmo é removido da área de archivelog, outro detalhe importante, a rotina de backup de archivelog não deve rodar durante o backup database FULL, pois já faço o backup de archivelog junto do processo de backup do database FULL, além disso também faço o backup de SPFILE e CONTROLFILE.
Backup database:
RUN {
CROSSCHECK BACKUP;
DELETE NOPROMPT EXPIRED BACKUP;
CROSSCHECK ARCHIVELOG ALL;
DELETE NOPROMPT EXPIRED ARCHIVELOG ALL;
BACKUP FULL DATABASE FORMAT 'database_full_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'DATABASE_FULL' PLUS ARCHIVELOG FORMAT 'database_full_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'DATABASE_FULL';
BACKUP SPFILE FORMAT 'spfile_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'SPFILE';
BACKUP CURRENT CONTROLFILE FORMAT 'controlfile_%d_%s_%T_%U.bkp' TAG 'CONTROLFILE';
}
Backup archivelog:
RUN {
BACKUP ARCHIVELOG ALL DELETE ALL INPUT FORMAT 'archive_log_%d_%s_%h_%e_%T_%U.bkp' TAG 'ARCHIVE_LOG';
}
1 de dezembro de 2014 at 3:55 pm #107163DBA_LUCASParticipantBom dia Rman !
Não entendi este script, onde eu aplico ele ? Pelo sqlplus ? Onde ele será gerado ? será automático ?
1 de dezembro de 2014 at 4:59 pm #107164rmanParticipant@DBA_LUCAS
Esses são arquivos de script RMAN. Salve eles como backupDatabase.rman e backupArchivelog.rman e execute via terminal pelo RMAN. Pode ser agendado na crontab.
Se tiver configurado a FRA o backup será gerado nela. Se quiser modificar o local de backup especifique o path completo no parametro FORMAT dos comandos.
3 de dezembro de 2014 at 4:18 pm #107166DBA_LUCASParticipantBOm dia Rman !
Seguinte eu nunca usei o rman, poderia me esclarecer algumas duvidas:
Eu criei um ambiente para aprender sobre e fazer todos os testes necessários, tenho dois servidores com o oracle 12c instalado, No servidor A tenho uma base no banco de dados chamada TESTEA, quero gerar o backup dos archivelogs no diretorio ‘/backup’ e depois irei envia-los para o servidor B e importar os archivelogs na base de dados TESTEB , teria como me da uma direção de o que fazer neste caso ?
3 de dezembro de 2014 at 5:52 pm #107168Jhonata LamimParticipantBom dia,
Se você quer replicar os archives em outro servidor você está falando de um ambiente standby e não mais de backup.Você quer apenas fazer o backup dos archives ou quer replica-los em outro servidor?
3 de dezembro de 2014 at 7:33 pm #107169DBA_LUCASParticipantEu tenho dois servidores com bases identificas , Um servidor a base estara em uso gerando o archivelog e no outro a base vai estar parada e irei atualizando ela com os archives para ela ficar identica para no caso de um servidor parar eu poder subir o outro entendeu ?
3 de dezembro de 2014 at 7:40 pm #107170Jhonata LamimParticipantPara atender esse cenário você precisa criar um standby. Se tiver a versão enterprise você pode usar Data Guard (https://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14239/concepts.htm#g1049956) se não pode usar um manual standby (gerenciado por scripts http://www.databasejournal.com/features/oracle/article.php/3682421/Manual-Standby-Database-under-Oracle-Standard-Edition.htm).
3 de dezembro de 2014 at 7:59 pm #107171DBA_LUCASParticipantMas não da apenas para eu gerar os archivelogs no servidor “producao” , copia-los para o servidor reserva e importa-los não ? Tenho as mesmas estruturas de HW e SW e a mesma estrutura de base de dados. A parte de copiar eu faço manualmente mesmo sem problema. Na verdade não sei o que será mais facil, nunca trabalhei com archivelogs nem com rman.
3 de dezembro de 2014 at 8:30 pm #107172Jhonata LamimParticipantNão da. Para isso você precisa criar um standby database.
3 de dezembro de 2014 at 8:31 pm #107173DBA_LUCASParticipantMas não da apenas para eu gerar os archivelogs no servidor “producao” , copia-los para o servidor reserva e importa-los não ? Tenho as mesmas estruturas de HW e SW e a mesma estrutura de base de dados. A parte de copiar eu faço manualmente mesmo sem problema. Na verdade não sei o que será mais facil, nunca trabalhei com archivelogs nem com rman.
3 de dezembro de 2014 at 9:11 pm #107175Jhonata LamimParticipantA unica alternativa seria duplicar a base e realizar o recover na mão. Mas seria mais facil e menos custoso você criar um standby.
3 de dezembro de 2014 at 9:22 pm #107176DBA_LUCASParticipantIsso a idéia é essa, porque olha só igual eu te falei tenho 2 servidores, A e B ambos idênticos , a base de dados é a mesma( mesmas tabelas,mesmos registros) é uma cópia da base “produção” do servidor A no servidor B, ai minha idéia é deixar o servidor A operando e gerando os archivelogs e o servidor B parado, ai manualmente 2 vezes por semana iria subir os archivelogs do servidor A no servidor B para mante-lo mais atual ou até mesmo se um dia o servidor A der problema e perder o banco de dados eu iria pegar todos os archivelogs gerados no servidor A subir eles no servidor B e apontar todos para o servidor B , assim todos continuariam trabalhando e não perderia nenhum dado.
Conseguiu entender meu objetivo ? Porque futuramente quero aplicar isso no servidor de host onde fica hospedados os clientes. qual a melhor maneira para a solução do meu problema ?
3 de dezembro de 2014 at 9:52 pm #107177Jhonata LamimParticipantEntendi sim o que você quer fazer… Porém volta a insistir que o melhor cenário é a criação de um standby.
3 de dezembro de 2014 at 9:57 pm #107178DBA_LUCASParticipantentendi , me fala um pouco deste standby so para eu entender ele , outra coisa, estou tendo dificuldades para faze-lo no 12c pelo fato de ter estancia e conteiners dentro da instancia, sabe me falar se o modo de fazer é diferente ?
-
AuthorPosts
- You must be logged in to reply to this topic.