Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 3 meses atrás por Avatar de Douglas Paiva de SousaDouglas Paiva de Sousa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Participante

Prezados senhores,

Eu buscando uma maneira de associar o ip da maquina ao usuário do oracle de modo que, o usuário só possa conectar ao banco atráves de sua estação e somente determinadas estações possam acessar ao banco. Para isto eu tive o conhecimento de editar o arquivo SQLNET.ORA e listar os IP’s que poderão ou não ter acesso ao banco mas, além disto preciso associar o IP ao usuário. Estou utilizando o Oracle 10g.

Grato

Leon

Participante

@Leon

É possível fazer um controle via trigger para restringir usuário e IP.

Segue um artigo:

http://xanpires.wordpress.com/2012/03/04/triggers-de-logon-no-oracle/

Avatar de Fábio PradoFábio Prado
        Participante

Leon,

Triggers de logon (sugeridas pelo @rman) são perfeitas p/ atender a sua necessidade. Só tome um cuidado, elas não funcionam para o usuário SYS (nem deveriam). De qq forma acho que isso não é um problema, pois somente quem administra o BD é quem deve ter a senha deste usuário, ok?

[]s

Avatar de Douglas Paiva de SousaDouglas Paiva de Sousa
          Participante

Acredito que a sugestão do Fabio Prado seja a mais ideal, eu particularmente trabalho com esse cenário, tenho uma trigger de logon que checa o IP e o hostname (que estão em uma white list) para definir se determinada maquina pode ou não conectar-se ao DB.
            Se quiser me manda um email que te passo o fonte (se postar aqui vai ficar muito grande rsrsrs)

Att,
            Douglas Paiva de Sousa
            http://www.oradata.com.br
            douglas.paiva@oradata.com.br

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress