Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos, 2 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #109304
    Avatar de sergiomsosergiomso
    Participante

      Pessoal

      Boa tarde

      Queria uma ajuda de vocês. Empresa que eu trabalho possui um RAC de dois nós somente em producão. Não tem rac de homologaçao e nem RAC desenvolvimento, só produção.
      A versão é 11.2.0.4 tanto para o GRID como para ORACLE. queria aplicar o ultimo PSU.
      Qual é o procedimento correto?

      Aplica no GRID primeiro e depois no ORACLE de cada nó?
      Outra coisa a versão do GRID não pode ser menor do que ORACLE?
      Posso aplicar somente o ultimo PSU no ORACLE e não precisa aplicar no GRID?

      Muito obrigado Galera pela ajuda.

      #109306
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Primeira coisa : se vc não tem um RAC de testes/estudos seu, PLEASE CRIE UM : já, agora, pra ontem…. Não se entende um ambiente PROD que não tenha um equivalente onde vc possa fazer seus testes, inclusive pra ver se o PATCH não tem efeitos colaterais, né não ??? Infelizmente, software é assim, por mais cuidados que se tenha às vezes quando vc corrige um bug aqui causa um outro ali… IDEALMENTE vc teria duas maquininhas físicas que vc ligaria em rede com um switch baratinho dedicado, mas se nem isso te derem avalie pelo menos ter um RAC em máquinas virtuais, https://oracle-base.com/articles/11g/oracle-db-11gr2-rac-installation-on-oel5-using-virtualbox exemplifica com virtualbox….

        Agora a sua respostas, separadas para cada pergunta :

        “Outra coisa a versão do GRID não pode ser menor do que ORACLE?”

        A versão nos softwares Oracle normalmente é composta por 5 grupos de números – por exemplo, se tua versão full é 11.2.0.4.0, isso implica que :

        => 1º Grupo, Oracle Database major release number, no exemplo seria 11

        => 2º Grupo, Oracle Database release number : no meu exemplo seria 2 , o que indica Release 2

        => 3º Grupo, server release, para Database normalmente não é usado, no meu exemplo seria 0

        => 4º Grupo, Oracle Database patch release number, é o ‘número do Patchset’, alterado normalmente pelos grandes consujuntos de patches, os patchsets : no meu exemplo seria 4

        => 5º Grupo, Oracle Database platform patch level, normalmente avança a cada conjunto menor de patches (PSU ou CPU) que vc aplica : no meu exemplo seria o 0 final

        Muito bem : a Exigência da Oracle em relação ao Clusterware/software de GRID é que ele tenha OU major release maior que o do database, OU se forem iguais, aí o release number tem que ser o mesmo – ou seja, em tese um Grid/clusterware 11.2.0.3.x poderia sim funcionar com um database 11.2.0.4.n …
        PORÉM, embora em tese os Patchsets e PSUs/CPUs devam trazer bugfixes menores, às vezes Acontece de vir algum fix grande e importante : assim sendo, imho a Recomendação é que o grid/clusterware estiver no mesmo major/release number do database, que o patch release/patch level TAMBÉM seja rigorosamente Idêntico, é uma medida best practice, é uma Boa Prática ….

        “Posso aplicar somente o ultimo PSU no ORACLE e não precisa aplicar no GRID?”

        Como falei : se major e release forem idênticos, em princípio vc PODERIA, mas não é Recomendado, sugiro que vc Não o Faça : ou a versão full do database E do grid/cluestware tão Idênticas ou a do grid/clusterware é maior, essa é a estratégia Recomendada…..

        “Aplica no GRID primeiro e depois no ORACLE de cada nó?”

        Exato, pois assim procedendo a versão full do GRID vai ficar temporariamente maior do que a do database, o que como eu falei acima é OK…

        Sobre o procedimento exato de aplicar : em cada patchset, PSU ou CPU vem junto um arquivo README com as instruções TODAS, que vc deve seguir…

        []s

        Chiappa

        OBS : o Procedimento vc vai ver que não é tão complexo mas NECESSARIAMENTE vc vai fazer um backup FULL e COMPLETO antes, e VAI (please!!!) fazer um teste aplicando os patches no teu ambiente de TESTES, okdoc ??

        #109308
        Avatar de sergiomsosergiomso
        Participante

          CHIAPPA

          Esclareceu muito bem minhas dúvidas.
          Infelizmente a empresa não tem condições de ter um ambiente de teste/homol/dev. Vou ter que me virar nos 30 e instalar + ou – um rac parecedido do que temos emp produção (virtualbox) e simular a aplicaçao do PSU.

          Muito Obrigado

          #109310
          Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
          Moderador

            Ok, se vc não tem cão caça com gato, mas de cá pra nós : se eu for na Santa Ifigênia (o centro de eletrônicos aqui em SP) com 4 ou 5 mil temerosos eu compro um switch de rede mais ou menos, uns metros de cabos de rede cat6 e uns três PCs frankstein meiaboca (que é o que precisa pra montar um ambiente quebra-galho) – empresa que não tem 5 paus pra ter Segurança nas suas operações tá numa Pior, mesmo….
            Mas blz, fico contente de ter esclarecido as suas dúvidas…. Aproveitando, ficaram alguns pontos a mais que eu não citei :

            a. evidentemente, vc Não Vai parar o Cluster TODINHO pra aplicar os patches – idealmente vc desabilita/retira do cluster só um nó (parando os serviços TODOS do clusterware, do ASM e da instância de dados Oracle nesse nó), APLICA O PATCH e depois sobe de novo o nó, aí vai pr próximo nó, um por vez….

            b. não é Obrigatório, mas o ASM usa uma instância Oracle pra armazenamento dos seus metadados : sendo uma instância Oracle, seria de bom-tom que ela TAMBÉM seja patcheada E tenha o mesmo patch level da instância de dados

            c. via de regra o último PSU ou CPU preferencialmente deve ser aplicado num ambiente que já tenha o último PATCHSET aplicado : tenha CERTEZA que tanto o banco quanto o ASM e o clusterware ESTÃO com o último patchset aplicado…

            []s

            Chiappa

          Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
          • Você deve fazer login para responder a este tópico.
          plugins premium WordPress