Pular para o conteúdo
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #92804
    Avatar de PedroTIPedroTI
    Participante

      Ola pessoal, atualmente estou estudando pra certificar-me em Oracle DB.
      Eu estava estudando com umas versões trais do Oracle 7 e 8, mas como eu não estou mais indo no lugar onde esta instalado os DB’s, preciso estudar por mim mesmo. Peguei o 10g Express, otimo, mas preciso mesmo é dos DB’s 7 e 8.

      Mas a questão é : tem alguma versão pra developer, apenas com funções basicas médias ?
      OU algum programa de terminal que emule um DB 7 e 8 version ?

      É apenas para realizar alguma funções, como triggers, XML Handilling, para aperfeiçoar PL/SQL dessas versões.

      Agurado, obrigado.

      #92805
      Avatar de fsitjafsitja
      Participante

        Amigo, desculpe mas estudar para se certificar em versão 8 não faz sentido algum. Até porque tudo o que você faz no Oracle 8i existe no 11g. Na pior das hipóteses já existe uma forma nova e melhorada do recurso antigo (DBMS_OBFUSCATION_TOOLKIT e data type LONG me vêm a mente de imediato). Lembre-se que as versões novas mantêm os recursos antigos por questões de compatibilidade.

        Do ponto de vista individual para sua carreira, vá para a versão mais nova sem arrependimentos…

        #92807
        Avatar de RodrigofsRodrigofs
        Participante

          Olá Pedro, você realmente precisa esutdar as versões 7 ou 8 ?
          Como o fsitja disse, certifique em uma versão mais nova.
          Eu acho que você deve estudar uma versão mais atualiza como 9i o 10g.
          Pois hoje em dia, a maioria das empresas usam essas versões. Mas é claro que um conhecimento nas versões mais antigas é muito importante para o DBA visto que as versões mais atualizadas tendem a automatizar muitos processos, ocultando alguns conceitos.