Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 7 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos atrás por Avatar photoRegis Araujo.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    rman
    Participante

Olá,

Atualmente trabalho com ext3 como tipo de partição e um storage de HP. Estou estudando ASM, e li que é possível adicionar mais espaço ao ASM sem parar o banco, até onde isso é verdade ? Conversando com um Administrador de Redes, ele disse que para fazer o SO enxergar esse novo espaço é necessário reiniciar o SO, logo o bancou parou. 😯

O que vocês me dizem ?

Participante

Fala Rman.. bom dia..!

Cara… então.. eu trabalho com ASM.. e faço a adição de discos ao Disk Group sem precisar parar o banco.. Pois os Storages são HOT-SWAP, basta adicionar mais um disco no Storage e apresetar este disco para o SO e a adição ao ASM é muito simples e pratica.. Mas isto faço com o Linux.. sinceramente nunca trabalhei com ASM no Windows..

Pois imagina qual a finalidade de vc ter um servidor + Storage que sempre que há uma necessidade de adicionar mais gavetas ao Storage vc precise parar tudo.. isto é inadimissivel.. muitas empresas são 24×7 e não podem ter uma parada apenas para o SO reconhecer um disco no Storage…

Agora teria sim q parar a máquina se não houver Storage.. se for disco interno ai não tem jeito…!!

Abraços…!

rman
        Participante

@Thunder_Catz

Mas me diz uma coisa, como você faz para apresentar o disco novo para o SO sem reiniciar ? Essa parte que o Administrador de Rede disse que é necessário reiniciar…

Qual distribuição Linux você usa ?

Participante

@rman

Então.. O procedimento correto eu não sei.. pois é o CPD q faz isto.. apenas sei que quando precisa adicionar mais disco, eles compram os discos e adicionam ao storage..

O Linux é o OEL5.5

Abraços..!

rman
            Participante

@Thunder_Catz

E na seguinte situação, tem espaço no storage e a sua tablespace está lotada, como você procede ? Solicita mais espaço pro CPD pra maquina do Oracle, e depois ? Quando começa o seu trabalho ?

Realmente aqui também é só conectar no disco que a storage reconhece, é o HOT-SWAP. Quando você inicia o seu trabalho, a partição já está reconhecida pelo SO ?

Participante

Fala Rman..

Então.. tendo espaço no storage.. e os discos aparecendo no /dev eu apenas vou no asmcmd adiciono o disco ao ASM com o comando createdisk /dev/sd01 DISCOXX.
                E depois ir no ASM e adiconar este DISCOXX ao Disk Group.. Após isto aguardo o rebalance dos dados e adiciono mais datafiles ao banco..

Abraços..!

rman
                Participante

@Thunder_Catz

Você trabalha com o disco como raw device ?

Participante

@Rman..

Bom dia..

Desculpa a demora em responder..

Sim.. trabalho com os discos em Raw Device…!!

Abraços..!

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
                  • Você deve fazer login para responder a este tópico.
                  plugins premium WordPress