- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 11 meses atrás por TiLeonardo.
-
AutorPosts
-
30 de novembro de 2010 às 10:36 pm #97089TiLeonardoParticipante
Olá a todos!
Sou iniciante em programação e também com Oracle.
Estou tentando conectar o Visual Studio 2010 ao Oracle 10g Express através de um assistente de conexão. Consegui facilmente conectar a outros bancos como Access e SQL Server, mas com o Oracle não conectar de jeito nenhum. Se eu utilizar o ambiente do Oracle (no navegador IE ou Google Chrome) consigo acessar o banco tranquilamente.Segue abaixo o caminho usado no assistente do Visual Studio:
– Visual Studio 2010;
– Dados;
– Adicionar nova fonte de dados;
– Banco de dados;
– Conjunto de dados;
– Nova conexão;
– Banco de dados Oracle (Nesta parte tem vários tipos de conexões: ODBC, SQL Server, etc… Escolhi a Banco de dados Oracle. Também tem as opções: Provedor de dados .NET Framework para Oracle ou Provedor de dados .NET Framework para OLE DB. Escolhi a primeira opção “Oracle”)
– Então o assistente pede:
– Nome do Servidor:
– Usuário:
– Senha:
Preenchi os campos
– Nome do Servidor: LeonardoNote
– Usuário: usuario1
– Senha: 1234E ao clicar em testar conexão dá o erro: ORA-12154 :TNS:não foi possivel resolver o identificador de conexão identificado.
No campo Nome do Servidor já tentei de tudo: localhost, o ip da minha máquina, etc… e nada deu certo. Inclusive deu alguns erros diferentes como: ORA-06413: conexão não aberta.
Já não sei o que fazer. Pesquisei em todo o fórum e não encontrei solução. Tentei dar uma olhada nos arquivos listener.ora, sqlnet.ora, tnsnames.ora mas não sei se estão corretos, acho que estão, mas nos tópicos que encontrei todos dizem: verifique se as configurações nos arquivos estão corretas… aí eu pergunto: quai são as configurações corretas. Até onde pude verificar acredito que estão corretas sim.
Ambiente:
Windows 7 Professional;
Visual Studio 2010;