Pular para o conteúdo
  • Este tópico contém 4 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 7 anos, 11 meses atrás por Avatar photoJosé Laurindo Chiappa.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #108441
    Avatar de Edgar Rombesso RisolaEdgar Rombesso Risola
    Participante

      Tenho dois ambientes 10g e através da ferramenta RED-Gate Data Compare estou efetuando verificações dos schemas.
      Ocorre que em 1 servidor eu acesso com o o usuário sys com acesso sysdba e funciona normalmente.
      No outro servidor tento da mesma maneira e não funciona….o usuário sys só acessa de modo normal.
      Também reparei que no servidor que o acesso funciona existem duas instancias….em uma funciona normalmente o acesso remoto como sysdba e na outra instancia não…
      O que poderia ser?

      #108445
      Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
      Moderador

        Provavelmente o parâmetro que controla login DBA remoto (REMOTE_LOGIN_PASSWORDFILE , a Documentação explica e https://fshaikh.wordpress.com/2010/03/18/enable-remote-sysdba-login/ tem um exemplinho) não está setado para permitir acesso SYSDBA remoto…

        []s

        Chiappa

        OBS :

        Notar, porém, que *** DIFICILMENTE *** vc deve/precisa usar SYSDBA para QUALQUER operação que não seja Upgrade, Aplicação de Patch e startup/shutdown de um database : se vc está rodando um software que compara tabelas, LOGICAMENTE um usuário que tenha privilégio de SELECT ANY TABLE e de consulta completa ao Dicionário de dados (pra poder consultar DBA_TABLES, DBA_USERS, etc) via de regra é MAIS que suficiente…. Sei que tem umas ferramentas safadas por aí que exigem acesso ao SYS mas isso não é uma opção a se usar por default, pois o SYS é o super-poderoso, é o DONO de tudo que é interno no banco, usar o SYS para qualquer operação rotineira é PERIGOSO, impõe questões de segurança sérias, não é o Recomendado…

        #108446
        Avatar de Edgar Rombesso RisolaEdgar Rombesso Risola
        Participante

          é que estou fazendo comparação de schemas e alguns o acesso é somente via sysdba…

          #108447
          Avatar de Edgar Rombesso RisolaEdgar Rombesso Risola
          Participante

            Vwl jlchiappa!!!!
            Consegui configurar com o procedimento que me passou…funcionou direitinho…tks!!!

            #108449
            Avatar photoJosé Laurindo Chiappa
            Moderador

              Ok, fico contente que resolveu mas eu ** DISCORDO ** tecnicamente que comparação entre schemas e entre tabelas só possa ser feita pelo SYSDBA : imho, qualquer usuário que tenha recebido SELECT ANY TABLE e também acesso ao dicionário (normalmente via grant select any dictionary to xxx; e grant select_catalog_role to xxx;) VAI ter acesso ás views DBA_TABLES, DBA_USERS, DBA_TAB_COLUMNS e etc BEM COMO á qualquer tabela de qquer usuário, que é o que é preciso imho pra vc comparar estruturas e dados ….
              Acho ** suspeito ** tool que pede acesso todo-poderoso ao SYS, mas enfim, agora tá feito – só recomendo pra próximoa vez que precisar vc Checar a possibilidade de informar pra ferramenta um outro usuário adequadamente privilegiado, E assim que acabar de usar a tal tool *** volte o Parâmetro *** para Proibir acesso remoto – acesso remoto para DBA normalmente é um Risco de segurança…

              []s

              Chiappa

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.
            plugins premium WordPress