Opa, blz ? Então, antes de mais nada pra podermos delimitar, a primeira coisa : de ** qual versão ** do RDBMS Oracle estamos falando (número de versão com 5 dígitos), e em Qual Edition ?? Não dá pra dizer só pela indicação que vc usa dbconsole, só dá pra dizer que com certeza é alguma sem suporte provavelmente, pois IIRC foi só nas versões finais do 11gR2 que a versão local do OEM passou a ser o DBCONTROL em substituição ao dbconsole… E QUAIS patchsets vc aplicou ? Qual é seu Sistema Operacional ?
Essas perguntas acima vão servir para que vc posssa confirmar quais dos ** diversos ** possíveis bugs que podem causar falha de comunicação entre o oem e o agent, dá uma pesquisada no Oracle Support por AGENT UNREACHABLE que vc vai achar diversos….
Ao mesmo tempo que vc está pesquisando por possíveis bugs, recomendo que :
=> se até há pouco tudo funcionava ok, CONFIRME se ninguém alterou timezone, IP ou hostname nesse servidor, OU se não se ativou nenhum tipo de Firewall nele ou na Rede
=> confira se nessa tela de status do agent, as linhas que se referem à espaço em disco tão reportando alta percentagem de uso, e/ou a data de último upload ou do último heartbeat tá muito antiga, ou coisa assim
Se nada disso mostrou alguma config/situação claramente errônea, tenta limpar o status corrente e mandar um upload pra ver se o agent chega no dbconsole (no oem full / grid control 11g há algum tempo atrás num cliente o pessoal tava com um bug insistente que só foi corrigido no OEM 12c, então fazíamos isso pra bypassar) :
a) peça um restart (ie, baixa e sobe) o dbconsole, depois baixa e sobe o Agent
b) pede um emctl status agent, um emctl clearstate agent (pra limpar o status corrente), um emctl upload agent (pra tentar fazer upload de coletas pro oem)
c) pede um novo emctl status agent e compara as estatísticas de heartbeat/upload, e consulta o dbconsole
===>>>> SE o procedimento de bypass fez o oem reconhecer que o agent tá up é quase certo que vc tem bugs aí a serem corrigidos junto com o Suporte Oracle…
[]s
Chiappa