Curso GRÁTIS de CA utilizando OpenSSL TLS/SSL e HTTPS | CURSO GRATUITO
O canal Bora para Prática!!! está disponibilizando GRATUITAMENTE o curso Curso GRÁTIS de CA utilizando OpenSSL TLS/SSL e HTTPS.
Abaixo a descrição do curso
Esse curso tem como objetivo demonstrar a instalação e configuração da CA (Certificate Authority Trust) Autoridade Certificadora Confiável e fazer a criação dos Certificados Assinados CSR (Certificate Signing Request) Pedido de Assinatura de Certificado e CRT (Certificate Request Trust) Certificado Assinado Confiável utilizando o GNU/Linux Ubuntu Server 22.04.x LTS (Jammy Jellyfish).
Ubuntu: é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. Esta distribuição Linux é desenvolvida pela Canonical Ltd. OpenSSL é uma implementação de código aberto dos protocolos SSL e TLS. A biblioteca (escrita na linguagem C) implementa as funções básicas de criptografia e disponibiliza várias funções utilitárias. Também estão disponíveis wrappers que permitem o uso desta biblioteca em várias outras linguagens. O OpenSSL está disponível para a maioria dos sistemas do tipo Unix, incluindo Linux, Mac OS X, as quatro versões do BSD de código aberto e também para o Microsoft Windows.
O OpenSSL é baseado no SSLeay de Eric Young e Tim Hudson. O OpenSSL é utilizado para gerar certificados de autenticação de serviços/protocolos em servidores (servers).
O Transport Layer Security (TLS), assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL), é um protocolo de segurança projetado para fornecer segurança nas comunicações sobre uma rede de computadores. Várias versões do protocolo encontram amplo uso em aplicativos como navegação na web, email, mensagens instantâneas e voz sobre IP (VoIP). Os sites podem usar o TLS para proteger todas as comunicações entre seus servidores e navegadores web.
A autoridade de certificação (CA), também conhecido como um Autoridade de Certificação, é uma empresa ou organização que atua para validar as identidades de entidades (como sites, endereços de email, empresas ou pessoas físicas) e vinculá-las a chaves criptográficas através da emissão de documentos eletrônicos conhecidos como certificados digitais.
Esta foi uma dica do Samuel Samir