Automatize a infraestrutura AWS com Ansible | LIVRO GRATUITO
A Swathi Punreddy está disponibilizando no seu perfil o e-book Ansible for AWS do autor Yan Kurniawan.
Desde que o projeto CFEngine de Mark Burgess começou em 1993, as ferramentas de gerenciamento de configuração
vêm revolucionando as operações de TI. Seguido pelo surgimento do Puppet e do Chef, que mais tarde ganharem mais popularidade, agora existem muitas opções disponíveis para fazer automação de TI. A nova geração de ferramentas de gerenciamento de configuração pode construir servidores em segundos e automatizar todo a sua a infraestrutura.
Ansible, lançado pela primeira vez em 2012, é uma das ferramentas mais recentes no espaço de automação de TI. Enquanto outras ferramentas como Puppet e Chef focados em integridade e configurabilidade, Ansible é focado em simplicidade e baixa curva de aprendizado, sem sacrificar a segurança e a confiabilidade.
A Amazon Web Services (AWS) começou a oferecer serviços de infraestrutura de TI para empresas em 2006, no
forma de serviços web – agora comumente conhecida como computação em nuvem. Um dos principais benefícios da nuvem a computação é a oportunidade de substituir despesas iniciais de infraestrutura de capital por baixas taxas variáveis de custos que aumentam com o seu negócio. Com a nuvem, as empresas não precisam mais planejar e adquirir
servidores e outras infraestruturas de TI com semanas ou meses de antecedência. Em vez disso, eles podem girar instantaneamente centenas ou milhares de servidores em minutos e entregar resultados com mais rapidez.
Este livro mostrará como usar os módulos de nuvem do Ansible para provisionar e gerenciar facilmente a AWS
recursos, incluindo EC2, VPC, RDS, S3, ELB, Auto Scaling, IAM e Route 53. Este livro leva você além do básico do Ansible, mostrando exemplos reais de automação de infraestrutura da AWS e gerenciamento usando Ansible, com etapas detalhadas, códigos completos e capturas de tela da AWS console.
Os projetos de exemplo ajudarão você a compreender os conceitos rapidamente. De um único site WordPress a um
Site WordPress altamente disponível e escalável, Ansible irá ajudá-lo a automatizar todas as tarefas.
Essa foi uma dica do Jurandir Seneva