Pular para o conteúdo

Regressão Linear em PL/SQL Oracle: Análise de Tendências e Previsões

Regressão Linear em PL/SQL Oracle

Introdução

A regressão linear é uma abordagem estatística que permite modelar e analisar as relações entre variáveis. Na área de banco de dados, pode-se aplicar regressão linear para previsão, análise de tendências ou identificação de relações entre colunas.

O Oracle Database inclui pacotes PL/SQL que podem ser usados para análise estatística, e aqui, focaremos na regressão linear usando o pacote DBMS_STAT_FUNCS.

Exemplo Prático

Suponhamos que temos uma tabela chamada VENDAS com colunas ANO e VALOR, representando as vendas anuais de um produto.

CREATE TABLE VENDAS (
  ANO NUMBER PRIMARY KEY,
  VALOR NUMBER
);

Insira alguns dados:

INSERT INTO VENDAS VALUES (2020, 1000);
INSERT INTO VENDAS VALUES (2021, 1100);
INSERT INTO VENDAS VALUES (2022, 1150);

Para calcular a regressão linear, você pode usar a função REGR_SLOPE para obter o coeficiente angular e a função REGR_INTERCEPT para o coeficiente linear da regressão.

SELECT
  REGR_SLOPE(VALOR, ANO) AS slope,
  REGR_INTERCEPT(VALOR, ANO) AS intercept
FROM
  VENDAS;

Resultado

SLOPE    INTERCEPT 
------     ------------------
 75         -150491.666666

Os valores retornados indicarão a relação linear entre ANO e VALOR. Se o valor de slope for positivo, isso indica um aumento no valor à medida que os anos aumentam. O valor de intercept é onde a linha cruza o eixo Y quando o valor do eixo X é 0.

Conclusão

Usar funções estatísticas no Oracle Database com PL/SQL é uma maneira poderosa de analisar dados diretamente na fonte. No exemplo acima, aplicamos uma regressão linear simples para prever tendências de vendas. Com uma compreensão mais profunda dessas funções, as possibilidades de análise são vastas e abrangentes.

Abs

Referências

Giovano Silva

Giovano Silva

Giovano Silva é um profissional com mais de 10 anos de experiência em tecnologias Oracle, com ênfase em PL/SQL. Ele adora escrever sobre soluções para problemas comuns enfrentados por profissionais Oracle em seu dia a dia. Seu objetivo é compartilhar conhecimento, simplificar conceitos complexos e ajudar a comunidade Oracle a crescer coletivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress