Microservices & Apache Kafka | CURSO GRATUITO
A arquitetura de aplicativos está mudando de sistemas corporativos monolíticos para abordagens flexíveis, escaláveis e orientadas a eventos. Bem-vindo à era dos microsserviços.
O que são microsserviços e como eles funcionam?
Os microsserviços separam os sistemas monolíticos em uma coleção de serviços independentes e independentes que facilitam a implantação, o teste e a manutenção.
Prós e contras da arquitetura de microsserviços:
Os microsserviços têm muitos benefícios: são mais rápidos de construir, mais fáceis de manter e evitam os gargalos que acompanham as arquiteturas monolíticas. Mais importante ainda, os microsserviços oferecem um modelo de desenvolvimento flexível e escalável que acompanha os requisitos de negócios modernos.
Esses benefícios não vêm de graça. Como os microsserviços são sistemas distribuídos, eles enfrentam vários desafios não enfrentados por sistemas monolíticos: modos de falha mais complexos levam a uma maior dependência da automação e das práticas de DevOps. Além disso, normalmente são necessários padrões de projeto mais resilientes para que, quando ocorrer uma falha inevitável, ela possa ser gerenciada sem uma interrupção do sistema. Mas a abordagem tradicional para microsserviços – baseada em HTTP e REST – limita as opções disponíveis porque todos os serviços são acoplados em um único tempo de execução síncrono. A adição de fluxos de eventos permite desacoplar diferentes contextos limitados, resultando em uma solução mais escalável com menos modos de falha. Um onde diferentes times podem evoluir e mudar com menos risco de afetar um ao outro. Mas fazer isso bem requer um novo conjunto de ferramentas e infraestrutura, que é o que veremos nesta série de palestras.
Por que Kafka é usado em microsserviços:
Quando se trata de arquitetura de microsserviços orientados a eventos, o Apache Kafka® é de longe a ferramenta mais popular para microsserviços orientados a eventos, seja autogerenciado como uma ferramenta de código aberto ou use o conjunto de recursos mais rico disponível no Confluent. Kafka combina conceitos vistos em sistemas de mensagens tradicionais, infraestrutura de Big Data e bancos de dados tradicionais e o Confluent expande isso com uma plataforma online com melhor escalabilidade, armazenamento infinito e recursos de streaming de eventos, como linhagem de dados, esquemas e segurança avançada.
Em muitos dos negócios nativos digitais mais significativos, você encontrará Kafka e Confluent separando o mundo online, onde os usuários clicam em botões e esperam que as coisas aconteçam, do mundo assíncrono, onde a maioria dos negócios é executada. Fazer essa distinção é a chave para executar grandes arquiteturas de microsserviço com sucesso.
Esta é uma série de três partes que apresenta os principais conceitos, casos de uso e práticas recomendadas para obter sucesso com microsserviços orientados a eventos. Cada sessão é gravada, portanto, se você perdeu uma sessão, terá a chance de assistir sob demanda.
Para iniciar o curso é simples ! Basta CLICAR AQUI e fazer a sua inscrição na página oficial !